Persona 3D&T

Persona 3D&T 1

Persona 4: The Animation acabou de estreiar, e você confere, agora, uma adaptação completa da série de games para 3D&T!!

A série Persona está cada vez mais popular no ocidente. Depois de Persona 3, os games sobre grupos de colegiais que ganham poderes que se manifestam por meio de um ser sobrenatural tornam-se cada dia mais conhecidos, ganhando diversos remakes e spin-offs enquanto os fãs esperam ansiosamente pelo 5º título. A popularidade da série no Japão trouxe diversos produtos relacionados, sendo que um animê de Persona 4 foi lançado recentemente. E é claro, o Defensores não poderia ficar de fora.

Encare seu “verdadeiro eu” e receba incríveis poderes!! A série de games da ATLUS, agora em sua mesa de 3D&T

A série Persona:

“Sonho de uma borboleta, ou a vida é um sono?

Não quero acordar… Sou mais feliz aqui”

– trecho de Dream of Butterfly, tema de abertura de Persona (remake para PSP)

Persona 3D&T 2Iniciada em 1996 com o game Megami Ibunroku: Persona (algo como “Outro Conto da Deusa: Persona”) pela empresa japonesa ATLUS para PlayStation, o que viria a se tornar a série Persona começou apenas como um spin-off do carro-chefe da empresa, a franquia Shin Megami Tensei. O game conta a história de jovens que, após acessarem uma dimensão que conecta o subconsciente das pessoas e entraram em contato com um poderoso ser espiritual, adquirem poderes para combaterem uma invasão demoníaca. Lançado no ocidente como Revelations: Persona, o game não atingiu o mesmo sucesso que teve no Japão, principalmente devido a americanização da história e dos personagens. Em 2009, o Persona original recebeu um remake para PSP, intitulado Shin Megami Tensei: Persona, dessa vez mantendo-se fiel a localidade japonesa.

O sucesso de Megami Ibunroku: Persona no oriente levou a ATLUS a lançar mais um game da linha em 1999, Persona 2: Innocent Sin, e uma continuação em 2000 intitulada Persona 2: Eternal Punishment, ambos para PS1. Ambos compunham uma história completamente nova, com pouca ligação com o primeiro Persona. Novamente, a série não repetiu o mesmo sucesso do Japão no ocidente, fazendo com que apenas Eternal Punishment chegasse até nós. Persona 2: Innocent Sin também ganhou um remake para PSP lançado esse ano, sendo lançado pela primeira vez no ocidente, e os fãs aguardam anciosamente o anúncio de um remake também de Eternal Punishment.

Apesar da série não parecer vingar no ocidente, as coisas estavam para mudar em 2006, com o lançamento de Persona 3, para PlayStation2. O sucesso dos games em terras nipônicas levou a ATLUS a tornar Persona uma franquia própria, separada de Shin Megami Tensei, introduzindo elementos diferenciais próprios. Dessa vez, o game chamou muito a atenção dos ocidentais, levando a ATLUS a lançar uma edição expandida (chamada Persona 3: FES) em 2007 e um animê vagamente baseado no game (Persona -trinity soul-, bem ruinzinho aliais) em 2008, entre outros produtos. Um port para PSP (Persona 3 Portable) foi lançado em 2009, com o adicional de poder escolher o sexo do protagonista (o que acarreta certas mudanças na história).

Em 2008 a série pegou de vez no ocidente com o lançamento de Persona 4 para PS2. Trazendo de volta os elementos que foram consagrados em Persona 3, chegou a fazer atéPersona 3D&T 3 mais sucesso que o seu antecessor (ainda mais em terras ocidentais, devido principalmente a diminuição do tom pesado que a série tinha até então, facilitando sua aceitação), com uma continuação em forma de game de luta anunciada para PlayStation 3 (Persona 4: The Ultimante in Mayonaka Arena) e também um port para PSP anunciados e uma adaptação em animê lançada recentemente.

