Condições de Ferimento

Apesar do 3D&T ser voltado para campanhas exageradas e de fantasia, já vimos que dá sim para jogar campanhas realistas com ele – a própria equipe da DragonSlayer já trabalhou com essa idéia, apresentando um conjunto de regras opcionais para campanhas mais mundanas na adaptação de Kick-Ass. Expandindo ainda mais essas idéias, apresentamos aqui as regras de Condições de Ferimento, já presentes em outros jogos.

Condições de Ferimento 1Conforme o personagem sofre dano, a dor, os ferimentos e o cansaço dificultam a luta. Dessa forma, de acordo com a quantidade atual de PVs que um personagem se encontra, pode ser imposta nele uma Condição de Ferimento. As condições são:

  • Ferido (metade dos PVs totais, arredondando para baixo): as feridas do combate começam a atrapalhar seu desempenho. Você recebe -1 em Força, Poder de Fogo, Armadura e testes (incluindo Esquivas), até se curar.
  • Perto da Morte (PVs iguais a Resistência): seus ferimentos são letais, deixando mais difícil continuar lutando. Você recebe -2 em Força, Poder de Fogo, Armadura e testes (incluindo Esquivas), até se curar (não cumulativos com os redutores por estar Ferido).

Experiência e Condições de Ferimento:

Caso as Condições de Ferimento sejam usadas, recomenda-se proibir comprar uma Recuperação Espantosa de PVs com Pontos de Experiência. No lugar disso, recomenda-se usar o seguinte efeito:

  • Esforço Sobre-Humano: você pode gastar 1 PE para não sofrer os efeitos das Condições de Ferimento até o fim do combate. Quaisquer redutores voltarão assim que o combate terminar.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Tuxo disse:

    Mais ein?! Armadura-1?! Não faz mais sentido habilidade sofrer um negativo do que poder de fogo ou Força? (Até entendo força, mas poder de fogo? Seria mais dificil de mirar ou algo assim?)
    Habilidade são mais os reflexos das pessoas, é mais comum que ele sofra um negativo do quê Armadura e Força. A ideia é até que boa mas.. caramba! São muitos negativos só por ficar com metade dos Pvs
    Força-1 (10 PEs)
    Armadura-1 (10 PEs)
    Pdf-1 (10 PEs)
    Esquivas-1 (5 PEs)
    É tipo… -20 PEs apenas por ter chegado a metade dos pvs, além de suportar a perda de dano o jogador tem que suportar a perda de atributos.
    Seria mais legal uma tabelinha com os tipos de ferimentos e desvantagens eles poderiam dar no meio do combate (Como quebrar ou perder um braço ou uma perda muito rapida de sangue)
    Ficou generico demais o.o/

    • Kuro disse:

      Sim, são redutores bem cruéis, mas lembre-se que são para campanhas realistas, que são mesmo mais cruéis que campanhas heróicas. Seria mesmo um perigo a mais para os jogadores, aumentando o desafio. Esse tipo de tabela que você disse são mais tabelas de Críticos, e não foi minha intenção com esse artigo. Quanto aos redutores nas Características, escolha sua explicação favorita lol
      Explicação longa e complicada: Em PdF faz sentido sim, porque fica mais difícil manipular a arma ou mesmo se concentrar para mirar sentindo dor e gravemente ferido. Lembre-se que Habilidade é uma Característica muito genérica, ela não é só os reflexos, é também a capacidade de raciocínio e entre outras coisas, por isso é melhor colocar um redutor nos testes envolvendo agilidade do que na característica em si. E quanto a Armadura, ela pode representar não só um equipamento, mas sua capacidade de se defender, por isso o redutor;
      Explicação curta e simples: seria bem mais fácil colocar os redutores na FA e na FD, mas a tendência da Edição Alpha é reduzir as Características, já que isso também afeta os Acertos Críticos.

  2. Rocket Rider disse:

    Dan, legal e simples essa ideia. Gostei.
    Como sugestão: os PVs de perto da morte (PVs = R), que são os ultimos a serem tirados e os primeiros a serem curados, poderiam custar o dobro do tempo, de PMs (para magias) ou de itens que os PVs normais, como se representassem um dano mais grave.

  3. RAFA disse:

    Ei kuro você não tem uma adaptação de Zatch bell, poderia posta-lo aqui!

Deixe uma resposta