Barsoom

O Marte de Edgar Rice Burroughs

Antes de criar Tarzan, ERB começou sua carreira muito longe das selvas africanas. Em Marte para ser exato. Burroughs imaginou um mundo muito diferente do planeta que conhecemos hoje, baseado no conhecimento científico da época. O Marte de ERB é baseado nas teorias de Percival Lowell que nos “canais” observados por Schiaparelli enxergou gigantescas obras de engenharia planetária que uma antiga civilização marciana estaria realizando para prolongar a vida de seu planeta moribundo.
Barsoom, como é chamado por seus habitantes, é um mundo condenado. O planeta está secando e perdendo atmosfera, sem os canais, que trazem água dos polos e as usinas atmosféricas, que produzem ar, o planeta morreria em dias. E essas obras de engenharia foram produzidas por civilizações antigas que não existem mais, os habitantes atuais de Barsoom não podem replicar essa tecnologia, e apenas mantem as relíquias do passado. Os povos do planeta vivem em um estado de guerras perpétuas pelos recursos minguantes.
barsoomA antiga civilização que navegava os oceanos de Marte ancestral era composta pelos Marcianos Brancos, Negros e Amarelos. Quando os oceanos foram secando lentamente eles foram abandonando as cidades para o deserto e construído novas cidades na costa. Atualmente Barsoom é pontilhado de ruínas esquecidas, apenas nas margens dos canais ainda existem grandes cidades, como Helium, uma cidade dupla, construída sob duas cúpulas na conjunção de vários canais. Essas cidades são habitadas pelos descendentes das três raças, que num esforço para criar uma nova civilização capaz de sobreviver às mudanças do planeta, criaram os Marcianos Vermelhos. Hoje as três raças são apenas lendas.
Os oceanos secos de Barsoom e suas cidades esquecidas são tomados de criaturas predadoras. Apenas as feras mais selvagens sobreviveram à inexorável extinção da ecosfera marciana. Calots, Ulsios, Banths, e os grandes Gorilas Brancos de Barsoom espreitam essas paragens inóspitas. Apenas os selvagens Marcianos Verdes conseguem viver por lá, em uma dura existência nômade.

Personagens

Barsoom é um lugar de lendas, de feitos heroicos e de conflito constante. Todo marciano adulto é um guerreiro, sendo treinado desde que deixa o ovo. Para um marciano a honra está acima de tudo, em sua longa vida, ele vê o mundo se extinguindo à sua volta e aceita seu destino com estoicismo. Embora possam viver por até mil anos, a maioria dos marcianos morre antes disso em batalhas. Existem poucos covardes em Marte, ladrões são desconhecidos, mas assassinos são comuns.

Marcianos Vermelhos

7 pontos

Os Marcianos Vermelhos são os habitantes mais comuns de Barsoom. Tem a aparência de humanos bem formados, mas são ovíparos, com uma tez bronzeada e avermelhada. São também a civilização mais adiantada. Suas cidades são as maiores e suas frotas de navios aéreos travam grandes batalhas nos céus. São os responsáveis pela manutenção dos canais e usinas atmosféricas.
Vantagens: Leitura da Mente (Telepatia) [27].
Desvantagens: Código de Honra (Marciano) [-10]; Sanguinolência [-10].

tartarkas

Marcianos Verdes

100 pontos

Os Marcianos Verdes habitam os selvagens leitos dos oceanos de Barsoom. São a mais alienígena das raças, com 4 metros de altura e quatro braços. Sua cabeça é adornada por grandes presas que sobem do maxilar inferior até quase a testa. Tem protuberantes olhos de movimento independente e seus ouvidos ficam localizados no alto de suas cabeças. Vivem existências nômades, viajando entre as ruínas de cidades esquecidas que usam para se abrigar. Não constroem nem cultivam nada, vivendo da vegetação, da (rara) caça e do produto do assalto a caravanas de Marcianos Vermelhos. Entre os Marcianos Verdes, você tem aquilo que você toma, ao desafiar e matar seu superior, você recebe suas posses, seus títulos e seu nome.
Atributos: ST +10 [80].
Características Secundárias: SM+2.
Vantagens: Ambidestria [5]; Braços Extras x2 [20]; Dentes (Presas) [2]; Leitura da Mente (Telepatia) [27]; Rastreamento Ampliado [5]; Visão Periférica (fácil de atingir) [12].
Desvantagens: Aparência (Hediondo) [-16]; Código de Honra (Marciano) [-10]; Insensível [-5]; Sanguinolência [-10]; Veracidade (6) [-10].
* Codigo de Honra Marciano: Nunca atacar um inimigo com uma arma superior a que ele usar. Homens não podem matar mulheres e mulheres não podem matar homens. Você deve aceitar um duelo formal.

