Oreotoises de Final Fantasy XIII

Aproveitando a deixa da DragonSlayer 34, em que os roles e paradigms dos personagens de Final Fantasy XIII foram adaptados para 3D&T, apresento a seguir as criaturas mais poderosas encontradas no jogo – os quelônios de Pulse, também chamados oreotoises. São três criaturas de tamanho colossal, sendo que duas delas ainda podem “evoluir” para versões ainda mais poderosas e titânicas – um desafio e tanto mesmo para personagens épicos, seja em uma campanha inspirada na série, transportadas para Tormenta, ou em qualquer outro cenário!

A aparência destas criaturas é algo como grandes tartarugas do tamanho de dinossauros, com pernas mais longas sob o casco que as permitem se mover com maior facilidade, além de um longo pescoço e uma grande cauda se projetando das respectivas extremidades. Dentro desta caracterização básica, podem ser desde razoavelmente grandes, como os adamanchelids, até verdadeiramente gigantescos e titânicos, como os adamantoises e long guis.

Andando pelas planícies com passos pesados que fazem a terra tremer, não é incomum também que escondam tesouros em meio aos seus cascos, desde algumas poucas gramas de ouro em pó até pequenas pepitas de ouro e valiosas barras de platina. Em especial, eles podem deixar para trás em seus cadáveres alguns materiais raríssimos, que podem ser usados para aumentar o poder de armas e equipamentos especiais.

Seguem abaixo as estatísticas de cada uma das espécies de oreotoises que aparecem no jogo.

Oreotoises de Final Fantasy XIII 1Adamanchelid
F6 H1 R8 A4 PdF0 120 PVs 30 PMs

O adamanchelid é o menor dos quelônios de Pulse encontrados no jogo. É o único dentre eles que pertence à escala Ningen, o que quer dizer que, apesar da sua ficha possuir características altas, um grupo razoavelmente poderoso ainda possui boas chances de vencê-lo – o que não quer dizer que será fácil, é claro.

Sempre que um adamanchelid for vencido em combate, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2, 3 ou 4, poderá ser encontrado no seu corpo uma escarletita, um metal vermelho incandescente bastante raro, que pode ser usado para aprimorar armas mágicas e especiais. Cada escarletita concede a um personagem o equivalente a 5 PEs apenas para aumentar os poderes de um objeto mágico.

Existe também uma versão mais poderosa do adamanchelid, chamada shaolong gui. Possui a mesma aparência física mas com a pele azulada, e é dito que possui também alguns poderes mágicos naturais. Inicialmente nenhum shaolong gui pode ser encontrado pelas planícies de Pulse ou outras regiões, o que quer dizer que provavelmente estejam extintos – até, é claro, um certo requisito ser cumprido pelos personagens…

Armadura Extra. O adamanchelid possui um casco muito resistente, possuindo Armadura Extra contra Força, Poder de Fogo e Magia.

Ataque Amplo. O ataque básico do adamanchelid é uma poderosa pisada que causa um grande tremor no chão, como um pequeno terremoto, acertando todos aqueles que estiverem à distância de um ataque com Força simultaneamente. Uma esquiva bem sucedida confere apenas um bônus de +2 na FD – não é possível se esquivar completamente deste ataque, a menos que o personagem esteja voando ou sem contato com o chão de alguma outra forma.

Ataque Especial (PdF – Amplo, Paralisante). O adamanchelid é capaz de emitir um poderoso rugido que atordoa os seus adversários. Ele segue as regras de um Ataque Especial com PdF, adicionado das vantagens Amplo e Paralisante. Também não é possível se esquivar completamente deste ataque, mas um teste bem sucedido concede um bônus de +2 na rolagem de FD.

PVs Extras. O adamanchelid possui a vantagem PVs Extras x8, somando ao todo 120 PVs.

Terremoto. O adamanchelid pode usar a magia Terremoto como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs.

Vulnerabilidade. O adamanchelid possui sangue frio, e por isso é mais vulnerável a ataques de gelo ou que tenha o tipo de dano Frio.

