Temple of Shadows: sua aventura de RPG pelo Angra

O Nume começou com essa idéia ainda no ano passado, quando criou ganchos de aventura baseados em títulos de músicas de álbuns do AC/DC e do Metallica; inclusive, um dos ganchos tornou-se uma aventura completa pelas mãos de um dos leitores. Como esse exercício é muito legal, decidi retomá-lo, e convido os demais a toparem a ressurreição da idéia. Para a reinauguração, venho com Temple of Shadows, do Angra: os nomes das músicas são deveras inspiradores.

??1. Deus Le Volt!

Chega à pequena cidade um tipo estranho, que se diz estudioso dos fenômenos naturais, e começa a relatar em palestras suas descobertas sobre a eletricidade; porém, seu ponto de vista fere algum dogma da conservadora religião local. O estudioso, temendo represálias da religião local ou mesmo de membros mais devotos da população, decide contratar os personagens para resguardar sua segurança em sua missão pela verdade, envolvendo-os em seu conflito sobre a verdadeira natureza da eletricidade.

2. Spread Your Fire

Um piromaníaco está incendiando diversas mansões de nobres da grande cidade, e estes conclamam os personagens a impedir tal lunático, prometendo uma grande recompensa. Porém, em sua investigação, eles esbarram em alguns podres dos nobres para com a população local, e que o piromaníaco, agindo em nome de um grupo de rebeldes, fora duramente humilhado e massacrado por um dos nobres anos atrás. De que lado eles ficarão nesse confronto de abusos e represálias violentas?

3. Angels And Demons

Uma grande cidade vive movimentada durante o dia, mas é o palco de uma guerra velada durante a noite. Descendentes de anjos e de demônios brigam para exterminar seus inimigos, sem despertar a atenção das autoridades e de possíveis heróis. O único que sabe sobre o conflito e não pertence a nenhuma das facções foi amaldiçoado por ambas, e precisa da ajuda dos personagens para quebrar o encanto e parar com os ataques; entretanto, ele precisa das lágrimas de um verdadeiro anjo, e do sangue de um verdadeiro demônio.

4. Waiting Silence

O galo não canta, e toda uma grande e outrora barulhenta cidade acorda muda! Ninguém consegue emitir som algum, nem mesmo os objetos quando caem no chão o fazem. Por escrito, os aventureiros são chamados à ação. Será que algum dos experimentos do mago, da torre no centro da cidade, deu errado? Foi uma maldição divina imposta como punição, ou a terrível fera destruidora de sentidos despertou de seu lendário torpor?

5. The Temple Of Hate

Em uma comunidade formada às voltas de um antigo templo, recentemente passou a reinar a discórdia e o rancor. Brigas tornam-se cada vez mais frequentes e sérias, e quando ocorre o primeiro assassinato o valente clérigo da pequena igreja, bem afastada do templo, decide pedir ajuda aos personagens que estão de passagem. O que eles só saberão após explorar as catacumbas, é que a razão para a repentina mudança de comportamento dos cidadãos reside em um outro grupo de aventureiros, que há poucos dias também adentraram o templo e fizeram suas pilhagens.

6. The Shadow Hunter

Existe uma velha crença de que as sombras, mais do que apenas o contraste luminoso das pessoas, são o que alimentam suas vontades e mantém suas crenças reforçadas contra as loucuras além da imaginação. Um culto aos deuses alienígenas consegue invocar uma entidade ladra de sombras, e com seu apoio passa a dominar vários habitantes. Os poucos de mente intacta contatam os personagens, esperando por sua ajuda. Como eles lidarão com o enviado aberrante que tentará caçar suas sombras para que o culto os converta?

7. No Pain For The Dead

Devido a uma distorção de energias mágicas, chove ácido continuamente em uma vila e seus arredores, impossibilitando seus habitantes de trabalhar ou mesmo sair de suas casas sem a devida proteção. Um mago recém-chegado garantiu dar um jeito no problema, com uma mágica que os tornará imunes à chuva ácida. Entretanto, o que eles não sabem é que o tal mago pretende se tornar um lich, quer tomar as almas dos aldeões para o ritual de sua filactéria, quer seus corpos para compor um exército de mortos-vivos, e construir sua torre definitiva ali, para contar com a chuva ácida como um fator de defesa. Um dos aldeões descobre o plano e foge, porém quando encontra os personagens ele está muito além de qualquer cura; seu pedido de ajuda faz entender que eles devem parar a chuva ácida e fazer voltar a vida dos seus vizinhos ao normal.