Terráqueos

142 pontos

Terráqueos podem chegar eventualmente a Barsoom, por projeção espiritual ou outros meios. Em Barsoom eles logo descobrem que a vida sob uma gravidade muitas vezes superior lhes possibilita realizar feitos incríveis graças à gravidade fraca e atmosfera rarefeita marcianas. Barsoom parece atrair indivíduos com mentalidades semelhantes a de seus habitantes: homens de armas, guerreiros honrados, soldados fieis.
Atributos: ST+10 [100].
Características Secundárias: PV-10 [-20].
Vantagens: Leitura da Mente (Telepatia) [27]; Imunidade (Telepatia) [15]; Super Pulo x2 [20].
johncarterdejahthoris

John Carter de Marte

422 pontos

Esse é Carter ao chegar em Marte. Sem nenhum meio além de sua força, tenacidade e perspicácia, ele tem um longo caminho a percorrer até se tornar merecedor do título Senhor da Guerra de Marte.
ST 24 [40]; DX 15 [100]; IQ 12 [40]; HT 13 [30].
Dano 2d+1/4d+2; BC 58kgs.; PV 14; Vontade 12; Per 12; PF 13.
NT: 6;
FC: Ocidental;
Linguas: Inglês (nativo)
Vantagens:
Terráqueo [142]; Empatia com Animais [5]; Idade Imutável [15]; Reflexos em Combate [15]; Mestre de Armas (Espadas) [30].
Desvantagens:
Código de Honra (cavalheiros) [-10]; Estigma Social (Inculto) [-5]; Impulsividade [-10]; Riqueza (Falido) [-25].
Perícias:
Adestramento de Animais (cavalos) IQ [2] 12; Briga DX [8] 18; Espada de Lâmina Larga DX [20] 20; Escalada DX [2]15; Sacar Rápido (Espada) DX [1] 16; Armas de Fogo (Pistola) DX [1] 15; Armas de Fogo (Rifle) DX [1] 15; Liderança IQ [8] 14; Sobrevivência (Planícies) Per [4] 13; Rastreamento Per [8] 14.
No decorrer de suas aventuras, John Carter recompra seu Estigma Social, aprende os Costumes e a Língua de Barsoom (apenas uma língua é usada no planeta inteiro), ganha riquezas, títulos, Aliados e Inimigos. E também a mão da incomparável Dejah Thoris. Carter eventualmente é reconhecido como “O melhor espadachim em dois mundos” o que deve valer um respeitável NH em Espada de Lâmina Larga.

Fontes:

Uma Princesa de Marte é o primeiro livro de ERB, publicado no Brasil pela Editora Aleph. O original está em domínio público e pode ser baixado do Projeto Gutemberg. Os próximos livros da série são The Gods of Mars e Warlord of Mars, ambos sem uma edição brasileira por enquanto– Desde que o artigo foi escrito, tanto O Comandante de Marte quanto Os Deuses de Marte ganharam versões em português pela Editora Aleph
Brucifer”s GURPS Barsoom Uma adaptação para Gurps 3e, completa com todas as raças de Barsoom, tecnologia e bestiario.
A Barsoon Glossary É uma mini enciclopédia de Barsoom, seus povos, lugares e criaturas.
Savage Barsoom Blog com adaptação para Savage Worlds, informações sobre as raças e outras dicas,
ERBZine Revista eletrônica com todo tipo de informação sobre as obras de Edgar Rice Burroughs, principalmente seu Guia de Barsoom.
Publicado Originalmente no GurpsNation em 06/10/2010

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Quiof disse:

    A Modiphius adquiriu a licença de John Carter e Conan, há um outro livro lançado no Brasil, a romantização do filme pela editora Casa da Palavra.

Deixe uma resposta