Vampiro: A Máscara 5ª Edição

12 de maio deste ano ocorreu a convenção World of Darkness Berlim. Nela, a equipe da White Wolf Game Studios apresentou sua visão sobre o futuro do jogo e, especialmente, como será a quinta edição. Esta nova edição promete beber (sangue) de elementos do Vampiro: O Réquiem e atualizar o sistema Storyteller com elementos de jogos contemporâneos.
Capitaneando a produção do novo Vampiro está Kenneth Hite, um monstro do game design, conhecido por ter trabalhado bastante com GURPS (Horror, Cabal, Infinite Horror, Weird War II), Nephilim, Mago: Cruzada dos Feiticeiros e, principalmente, ser o autor do Rastro de Cthulhu. O cara é especialmente conhecido por sua capacidade de apresentar conteúdos complexos de maneira fácil de compreender e de favorecer o uso de mecânicas que incentivem a manutenção do gênero do jogo.

Kenneth Hite na World of Darkness Berlim.

O que veremos de novo?

No grupo Vampiro: A Máscara Brasil, no Facebook, um usuário postou um link para um vídeo da apresentação do World of Darkness Berlim e um resumo das principais novidades apresentadas:

Ainda não vi algum post semelhante e acho que vale a pena comentar sobre algumas das novidades
sobre o V5 que foi divulgado recentemente no World of Darkness Berlin.
Novidades:
• Metaplot: Vão usar o Beckett’s Jyhad Diary como o metaplot “guia” para o V5. Pra o metaplot não ficar algo com
inumeras pontas soltas em diversos livros, eles resolveram condensar tudo no Beckett’s Jyhad Diary, agora é um único
livro de pontas soltas. Eles ainda comentam que como o metaplot não é nada “definitivo”
(Nos livros que falam sobre o metaplot de vampire nada é definitivamente verdade ou mentira, as coisas são contadas/coletadas através das lentes de um narrador e as coisas podem ser verdade ou não) eles ainda tem bastante liberdade pra mexer, mas, querem que agora as mudanças que antes eram protagonisadas pelos personagens das novels agora sejam protagonisadas pelos jogadores.
• A Camarilla: Foi comentado uma mudança drastica na velha e estável torre de marfim,
como uma forma de defesa contra o Sabbat e outros eventos recentes. A Camarilla exilou
os anarquistas da seita deixando eles “livres” nas ruas restritos somente a tradição da
máscara. Agora a Camarilla é uma seita secreta que para entrar você precisa ser selecionado
atravéz de um “bom comportamento” como um anarquista.
• Second Inquisition: É novidade mas não é bem uma surpresa, já estava na hora dos mortais reagirem.
A diferença dessa inquisição comparado a anterior é que agora ela não é uma atitude exclusivamente religiosa,
algumas organizações governamentais estão participando.
• Sistema: Prometeram mais do que mostraram, mas básicamente.. Continuamos com as bolinhas nas fichas, continuamos
com os d10 e dicepools, foi comentado que estão tentanto fazer um sistema de “1 roll resolution” pra simplificar o
sistema em si e diminuir o numero de rolagens durante o jogo para que sobre mais foco na história. Também foi
comentado que eles vão pegar algo emprestado do sistema do Chronicles of Darkness (Como fixar a dificuldade)
e outras coisas de sistemas modernos. E por ultimo que ele será retro compatível (pelo menos 90%).
• Blood Hunger: Uma boa mudança, possivelmente um upgrade do Blood pool(Que marca pontos de sangue o personagem tem) agora marcamos “O Quão faminto o personagem está”, quanto maior a fome o personagem vai ter “Compulsions” (Compulsões que básicamente fazem ele agir de forma estranha devido a fome) e ele pode negar essas compulsões gastando um novo recurso chamado “Composure”(compostura), só que consequentemente resistir a compulsões te deixam mais próximo do frenesi. Ainda nesse mesmo sistema colocaram é possível ganhar pertubações (Colocaram o cara do Trail of Cthulhu insanidade não podia ficar de fora). Foi mudança que pessoalmente eu mais gostei e estou ancioso pra ver quando finalizada.
Também foi comentado sobre o Sabbat(Que por hora volta a ser o “bixo papão” da 2ªed por estarem ocultos), Anarchs e Thin-blooded e sobre também sobre os livros que pretendem lançar. E uma final boa ou má noticia, eles não querem compilar tudo em um único livro, os Anarchs vão ter seu próprio livro assim como o Sabbat.
Ainda recomendo ver o video da conferencia :

Eis o vídeo referido:

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Mas e quanto a ” Vampire: Gehenna ” ? Ela não aconteceu então ? E os demais titulos de ” Time of Judgment ” : ” Werewolf: Apocalypse ” , “Mage: Ascension” e ” Judgment ” com os finais dos demais titulos do Mundo das Trevas ( Changeling : The Dreaming , Wraith : The Oblivion , Hunter : The Reckoning , Demon : The Fallen , Mummy : The Resurrection , Kindred of the East etc ) quer dizer que o ” fim do mundo das Trevas ” não vai valer mais e a White Wolf vai retomar a linha de titulos do Mundo das Trevas de novo depois desse tempo todo somente utilizando o novo sistema de regras de Vampire : The Requien , Werewolf : The Forsaken , Mage : The Awakening , Changeling : The Lost e demais titulos do Novo Mundo das Trevas readaptados para o Mundo das Trevas Classico ?