A série é marcante principalmente por seu tom adulto (mesmo com os principais sendo colegiais), com questionamentos comportamentais pesados. O protagonista normalmente é nomeado pelo jogador, que também escolhe a forma que ele interage com o mundo, e o combate é baseado principalmente no uso do misterioso poder conhecido como Persona. A partir de sua terceira encarnação, foram introduzidos os monstros conhecidos como Shadows como inimigos (no lugar dos tradicionais demônios da franquia Shin Megami Tensei) e mecânicas como os Social Links, que introduzem elementos de simuladores sociais ao RPG, dando uma grande riqueza de detalhes à vida comum do protagonista e vinculando o progresso no aspecto “Slice of Life” com seu desempenho em batalha. Elementos como esses se tornaram tão marcantes que viraram parte da identidade da franquia, e se mantém desde então.

 

Às Regras!!

O poder do Persona será representado aqui na forma de uma vantagem, que pode ser obtida com pontos pelos jogadores ou concedida pelo mestre. Embora algumas mídias (principalmente os animês e mangás associados à franquia) mostrem o Persona como uma criatura que realmente luta pelo usuário, usaremos uma abordagem mais parecida com a do game, com o Persona se manifestando sempre que o usuário gastar seus PMs. Apesar de se parecer com uma Vantagem Única, seres não-humanos ou mesmo artificiais podem desenvolver o poder do Persona (como Persona 3 e 4 mostram muito bem…), por isso Persona-User funciona como uma vantagem normal.

Persona 3D&T 4Persona-User (2 pontos)

“Vocês pensam que as Shadows são ‘invasores misteriosos’ ou qualquer coisa do tipo? Shadows são a parte mais baixa da psiqué que todos possuem… Pensamentos humanos que tomam forma física. Quando as pessoas são incapazes de encarar seu lado sombrio, eles se libertam e saem do controle. Mas às vezes, humanos com uma conscientização especial podem domar suas Shadows… Esses são os Persona-Users.”

– Metis (P3FES)

Você despertou ao grande poder que reside no seu subconsciente, trazido a tona por uma grande determinação. Esse poder, o Persona, é muitas vezes definido como “uma máscara que protege contra as dificuldades do mundo ao redor” ou “uma faceta da personalidade que serve como reação a estímulos externos”, se manifesta na forma de uma criatura (normalmente um ser mitológico estilizado) que surge sempre que o usuário manifesta seus poderes, como se estivesse ativando-o por ele. Aqueles que podem manifestar um Persona são normalmente conhecidos como Persona-Users.

O “Despertar”, como pode ser chamado a descoberta da capacidade de invocar um Persona, costuma a ser traumático, normalmente ocorrendo numa situação de perigo. Outra forma de se obter o poder, porém mais rara, é através do contato com entidades misteriosas, que muitas vezes possuem índole duvidosa.

A principal utilidade de um Persona é combater os seres conhecidos como Shadows, monstros que se alimentam de mentes humanas e surgem a partir de sentimentos e pensamentos negativos que são suprimidos pelas pessoas. O Persona-User deve sempre ser um indivíduo com determinação o suficiente para não apenas encarar, como também aceitar a existência dos seus próprios sentimentos que geram as Shadows, como seus medos, segredos e sentimentos ruins. Isso ocorre principalmente porque, em sua natureza, o Persona é o mesmo que uma Shadow, porém domada e controlada após os sentimentos serem confrontados pelo usuário; tanto que, por causa disso, uma das formas do Despertar ocorrer é com o indivíduo sendo encarado com sua própria Shadow (processo explicado melhor adiante).Persona 3D&T 5

Característica +1. O despertar do Persona reforça o que o User possui de melhor.

Armadura Extra. Todo Persona concede uma grande resistência à um elemento.

Aptidão para Magia ou Ataque Especial. Os Personas podem invocar poderes incríveis. O jogador deve escolher entre Aptidão para Magia (podendo adquirir uma das vantagens mágicas por 1 ponto) ou por receber um Ataque Especial de até 1 ponto gratuitamente.