8. Winds Of Destination

Os personagens chegam a um lugar do qual nunca ouviram falar ou mesmo viram registrado em mapas: o Vale dos Ventos. Bucólico e habitado apenas por uns poucos fazendeiros, o Vale é um reduto de paz e tranquilidade, até que um terrível monstro desperta nas cavernas e começa a atacar os animais. Os aldeões pedem a ajuda dos heróis, mas estes podem vir a descobrir algo surpreendente que envolve a verdadeira natureza do monstro e o mistério do Vale dos Ventos.

9. Sprouts Of Time

Manipular o tempo sempre é perigoso, ainda mais quando não se sabe exatamente o que se fez. Repentinamente, os personagens são pegos por uma fenda temporal, e descobrem que o fluxo do tempo foi afetado pelas ações de um mago aspirante a crononauta. Porém, eles devem ser rápidos, pois os frutos de suas trapalhadas estão literalmente germinando, contaminando os acontecimentos do passado ao futuro, e as consequências poderão ser drásticas!

10. Morning Star

O mangual de um grande herói do passado foi encontrado pelos personagens. Sua história e poderes estão presentes nas lendas do antigo campeão, porém a mágica do artefato enfraqueceu-se com o passar das eras. Para reabastecer o mangual, é preciso que os personagens viajem até a alta e longínqua Montanha da Solidão, e alcancem seu topo, para que o artefato seja banhado pela última estrela do anoitecer, a única Estrela da Manhã — o mesmo nome do lendário mangual. Entretanto, a Montanha da Solidão é habitada pelos mais terríveis e poderosos monstros, de modo que chegar ao cume será um desafio digno do grande herói.

11. Late Redemption

Um antigo vilão arrependeu-se de seus terríveis atos do passado, e quer contar com o apoio dos personagens para consertar os estragos que fez. Entretanto, talvez seja tarde demais para reparar aquilo que pode muito bem ser irreparável. Poderá ele lidar com coisas tão complicadas, e que ele antes achava indignas de atenção, como a dor pela morte estúpida de um ente querido, e a amarga sensação de ver uma valiosa empresa destruída por nada?

12. Gate XIII

“O décimo terceiro portal”, repete sem parar a velha vidente do vilarejo. Quando os personagens estão comemorando na taverna, a velha irrompe pelo salão esbravejando a mesma fala de sempre. Se eles manifestarem interesse, ela contar-lhes-á uma grande história de um tesouro perdido, capaz de arruinar o coração dos homens, a menos que eles encontrem o tão citado décimo terceiro portal. Afinal, que grande mistério é esse?

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Di Benedetto disse:

    Cara, não é exagero dizer que esse álbum marcou a minha adolescência. ( "Marcou", por que hoje em dia não o escuto mais, apesar de ser um bom álbum)
    Eu gostei dos ganchos, mas divergem da parte "histórica" do CD que fala do épico de um cruzado (o tal Shadow Hunter) que relega sua visão católica, casa com um muçulmana, funda um nova religão e é consequentemente assasinado pela Igreja.
    Adaptar o álbum como uma campanha na Idade Média também seria uma puta idéia foda.
    Deixo aqui os links pra quem quiser saber mais sobre a ambientação do Temple of The Shadows:
    http://crazymoor.wordpress.com/2007/11/28/deus-le
    http://whiplash.net/materias/cds/003849-angra.htm
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/63716/

  2. Mestre Urbano disse:

    Ótima, fico doido….

  3. Fernando del Angeles disse:

    Acho que fica bem melhor fazer os ganchos em cima da letra da música e não só no titulo, que alçgumas vezes são bem distintos… O temple of shadows por exemplo é um album conceitual, ele conta uma historia, bem bacana por sinal.

    • Mas eu acho que essa é a graça, não? Se for feito baseado na letra acho que fica muito previsível, e aí acaba a surpresa da aventura para quem a conhece. O título permite viajar um pouco mais.
      Mas é claro que as letras também podem ajudar na inspiração, mas particularmente preferi apenas os títulos.

      • joepalada disse:

        Eu comecei uma campanha baseada no Temple of Shadows há um mês mais ou menos. Mas as idéias ficaram bem diferentes das montadas aqui.
        De qualquer forma, o álbum em questão é maravilhoso.

Deixe uma resposta