Shaolong Gui. O shaolong gui possui a mesma ficha e habilidades especiais do adamanchelid, mas pertence à escala Sugoi ao invés de Ningen. Além disso, é capaz de usar o feitiço Brilho Explosivo como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs (arredondado para cima). Por fim, quando um deles é derrotado, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2 ou 3, poderá ser encontrado no seu cadáver algumas gramas de matéria escura, um material raríssimo que é dito ser feito de energia mágica Negra solidificada, e que vale o equivalente a 10 PEs apenas para aumentar os poderes de um objeto mágico.

Oreotoises de Final Fantasy XIII 2Adamantortoise
F2 H1 R6/4 A4 PdF0 70 / 30 PVs 30 PMs

O adamantortoise é bem maior do que o adamanchelid, e possui um casco mais grosso e resistente, além de um grande par de presas nas laterais da boca. Suas características podem parecer menores a princípio, mas não se engane – ele pertence à escala de poder Sugoi, o que quer dizer que meros mortais possuem poucas chances de vencê-lo em um combate direto.

Um fato curioso sobre os adamantortoises, e também sobre os adamantoises descritos a seguir, é que eles possuem pedaços de correntes e fitas presas em várias partes do corpo, além de uma estrutura parecida com um assento na frente do seu casco. Isso pode indicar que no passado, antes da civilização de Pulse ter sido dizimada, eles fossem usados como bestas de carga ou transporte de algum tipo.

Sempre que um adamantortoise for vencido em combate, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2, poderá ser encontrado no seu corpo um pequeno trapezoedro, um tipo de prisma raríssimo cuja luz refletida não produz sombra, e que pode ser usado para aprimorar armas mágicas e especiais. Cada trapezoedro concede a um personagem o equivalente a 20 PEs apenas para aumentar os poderes de um objeto mágico.

Escala Sugoi. O adamantortoise pertence à escala Sugoi, o que quer dizer que tem algumas Características multiplicada por 10 quando enfrenta oponentes da escala Ningen.

Armadura Extra. O adamantortoise possui um casco muito resistente, e, além da escala aumentada, ainda possui Armadura Extra contra Força, Poder de Fogo e Magia.

Ataque Amplo. O ataque padrão do adamatortoise é uma poderosa pisada que causa um grande tremor no chão, como um pequeno terremoto, acertando todos aqueles que estiverem à distância de um ataque com Força simultaneamente. Uma esquiva bem sucedida confere apenas um bônus de +2 na FD – não é possível se esquivar completamente deste ataque, a menos que o personagem esteja voando ou sem contato com o chão de alguma outra forma

Ataque Especial (PdF – Amplo, Paralisante). O adamantortoise é capaz de emitir um poderoso rugido que atordoa os seus adversários. Ele segue as regras de um Ataque Especial com PdF, adicionado das vantagens Amplo e Paralisante. Também não é possível se esquivar completamente deste ataque, mas um teste bem sucedido concede um bônus de +2 na rolagem de FD.

PVs Extras. O adamantortoise possui a vantagem PVs Extras x4, somando ao todo 70 PVs (ou 700 PVs em escala Ningen).

Terremoto. O adamatortoise pode usar a magia Terremoto como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs.

Ponto Fraco. O ponto fraco do adamantortoise são as suas pernas dianteiras. Elas possuem R4, 30 PVs, as vantagens PVs Extras x2 e Energia Extra 1, e pertencem à escala Ningen, o que quer dizer que é mais fácil para um personagem comum causar dano nelas. Caso as duas sejam reduzidas a 0 PVs, o monstro cairá de bruços no chão, ficando imóvel e Indefeso, além de reduzindo temporariamente a escala das suas defesas para Ningen. A queda também o atordoará por uma rodada, e ele ainda levará outras duas para usar a Energia Extra em cada perna e se levantar novamente – se conseguir derrubá-lo, é bom agir logo!

Oreotoises de Final Fantasy XIII 3Adamantoise
F4 H1 R8/6 A4 PdF2 100 / 50 PVs 40 PMs

O adamantoise é ainda maior do que o adamantortoise, possuindo presas mais longas e fortes, além de uma fileira de grossos espinhos atrás do pescoço e sobre o casco. Um encontro com um deles pode facilmente dizimar um grupo inteiro de personagens de poder razoável em apenas algumas rodadas.  Apesar da sua ficha possuir características maiores, no entanto, ele ainda pertence à escala Sugoi.

Sempre que um adamantoise for vencido em combate, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2 ou 3, poderá ser encontrado no seu corpo um pequeno trapezoedro, um tipo de prisma raríssimo cuja luz refletida não produz sombra, e que pode ser usado para aprimorar armas mágicas e especiais. Cada trapezoedro concede a um personagem o equivalente a 20 PEs apenas para aumentar os poderes de um objeto mágico.

Como o adamanchelid, existe também uma versão maior e mais poderosa do adamantoise, chamada long gui. Estes são provavelmente as bestas mais poderosas a caminhar sobre Pulse, possuindo cascos ainda mais grossos e presas ainda mais fortes e longas, além de alguns poderes mágicos naturais. Felizmente, eles parecem estar extintos, uma vez que é bastante difícil encontrá-los pelas planícies do planeta – isto é, pelo menos até um certo requisito ser cumprido…

Escala Sugoi. O adamantoise pertence à escala Sugoi, o que quer dizer que tem algumas Características multiplicada por 10 quando enfrenta oponentes da escala Ningen.

Armadura Extra. O adamantoise possui um casco muito resistente, e, além da escala aumentada, ainda possui Armadura Extra contra Força, Poder de Fogo e Magia.

Ataque Amplo. O ataque padrão do adamantoise é uma poderosa pisada que causa um grande tremor no chão, como um pequeno terremoto, acertando todos aqueles que estiverem à distância de um ataque com Força simultaneamente. Uma esquiva bem sucedida confere apenas um bônus de +2 na FD – não é possível se esquivar completamente deste ataque, a menos que o personagem esteja voando ou sem contato com o chão de alguma outra forma

Ataque Especial (PdF – Amplo, Paralisante). O adamantoise é capaz de emitir um poderoso rugido que atordoa os seus adversários. Ele segue as regras de um Ataque Especial com PdF, adicionado das vantagens Amplo e Paralisante. Também não é possível se esquivar completamente deste ataque, mas um teste bem sucedido concede um bônus de +2 na rolagem de FD.

PVs Extras. O adamantoise possui a vantagem PVs Extras x6, somando ao todo 100 PVs (ou 1000 PVs em escala Ningen).

Terremoto. O adamantoise pode usar a magia Terremoto como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs.

Ponto Fraco. O ponto fraco do adamantoise são as suas pernas dianteiras. Elas possuem R6, 50 PVs, as vantagens PVs Extras x4 e Energia Extra 1, e pertencem à escala Ningen, o que quer dizer que é mais fácil para um personagem comum causar dano nelas. Caso as duas sejam reduzidas a 0 PVs, o monstro cairá de bruços no chão, ficando imóvel e Indefeso, além de reduzindo temporariamente a escala da suas defesas para Ningen. A queda também o atordoará por uma rodada, e ele ainda levará outras duas para usar a Energia Extra em cada perna e se levantar novamente – se conseguir derrubá-lo, é bom agir logo!

Long Gui. O long gui possui a mesma ficha e habilidades especiais do adamantoise, mas pertence à escala Kiodai ao invés de Sugoi – se encontrar um deles por aí, a melhor opção é correr pela sua vida! As suas pernas pertencem à escala Sugoi, e é a ela também que ele é reduzido caso seja derrubado. Além disso, é capaz de usar o feitiço Brilho Explosivo como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs (arredondado para cima). Por fim, quando um deles é derrotado, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2 ou 3, poderá ser encontrado no seu corpo um pequeno trapezoedro, que vale 20 PEs para aumentar os poderes de um objeto mágico; e caso caia 4 ou 5, serão encontradas algumas gramas de matéria escura, equivalentes a 10 PEs para os mesmos fins.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Lipe disse:

    Estou tentando continuar os Final Fantasy faz muito tempo. O último que joguei era pra SNES ainda. Mas esses monstrengos são um desafio e tanto para uma aventura, hein!