Vulnerabilidade. Apesar de seus poderes, os Personas são mais fracos contra determinados ataques. Você recebe Vulnerabilidade ao elemento oposto de sua Armadura Extra.

 

Vantagens e Desvantagens para Persona-Users:

Persona 3D&T 6“Seu poder é como o número zero… Pode parecer vazio, porém possui infinitas possibilidades…”

– Igor, sobre o Wild Card

As vantagens e desvantagens a seguir expandem ainda mais o universo visto na série, introduzindo certos conceitos vistos no game. Todos possuem como pré-requisito ser um Persona-User.

Resolução (1 ponto)

(Além disso, o personagem deve ter superado uma situação onde seus valores e objetivos tenham sido testados, a critério do mestre)

Quando sua personalidade e seus objetivos se fortalecem, seu Persona corresponde ao avanço e muda de forma. Sua Armadura Extra torna-se uma Invulnerabilidade, e você recebe 2 magias extras (caso possua Vantagens Mágicas) ou uma vantagem de combate escolhidas pelo mestre.

Wild Card (2 pontos)

Você possui uma habilidade rara entre Persona-Users, conhecida como “Wild Card”, “Arcano do Tolo” ou “Arcano 0”, que faz com que você armazene diversos Personas dentro de sua alma, cada um representando ligações importantes que você desenvolveu com outras pessoas. Uma vez por combate, você pode gastar 5 PMs para mudar seu Persona, trocando sua Armadura Extra e recebendo uma conseqüente Vulnerabilidade ao elemento oposto. Esse poder é adquirido apenas em condições muito especiais, por isso cabe ao mestre decidir se ele estará ou não disponível na campanha.

Fetiche (-1 ponto)Persona 3D&T 7

Caso o mestre queira ser fiel à Persona3, os Persona-Users necessitam de algum objeto que ative seus poderes (no game, uma pistola especialmente preparada – chamada Evoker – atirada em direção à cabeça). Sem esse objeto, não podem usar suas magias e vantagens de combate. Caso o Fetiche seja obrigatório, personagens que não o possuam devem recomprar a desvantagem.

Descontrole (-2 pontos)

Você não possui a determinação necessária para domar seus sentimentos, ou possui poderes instáveis por algum motivo, fazendo com que seu Persona possa agir contra a sua vontade. Em situações de combate, o mestre deve rola 1d; um resultado impar significa que o User deve rolar um teste de Resistência. Em caso de falha, seu Persona se descontrola e atacará alvos aleatórios (incluíndo o próprio User) até o fim do combate. Essa desvantagem pode ser suprimida através de um remédio em pílula conhecido como Supressor de Persona, porém seu uso impõe riscos à saúde do usuário. Alguém que tome um Supressor não sofrerá os efeitos dessa desvantagem por 1d-2 dias, porém também sofrerá um redutor de -1 em testes de Resistência durante esse período.

 

Shadows: o inimigo

“Eu sou você… Sou uma Shadow, o verdadeiro ‘eu’!!”

– Shadows, se apresentando àqueles que as gereram (P4)

Persona 3D&T 8Os Persona-Users costumam a desenvolver seus poderes para combater os monstros conhecidos como Shadows. Formados por diversos sentimentos e pensamentos ruins que são suprimidos e escondidos pelas pessoas, costumam a atacar os humanos sempre que os encontram, tentando alimentar-se de suas mentes. A maioria delas se move apenas por instinto, atacando tudo que se mova, principalmente Persona-Users (que podem sentir, e vêem como uma grande ameaça).

A aparência de uma Shadow pode variar muito, porém a primeira vista todas são bem parecidas com uma sombra propriamente dita; uma massa escura e disforme que rasteja, com pequenos braços saindo dos lados. Algumas possuem olhos brilhantes, enquanto outras possuem uma máscara, e algumas variações ainda são esferas flutuantes da mesma matéria. Quando entram em combate, assumem suas formas verdadeiras, que são muito variadas; algumas lembram animais, outras construtos, objetos ou mesmo formas bizarras e distorcidas, e outras ainda apenas mostram garras ou armas, variando pouco de suas formas normais.

