Old Dragon está chegando

A cena do RPG Nacional está mais movimentada do que nunca. Entre o lançamento do gigantesco Tormenta RPG e todos seus suplementos, relançamento da linha 3D&T, e diversas linhas de RPG mais alternativos como Opera (agora ReOps), Tagmar, Daemon entre outras, uma linhagem de novos RPGs nacionais se destaca: os RPGs Oldschool. (Escolavéia para os mais íntimos)
O Old School é um nicho emergente de RPG que tem tomado cada vez mais força. Ele é a união de uma metodologia Indie, publicação própria, quase de fundo de garagem mesmo, com uma temática nada Indie: Fantasia Medieval mais clássica impossível!
A ideia por trás do RPG Old School é recapturar a emoção dos primeiros RPGs. Ou melhor, do primeiro contato que os RPGistas tiveram com seus RPGs originais. Os personagens que eram somente uma coleção de atributos rolados aleatoriamente dando porrada nos monstros em uma dungeon, os testes de resistência para evitar a morte certa, ganhar XP e tesouro, avançar de nível e coletar items mágicos. Uma era mais simples, sem dramas de interpretação, sem cenários cheios de conspirações  e segredos, sem complicações desnecessárias. Aqui temos dois exemplos recentes desse estilo: o Mighty Blade de Tiago “Coisinha Verde” Junges e o Old Dragon de Mr Pop e Fabiano Neme que está sendo lançado agora.
O Mighty Blade é extremamente simplificado, lembrando mais o sistema Dungeoner com pouquissimos atributos (força, agilidade, inteligência e vontade) e super fácil compreensão. É possível começar a jogar depois de ler meia duzia de páginas do livro básico, me parece ideal para iniciar um grupo no RPG. Quanto à produção do livro, é muito bem feita, 82 páginas A4, com excelentes ilustrações de Domênico Niemayer que evoca exatamente os primeiros módulos de RPG. O livro peca um pouco no texto, sendo visível a falta de uma revisão detalhada, mas nada que prejudique a compreensão das regras. Ele pode ser baixado completo do site ou comprado em edição impressa por 20,00R$
Já o Old Dragon, pelos previews que vi até agora (essa página foi enviada para nós darmos uma olhada*), é um jogo muito mais orientado para jogadores saudosistas, não pela temática ou complexidade das regras, mas por tentar chegar mais próximo das regras do D&D original, é um retroclone (os atributos são os mesmos do D&D). Não deixa de ser uma boa forma de introduzir jogadores iniciantes, principalmente se seu sistema de escolha for alguma versão de D&D. A produção é magnífica, o texto é excelente e as regras transparecem muito bem. Muito bem editado. As ilustrações do Dan Ramos são outro ponto alto do livro. Com 150 páginas em formato A5, é mais prático e portátil. Uma versão introdutória, igual à completa mas limitada ao quinto nível, pode ser baixada do site, e a versão impressa está em pré venda por 19,90R$.
* Outros blogs que receberam previews do Old Dragon:
Paragons
WorldRPGFest
Taulukko
Vorpal
Acaraé  com RPG

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. eba, o preview q faltava! valeu!

Deixe uma resposta