  2. Serial101 disse:

    Mal lhes perguntem. Vocês gostam mesmo de lutar com monstros que nada mais são que centenas de pontos de vidas para ser desbatasdos?
    Digo, não seria mais eficiente ele ter bastante armadura e talvez armadura extra ao invez de ter 8x de pontos de vida extra?
    afinal de contas ficar 20 minutos no ataco, ele me ataca, ataco até acabar 120pvs pra mim é uma perda de tempo inacreditavel.
    Se for levado em conta que o que eles falam na DS é pra multiplicar por 5 os pontos de vidas esses ai teriam mais de 600pvs cada. O.o
    E uma coisa que eu não gostei no texto. Por que você coloca que as versões mais fortes só parencem extintos “– isto é, pelo menos até um certo requisito ser cumprido…” e não diz qual seria esse requisito? Se a pessoa não jogou o jogo é por que não jogar e nem vai saber se você não contar e se já jogou não vai ligar por que já sabe.

  3. BURP disse:

    Então, a idéia era adaptar esses bichos do FF13, e eles seguem mais ou menos essa descrição que eu dei aí. É um tipo de bicho como outro qualquer, alguns podem ter Armadura alta, outros muitos PVs =P Eu nem li a DS ainda, na verdade, então não sei bem como é essa história de multiplicar os PVs por cinco…
    Sobre a parte do “certo requisito”, eu não entrei em detalhes porque tem mais a ver com alguns elementos do jogo mesmo, com uma side quest que tem nele e tal. Como o meu objetivo era mais adaptar os bichos, não o jogo todo, não achei necessário mesmo – cada mestre pode colocar eles em jogo como achar melhor, inclusive em outros cenários, decidindo o requisito que quiserem pra eles aparecerem, ou mesmo não botar requisito nenhum, só botando eles pra andarem por aí =P

  4. Kuro disse:

    Pelo que fala na DS, os PVs deles estão até meio baixos. Tem que considerar que sim, lutar com eles PODE ser legal, porque em FFXIII os personagens possuem meios de causar muito mais dano (triplicado no caso da adaptação da DS).
    E a adaptação não é um detonado, nem sempre você pode sair spoilando e dizendo detalhes minunciosos, por isso que na DS só foi adaptado o sistema de combate e aqui um tipo de monstro. Se você PRECISAR dessa informação, não tem jeito, pode achar ela fácil nos muitos sites sobre FF ou na wikia.

  5. Olá, Defensores.
    Vim parabenizar o artigo, que ficou muito bom, ao meu ver.
    O nosso amigo Serial101 se mostrou deveras contrario ao modo de batalha “Paradigma”, exposto na DS #34 para 3D&T (além de protestar na resenha do meu blog, veio expor sua opinião aqui também).
    Pois bem, concordo com o nosso amigo Kuro, que disse “[…]E a adaptação não é um detonado…”, eles adaptaram o que podia ser adaptado dando ao sistema de batalha uma nova e divertida opção. Há pessoas que gostam do desafio, e entrar em conflito com esse tipo de “opinião” é meio que desnecessário, já que cada mestre narra aquilo que seus jogadores gostam.
    Eu mesmo poderia adaptar as regras de TODO O MANUAL ALPHA ao gosto dos meus jogadores. Isso se chama “Regra de Ouro”. Por isso, creio que bater, esquivar, bater, esquivar, bater e esquivar de novo pode ser bem interessante, se for do gosto de cada um.
    Espero ter exposto a minha opinião de uma maneira clara e não ofensiva.
    Para quem quiser ver, resenha da DS #34 no Blog Tormenta da Vez (parceiro do Defensores de Tóquio): http://www.tormentadavez.wordpress.com

Deixe uma resposta