DM dos Anéis #119: Oops

DM dos Anéis #119: Oops 1
DM dos Anéis #119: Oops 2
Esse tipo de coisa não costuma acontecer com frequencia. O DM vai acabar apontando para o mapa, para as miniaturas, e vai descrever com precisão qual o lado de cada um, mesmo que essa informação não seja tão evidente para aqueles que estão chegando agora. No entanto, se o DM for ingênuo o bastante e deixar que os jogadores descubram sozinhos qual lado é qual, é provável que um certo fogo-amigo acabe acontecendo.
Agora, a questão é: Se os jogadores atacarem o lado errado e saírem vitoriosos, eles ainda ganham XP?
Traduzido sem fins lucrativos, todos os direitos reservados a Shamus Young.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Já que envolve combate, acho que sim, deve ser dado o XP normalmente… Porém, essa é uma das mecânicas que não está presente no D&D [na verdade poucos sistemas levam isso em consideração]… Acho que deve ser descontado XP [e muito] por estar atrapalhando o objetivo e nao executando-o de forma correta.

  2. Discordante disse:

    Como eles poderiam ganhar xp se estão atacando os Aliados? Só se for ao estilo Game of Thrones… kkkkk
    Claro que não ganhariam, e a depender do sistema, perderiam aliados, seriam claramente traidores, serem caçados… E uma campanha e tanto até repararem o erro (Se forem jogadores sérios, se não forem : é hora de procurar outro grupo)….
    Tive um caso assim, os jogadores claramente estavam atacando o lado errado, mas era uma coisa de corrupção. Um dos jogadores era do outro lado e os outros jogadores foram ludribiados. Eles estavam atacando posições “Aliadas”, o grupo não percebera a principio o ato de traição pois as coisas “tinham explicação”, são: ‘traidores’, ‘posições que impedem nossas tropas’, ‘ladrões que roubaram os comboios de suprimentos’… kkkkk Nesse caso recebiam xp (pois o roleplaying estava bom , e eu e outro jogador sabiamos o que estava ocorrendo)… Até que chegaram a base dos “Odiosos traidores”, e um belo Unicórnio estava defendendo uma vila indefesa sozinho! Ai a ficha caiu! Foi muito interessante ver os caras se prostrando pedindo perdão a criatura da natureza mistica… E o mal enfim revelado kkkkkkk
    Em outro caso (ex-grupo), os caras matavam tudo pela frente e se diziam paladinos do bem… neste caso, malicia, é muito diferente de estupidez ou estar em erro…

Deixe uma resposta