Um tipo raro de Shadow possui inicialmente forma humana, exceto por seus olhos, sempre amarelos e brilhantes, e são capazes de se comunicar normalmente. Shadows desse tipo costumam a aparecer apenas quando um humano normal, sem a capacidade de usar um Persona, entra em seu território, encarando-os e clamando ser o “verdadeiro eu” dessa pessoa e expondo e até mesmo zombando dos sentimentos reprimidos do indivíduo. Nega-los fará a Shadow assuPersona 3D&T 9mir uma forma monstruosa e atacar, porém aceita-los como parte de si e não se deixar dominar por eles fará a Shadow se transformar em um Persona.

As Shadows habitam dimensões paralelas que representam o interior das pessoas, e muitas vezes acabam atraindo vítimas para essas locais. Fenômenos que perturbem o espaço-tempo da nossa dimensão também podem ocasionar invasões de Shadows. Porém, as Shadows não são os únicos habitantes desses mundos; entidades misteriosas, muitas vezes sem intenções claras, também podem habitar o subconsciente. Algumas podem entrar em contato com algumas pessoas e, para realizar seus propósitos, transformá-las em Persona-Users (ou mais que isso, fazê-las adquirir o Wild Card) e guiá-los de acordo com seus interesses; porém, isso não descarta a possibilidade de possuírem origens sombrias, e poderem se erguer como terríveis ameaças a serem combatidas.

 

As imagens usadas neste artigo são artes de divulgação e screenshots do primeiro episódio de Persona 4: The Animation.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Cara, matéria legal, sempre pensei em adaptar Persona pra 3D&T também, e como tu deixou “em aberto” o 1 e o 2, qum sabe eu tomo vergonha na cara e faço =)
    Só uma coisa, o Persona 2: Innocent Sin é que nunca foi lançado no Ocidente, porque a trama é absurdamente pesada e perto do final, bizarra… Até pros padrões de Persona XD
    O que saiu aqui, além do Revelations é o Eternal Punishment, eu até tenho ele aqui em casa 🙂

  2. Pedro disse:

    Eu ia fazer uma mas quando achei isso minha cabeça explodiu!!! Por falar nisso quem era o Joker no Persona 3 por que meu jogo travou ^_^’?

  3. the ga disse:

    Muito bom. Eu achei meio estranho porque não fica claro se voce vira o Persona quando usa seus poderes ou se ele é um monstro invocado. Tudo leva a crer que é o primeiro nos jogos, e o último no anime.
    Esse cenário é claramente Jungiano. Pelas teorias dele (das “criaturas” do subconsciente) a Sombra (Shadow, no caso) representa todas as lembranças ruins e emoções negativas, mas também todo o potencial não utilizado, e a Persona é uma espécie de “pessoa ideal”, com as melhores qualidades como vistas pela pessoa. Ao que parece, esse jogo vai ser mais complicado do que eu pensava…. mas eu vou procurar.

    • Kuro disse:

      Na verdade, você não vira o Persona – como eu expliquei na vantagem, ele simplesmente se manifesta quando você usa alguma Skill (ou no caso do 3D&T, gasta PMs), aparecendo como se estivesse disparando o poder pelo User; com qualquer vídeo de combates do P3 ou P4 já dá pra sacar bem como funciona xD No animê é mesmo uma criatura que você controla durante a luta, e que se for atacada quem sofre o dano é você. Se a galera curtir a idéia, posso fazer uma expansão do artigo, com regras para Personas da forma que são vistos nos animês.
      E sim, o game segue totalmente as teorias Jungianas, mostrando o Persona como um reflexo do potencial liberado quando a Sombra é controlada (aliais, a capadade de invocar um Persona é chamada de “The Potential” em P3). E isso é só o começo das referências e teorias presentes no game, também há referências fortes ao tarot e a diversas questões comportamentais, pra ver tudo só jogando mesmo xD

Deixe uma resposta