    • CF disse:

      Imagino que, de certa forma, seja isso mesmo. Desde o lançamento da edição comemorativa de 20 anos do Vampiro: A Máscara, eles ignoraram a trama da Gehenna e enveredaram com a história pelo Século XXI.
      Claro. Como o jogo não saiu ainda, não dá para saber mais detalhes sobre como vão lidar com isso. Há a confirmação de que aceitarão os eventos do Sangue Fraco. E sabemos também que o foco do jogo vai sair do novo mundo e voltar para a Europa.
      Agora, o metaplot exato que vão seguir, não é sabido exatamente.

      • Interessante saber disso . Se é assim então particularmente eu adoraria caso a White Wolf também fizesse uma ” 5ª Edição ” para Lobisomem : O Apocalipse , Mago : A Ascenção , Changeling : O Sonhar os Livros dos Clãs da Camarilla do Sabbat , da Ashirra ( com os Vampiros do Oriente Médio ) , dos Clãs Independentes os Livros das Tribos e de Licantropos de Lobisomem , o Book of Wyrm , Werewolf – The Apocalypse – Kinfolk Unsung Heroes com material sobre Os Parentes dos Garou , Os Livros dos Augurios de Lobisomem Outcasts: A Players Guide to Pariahs com os Vampiros Caitiff os Lobisomens Ronim , os membros da Tradição dos Vazios os Magos Orfãos os Livros das Tradições de Mago das Convenções da Tecnocracia e dos Oficios Dragons of the East com os Magos do Oriente do Mundo das Trevas , o The Book of Madness o Bestiario de criaturas de Mago a Ascenção , o Book of Worlds os Livros dos Kiths dos Kithain e dos Gallain de Changeling , Vampiros do Oriente , Hengeyokai Os Metamorfos do Oriente , Land of Eight Million Dreams com o Oriente dos Changelings de Changeling … enfim teve tanta coisa que nem foi traduzida pela Devir … espero que façam uma 5ª Edição não somente para Vampiro mas para todos os demais titulos do Mundo das Trevas Classico retomando sua historia para o seculo 21 com novas tramas , novas grandes ameaças , um novo metaplot geral para todo o cênario do Mundos das Trevas ambientado nos tempos atuais utilizando as novas regras e o novo sistema de jogo de Storyteller para acomodar o Mundo das Trevas Classico retomado para os novos tempos .

        • CF disse:

          A menos que eles tenham alergia a dinheiro, sinto que farão novas edições dos outros títulos se esse novo Vampiro der retorno. Igual estão fazendo com as edições comemorativas de 20 anos – que cumprem exatamente o que disse que espera desta nova edição.
          Aliás. A Devir lançou em português o V20, não? Eu não acompanhei porque Vampiro é justamente um dos títulos que menos gosto do Mundo das Trevas. Mas lembro de ter lido algo a respeito.

          • Vou ser bem sincero . Não acompanhei o lançamento do Vampiro : A Mascara edição comemorativa de 20 anos . Também não me interesso muito por Vampiro : A Mascara mas não nego que ele era um dos RPGs mais populares entre os fãs do Antigo Mundo das Trevas . Realmente seria muito legal caso criassem novas versões de cada livro da White Wolf repensado e recriado para os novos tempos trazendo de volta Lobisomem : O Apocalipse , Mago : A Ascenção , Changeling : O Sonhar , Caçador: A Revanche , Múmia: A Ressurreição , Aparição: O Esquecimento , Demônio: A Queda para os tempos atuais em novas edições completamente renovadas para o seculo 21 . Realmente eu tenho esperanças de que a White Wolf faça uma 5ª edição para todos os seus RPGs pois seria maravilhoso poder rever todo aquele cênario fascinante repleto de possibilidades e fazer de novo material para o Mundo das Trevas Classico com os Cainitas , os Garou , os Despertos , os Embuidos , as Aparições , os Changelings , os Amenti , os Caídos , os Licantropos , os Kuei Jin e todas as criaturas da noite do Mundo das Trevas Classico renovado para os tempos atuais . Enfim fico na espectativa . Muita coisa pode acontecer e podemos com Vampiro 5ª Edição estar vendo o retorno de um do Mundo das Trevas Classico para uma nova geração de fãs . É esperar para ver …

  2. Saulo Henrique Alves disse:

    Pelo que eu vi a 5a. ed. vai lançar inicialmente os 3 títulos principais (vampiro, lobisomem e mago).
    A mecânica do Blood Hunger é interessante e o metaplot unindo os antagonistas (caçadores, Pentex e Tecnocracia) facilita uma campanha “mista” entre os títulos.
    O jogo em mesa vai ficar muito similar ao LARP e parece que haverá um equilíbrio entre vampiros, lobisomens e magos. Pelo que demonstraram ao menos os cainitas estarão mais poderosos.

    • Interessante saber disso . Espero mesmo que tanto os Vampiros com suas Disciplinas quanto os Garou com seus Dons estejam mais poderosos para poderem equiparar-se em poder com os Magos e suas Esferas e que as regras estejam mais enxutas e praticas para os jogadores . Enfim muita coisa boa pode estar vindo por ai vamos agardar .

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: