Classe de Prestígio – Mago do Vazio

Um artista, que abriu mão de tudo para se dedicar ao aprendizado  da magia, e para honrar a deusa que a criou, através de sua própria criatividade. Um arcano que utiliza estranhos ingredientes como munição para seus feitiços. Um especialista em técnicas de conjuração alternativa. Esse é o Mago do Vazio!
A Ordem dos Magos do Vazio é um culto de adoradores de Wynna, a deusa artoniana considerada responsável pela criação de todas as energias místicas.
Mas ao invés de adorá-la através de preces e cerimônias religiosas, os magos do vazio fazem isso inventando novas maneiras de lançar feitiços. Durante seu treinamento eles escolhem um “ingrediente pessoal” que passa a ser o combustível que alimenta sua mágica. A partir daquele momento, o mago nunca mais será capaz de lançar magias, usando qualquer outro ingrediente.
Em compensação, consegue dar a elas formas inusitadas e estranhas, sempre realacionadas ao ingrediente que escolheu, e suas técnicas secretas pessoais de conjuração fazem com que se tornem bem mais poderosas. Outros dizem que essas técnicas não são o segredo verdadeiro, e que seu poder extra, vem, na verdade, simplesmente de sua dedicação e espírito de sacrifício.
Magos do vazio sempre estão buscando inovação e aprimoramento, e aventuram-se para procurar por ingredientes raros. Eles sempre tentam dar um toque pessoal a tudo que fazem, e adoram exibir aos outros o seu “estilo”.
A única Ordem dos Magos do Vazio conhecida fica no reino de Wynnla, mas boatos de taverna dizem que não só existem mais, como a grande criatividade desses magos e a gigantesca variedade de escolas e sub-escolas de conjuração que eles criaram, faz com que, às vezes, eles tenham poderes totalmente diferentes um do outro! A classe de prestígio mostrada aqui é apenas uma variante e talvez nem seja a mais comum…
 

Mago do Vazio
NívelBBAHabilidade de Classe
+0Conjuração alternativa, Ingredientes improvisados
+1Magia costumizável
+1
+2Ingredientes especiais
+2
+3Ingredientes especiais
+3
+4Ingredientes especiais
+4
10º+5Componente material supremo

 
Pré-requisitos:
Para se tornar um Mago do Vazio um personagem deve cumprir todos os seguintes critérios.
Perícias: Treinado em Conhecimento (Arcano), Identificar Magia  e  Ofício (Alquimia)
Especial: Ser capaz de conjurar magias arcanas de 3º nível. Além disso deve ser devoto da deusa Wynna e ter sido treinado pela Ordem dos Magos do Vazio, ou passar por um treinamento parecido.
Características de Classe:
Pontos de Vida:   Um Mago do Vazio recebe 2 PVs (+ modificador de Con.) por nível.
Habilidades de Classe:
Magias: Níveis de Mago do Vazio acumulam-se com níveis de uma classe conjuradora arcana que o personagem já possuía para propósito de magias conhecidas e PMs.
Conjuração alternativa:  Ao adquirir seu 1º nível de Mago do Vazio o PJ deve escolher aquele que será seu ingrediente pessoal (ex: cabelo e pelos, bebidas alcoólicas, folhas secas, cogumelos etc…)
O ingrediente passa a se tornar um componente material adicional obrigatório para QUALQUER magia arcana que realize, e será impossível lançar qualquer magia arcana sem utilizá-lo. Em compensação o Mago Vazio diminui todo o custo dessas magias em 1PM ( o custo final da magia, após aplicar todos os custos dos talentos metamágicos, será sempre no mínimo 1PM) e passa a conjurar magias de maneira espontânea, sem precisar escolhe-las anteriormente.
Porém, precisa comprar e manter uma bolsa, cheia de componentes materiais com seu ingrediente pessoal já preparado. Ele deve passar pelo menos 1 hora por dia preparando, repondo e organizando os ingredientes da bolsa (O que lhe custa 1TO$ por dia, para cada magia arcana lançada no dia anterior)
Se isso não for feito, e se ele não pagar o custo, será incapaz de lançar suas magias, podendo utilizar apenas ingredientes improvisados. (Veja abaixo.)
Ingredientes improvisados: Se estiver sem uma bolsa de componentes materiais, ou não tiver gasto tempo ou dinheiro preparando e organizando seus ingredientes, um Mago do Vazio poderá utilizar ingredientes improvisados. Usar um ingrediente improvisado requer que ele encontre e segure em sua mão uma pequena quantidade do seu ingrediente pessoal. Ao realizar sua próxima magia ele consome todo o ingrediente que ele estiver segurando, guardado com ele, e dentro de qualquer recipiente que esteja carregando. Terá que conseguir uma nova quantidade do ingrediente se quiser lançar outra magia.
Conjurar dessa maneira não gasta tibares.
Um Mago do Vazio pode usar ingredientes improvisados um número de vezes por dia igual a seu modificador de Inteligência.
Magia costumizável: A partir do 2º nível qualquer magia arcana lançada por um mago do vazio sofre mudanças na sua aparência que variam de acordo com o ingrediente pessoal escolhido, e a origem do mesmo.
Um mago que tenha pelos como ingrediente pessoal, por exemplo, lançará magias que tomam formas de bichos, quando utilizar pelos de animais. Um mago que utiliza bebidas alcoólicas lançará magias que se movem através do ar imitando os movimentos de um bêbado, e que ficam de cores translúcidas sempre que utilizar bebidas destiladas etc…
Para cada magia arcana conhecida o jogador pode sugerir uma mudança cosmética para a magia ( “Minha magia Sono criará um fedor insuportável que faz a pessoa desmaiar, porque o ingrediente pessoal do meu mago são meias, e eu estou usando uma meia suja!)
Se o Mestre achar que faz sentido e aprovar, a dificuldade para o teste de resistência contra a magia aumenta em CD+2. A CD do teste da perícia Identificar Magia aumenta em +4 contra magias sob esse efeito.
Ingredientes especiais:   Toda vez que adquirir essa habilidade o Mago do Vazio ganha um talento metamágico a sua escolha.
Ao utilizar os talentos adquiridos dessa maneira para alterar o efeito de uma magia ele pode escolher ao invés de pagar seu custo, utilizar uma versão mais rara e poderosa de seu ingrediente pessoal. (Ex: o pelo de um lobisomem para um mago que use pelos, um vinho caro e sofisticado para um mago que use bebidas, etc…) Se assim fizer, ele não paga o custo de metamagia de todos os talentos adquiridos com essa habilidade, para lançar aquela magia. Ela também não custará tibares usados na sua preparação de magias diárias, mas irá consumir o ingrediente especial.
Os ingredientes especiais devem ser encontrados aventurando-se (matando monstros, procurando em lugares exóticos, conseguindo de presente de alguém etc…) Essa é a maneira mais prática e fácil de se obter um.
Identificar se algo pode ser utilizado como um ingrediente especial requer um teste de Ofício (Alquimia) CD 20, e um segundo teste de mesma dificuldade pra determinar se ele “presta” ou “não presta” para feitiços.
Existe uma chance de 50% do item “prestar” ou “não prestar” , e o Mestre deverá determinar isso antes de rolar os testes. Se passar no segundo teste o jogador será capaz de identificar itens imprestáveis.
(Para o Mestre: O segundo teste deve sempre ser feito atrás do escudo, para que o jogador não saiba se o ingrediente era mesmo bom, ou se ele falhou no teste, e identificou como bom, um item imprestável) 
Usar um ingrediente imprestável é muito perigoso, além de consumir PMs normalmente rola-se um 1d4 para ver os efeitos:
1)   A magia converte-se numa magia de efeito oposto (por exemplo, um bola de fogo torna-se uma “explosão congelante”, mudando seu descritor para “frio”.)
2)   A magia muda de alvo. (à escolha do Mestre)
3)   A magia falha.
4)   Outro efeito desastroso ou humilhante acontece… (à escolha do Mestre)
Ingredientes especiais também podem ser comprados em grande feiras e alguns poucos laboratórios alquímicos espalhados por Arton, ainda que ambos tenham estoques muito limitados desses itens (1d4 ingredientes, por semana) e nem todo vendedor seja confiável… O preço costumeiro por cada peça é 50 TO$.
Componente material supremo:
O “componente material supremo” funciona como um ingrediente especial. Só que muito mais poderoso. Ele é uma versão muito rara do ingrediente pessoal utilizado pelo Mago do Vazio (ex: o fio de cabelo de um deus, o único vinho restante de uma safra inteira, etc…)
Uma magia alimentada por esse ingrediente estará automaticamente sob todos os efeitos metamágicos que o jogador desejar (mesmo de talentos metamágicos que ele não possui) e não custará nenhum PM.
O teste para reconhecer se um componente material supremo é imprestável é bem mais difícil (CD 30) e usar um destes numa magia pode ter consequências terríveis. Utilize a mesma tabela anterior mas no lugar de 1d4, rola-se 1d6:
5)   O mago é transformado em um  familiar (Tormenta RPG, pág.63 ) ou algum outro tipo de criatura à escolha do Mestre.
6)   O mago MORRE.
Componentes materiais supremos podem ser comprados apenas de usuários de magia poderosos, ou em laboratórios de especialistas em alquimia. Seu preço padrão costuma ficar por volta de um tibar de platina (1.000 T$)
 
