Alteria, um mistério na Orla Exterior

Alteria é um planeta situado no sistema solar da Orla Exterior de uma Galáxia muito, muito distante… Ao mesmo tempo, Alteria é um cenário de uma campanha, para 3D&T, com alguns integrantes do Defensores de Tóquio. A campanha ainda não começou, embora quase todos os cinco ilustres jogadores já tenham criado seus personagens; no momento, estamos no processo de criação do mundo, com base em artigos escritos por mim, que sou o mestre, e pelos jogadores, na página do planeta no Multiply — aliás, a campanha desenrolar-se-á naquela página, em arcos e atos, à semelhança das campanhas via Multiply do Ranger Macabro.

O planeta Alteria.

O planeta Alteria.

Alteria localiza-se em um sistema solar bastante remoto na Orla Exterior, longe das poucas rotas de navegação interplanetárias da região. O planeta também é protegido por diversos cinturões de asteróides, alguns em órbita em torno do sol local, Okrin, e um em órbita em torno de Alteria, resultado do choque entre duas antigas luas do planeta. Seu sistema solar apresenta mais quatro planetas, um quentíssimo planeta rochoso próximo do sol, e três gelados gigantes gasosos mais afastados. Devido a diversos fatores como a distância média  desses planetas com o sol, Alteria é o único do seu sistema suportando vida orgânica.

Alteria possui cinco grandes extensões de terra (ou continentes): a grande Otheark, conhecida como Terra-Mãe; a desértica Amerasu; a chuvosa Golbadar; a montanhosa Svabaahd, no extremo sul e Hokki, ao norte, separada das demais pelo Grande Mar do Norte. Alteria é mais fria que a Terra, e mesmo nas terras mais quentes de Amerasu e Golbadar, a temperatura não chega aos 30°C; em Svabaahd, no Mar Circundante que envolve suas terras, e em Hokki, o inverno é terrivelmente rigoroso. Vale lembrar que em Alteria, as estações do ano dão-se em toda a sua extensão, uma vez que o eixo de rotação do planeta e o eixo da órbita são praticamente perpendiculares.

A espécie senciente dominante em Alteria são os ortheos, uma variação local dos seres humanos, habitando majoritariamente Otheark, embora possam ser encontrados em todos os cinco continentes. Outras espécies sencientes, como os leporídeos, os eocs, os leguans e os grongarks, vivem em Alteria, em populações dispersas e/ou concentrados em poucas regiões. Os dragões, ou saurkros, são os maiores predadores do planeta, répteis alados temidos pela sua ferocidade e pelos poderosos sopros que utilizam contra suas presas. Mas existem maravilhas e perigos em todos os cantos do planeta, como os pequenos e terríveis primples canibais.

Em Otheark pode-se encontrar diversas cidades-estado independentes, porém cada vez mais unidas pelo comércio e pela fé da Igreja de Siety. Em Amerasu, o Império de Faljur tem os sacerdotes dos Deuses Antigos em alta conta, apesar dos ocasionais conflitos com os feiticeiros da Torre do Dragão Espiralado. Golbadar é a terra natal dos eocs e leporídeos, que vivem do comércio com os ortheos colonizadores da Terra-Mãe. Em Svabaahd os leguans escondem-se das tribos de ortheos locais e dos dragões de titânio, enquanto em Hokki os intimidadores grongarks vivem em tensão com os ortheos caçadores e pescadores que vivem no litoral.

Montanhas Nokkor, onde localiza-se a Catedral de mesmo nome, sede da poderosa Igreja de Siety.

Montanhas Nokkor, onde localiza-se a Catedral de mesmo nome, sede da poderosa Igreja de Siety.

A magia em Alteria, como era de se esperar, é apenas uma manifestação da Força que permeia toda a Galáxia. Porém, os alterianos não sabem disso, e acreditam que a força de vontade e/ou a fé, canalizadas, alimentam as mágicas que eles utilizam. Os mais próximos de enxergar a verdade são os apóstatas do Círculo Prismático, porém eles são considerados hereges em toda Otheark pelos eclesiastas da Igreja, por decisão da própria sede, a Catedral de Nokkor, situada nas montanhas ao extremo sul.

Como dito anteriormente, Alteria ainda está em desenvolvimento. Alguns aspectos do cenário podem ser revistos, e novas informações podem ser acrescidas. Vocês podem perceber que se trata de uma ambientação fantástica sob a ótica do universo Star Wars. Teremos outros artigos depois, trazendo mais detalhes sobre o planeta, sua criação e a campanha por iniciar.

Uma inspiração para Alteria é o filme Ewoks: a Batalha de Endor; além dos ewoks terem sido uma leve inspiração para os eocs, em Alteria algumas naves caídas, abatidas pelos asteróides em volta do planeta, podem ser encontradas esparsamente. Um Jedi de nome Galdar foi considerado Messias, e em nome da fé que ele proferiu, fundou-se a Igreja de Siety.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Anão Defensor disse:

    ih maneiro véio ^^, tava acompanhando por alto lá no QG, ficou maneiro.

Deixe uma resposta