Nunca antes na história do RPG nacional…
… um jogo fez tanto sucesso! Chegou ao fim a campanha de financiamento coletivo do novo jogo da Secular Games, Violentina, e os resultados são impressionantes! Violentina, jogo narrativo escrito por Eduardo Caetano, arrecadou R$ 9.217,00 através de 131 colaboradores de uma meta inicial de apenas R$ 2.000,00. Com mais de quatro vezes e meia a meta inicial, esta campanha mudou muita coisa para o RPG nacional, provando que existe mercado para jogos diferentes, que os jogadores estão dispostos a apostarem em jogos de qualidade ainda na fase de projeto, e principalmente que eles estão dispostos a pagar muito dinheiro por extras para seus jogos.
Quanto dinheiro? Bom, rolaram 3 maletas de R$ 300,00, 32 caixas de R$ 150,00, além de vários kits de R$ 100,00 e R$ 80,00, e a média de investimento por colaborador ficou em R$ ~70,36. A mensagem aqui é clara para os desenvolvedores de jogos indie: se quiser que seu projeto faça sucesso pense em mais produtos do que apenas um livro.
De acordo com o editor Rafael Rocha, as recompensas digitais dos colaboradores de Violentina devem começar a chegar em setembro, mas as recompensas físicas só devem chegar a partir de dezembro. Nunca antes na história do RPG nacional as pessoas ansiaram tanto pela chegada da violência em suas casas!
Parabéns aos idealizadores do projeto! Boa sorte, e agora esperemos pelo jogo! 😀
Valeu demais a preza Nume, não só neste post mas durante toda a campanha!
Essa campanha foi maravilhosa, e é só a primeira, imagine o que vem por aí no RPG nacional!
A seguir: um velhaco fracassado porque não emplaca seus projetos, reclamando do sucesso dos outros.