Aquele na imagem lá em cima é o Ripp, um dos protagonistas de LEDD, e um Mago do Vazio. Uso da ilustração autorizada pelos criadores, AQUI.
Texto descritivo e regras – Davide Di Benedetto
Consultoria criativa e revisão – Rodrigo Quaresma

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. bob nerd disse:

    Caramba! Uma classe incrível que dá um tom diferenciado às aventuras em qualquer cenário. Parabéns por conseguir pegar esses detalhes com poucas edições. Será que teremos no futuro um suplemento para o cenário com a adaptação de Ledd?

  2. Rodrigo Quaresma disse:

    Esta CdP tem o Selo de Qualidade do Quaresma ;D

  3. Kurosu disse:

    “Ser devoto da deusa Wynna”, isso significa que precisa seguir a deusa, só, ou possuir o talento?

    • Di Benedetto disse:

      No começo tinha pensado em colocar o talento de mesmo nome (Devoto), como pré-requisito. Mas como não imaginei a classe em si, usando magia divina, achei que não fazia sentido.
      É só “acreditar” na deusa mesmo! =)
      Aliás, se precisasse do talento “Devoto” não estaria em “Especial”. Colocaria numa parte “Talentos” em separado! XD

  4. Guinicius disse:

    Perae, usando essa CdP pra analisar os acontecimentos em LEDD (tá eu sei que ela não é oficial, mas…) pode ser que os cabelos que o Ripp usou naquela super magia modafoca fossem “ingredientes imprestáveis”. Será que a Drikka usa algum shampoo com alguma maldição? Haha

    • Di Benedetto disse:

      Então, essa classe é 100% não “canon” mas… a mecânica dos ingredientes imprestáveis fiz a partir justamente de uma teoria do Quaresma, que acredita que o cabelo da Drikka que deu uma zoada na Bola de Fogo do Ripp…
      Mesmo assim acho difícil ser culpa do shampoo que ela usa!

  5. All Weiss disse:

    Nossa, fantástica! Seu trabalho está de parabéns! Vi o link no form do Cassaro, e achei seu site muito bom, estou seguindo! ^^

Deixe uma resposta