Sobre a Super-Powered by M&M

Por Chris Pramas
Tradução de João Paulo Francisconi
Como há muito os fãs sabem, a Green Ronin vem administrando um dos mais bem sucedidos programas de licença OGL, a M&M Superlink, desde os primeiros dias de Mutantes & Malfeitores. Com o anúncio da terceira edição de M&M, àqueles que publicam sob a Superlink naturalmente procuraram saber se nós iríamos continuar o programa. A resposta curta é sim, assim como nós valorizamos o suporte da comunidade Superlink de M&M. Nós, no entanto, vamos fazer algumas mudanças. Não se preocupe – elas devem fazer as coisas mais fáceis para todo mundo. Vou detalhar nossos planos aqui e então nós vamos providenciar a nova licença de trademark e um logotipo assim que chegarmos próximos do lançamento. Então é isto que estamos fazendo:

  • O novo programa é chamado Super-Powered by M&M. Nós estamos mudando o nome para tornar claro quais produtos são compatíveis com Mutantes & Malfeitores terceira edição. Se você ver um logotipo da M&M Superlink, saberá que esse produto é para uma edição antiga.
  • Nós vamos aproveitar esta oportunidade para colocar o programa de licenciamento de M&M no padrão do True20 Adventure Roleplaying. Isto significa que teremos uma Licença de Trademark para Super-Powered by M&M que os editores terão que assinar e nós mandar. Também significa que estamos acabando com a parte de aprovação do processo. Editores não terão mais que esperar que um funcionário da Green Ronin aprove produtos de agora em diante. Nós acreditamos que a comunidade possa cuidar de si mesma.
  • A Licença de Trademark do Super-Powered by M&M será muito similar à Licença de Trademark do True20 Adventure Roleplaying, então você pode dar uma olhada em http://true20.com/licensing-true20.php para ter uma idéia de como vai ficar. Uma clausula que estamos adicionando diz respeito a companhias que violaram a licença M&M Superlink. Basicamente, se nós banimos você da Superlink, você não poderá usar a Licença de Trademark do Super-Powered by M&M.
  • Nós vamos fechar o programa da M&M Superlink neste verão [N.T.: Inverno aqui no Brasil]. Nós não vamos aprovar quaisquer produtos submetidos após 31 de Julho de 2010. Você pode continuar vendendo seus produtos Superlink existentes.
  • Você poderá publicar produtos Super-Powered by M&M a partir de 1º de janeiro de 2011. Nós procuramos ter certeza que todos terão uma chance de digerir as novas regras antes de criar novos produtos para elas.
  • Nós sugerimos editores que procurem ter uma vantagem em começar seus produtos a conseguir o DC ADVENTURES Hero’s Handbook neste verão [N.T.: Novamente, inverno no Brasil]. Desde que este jogo e M&M3 compartilham as mesmas regras, você poderá ver o sistema em ação antes que M&M3 seja lançado.

Basicamente é isto. Fiquem ligados para mais notícias sobre a Super-Powered by M&M nos próximos meses.
Chris Pramas

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Rodrigo Elutarck disse:

    A unica pergunta que me vem a cabeça é: Será que o DC Adventure bla bla será publicado aqui em portugues? pois não tenho pleno dominio do inglês. E será que o M&M3 também será publicado aqui em português?

    • Tek disse:

      Não acho impossível, mas a curto prazo acho improvável.
      Até porque a Jambô teria muitas linhas "genéricas" para cuidar, e elas acabariam competindo entre si.

  2. Arquimago disse:

    Bom, foco na edição nova, mas sem matar a antiga.

  3. Talude disse:

    Não acho difícil que a Jambô publique primeiro o M&M3 e depois o DC Adventures, isso se for acordado com a Panini, claro. Ou de repente a própria Panini publica, acordado com a Jambô.

  4. Nume Finório disse:

    Cara, não sei de nada, mas não vejo isto desta forma. Normalmente este tipo de licença é separada. Assim, IMHO, se a Panini pagou pelos direitos de publicação dos QUADRINHOS do Univeso Marvel e DC no Brasil, eles não tem nada a ver com o RPG de qualquer das franquias.

  5. Tiago Lobo disse:

    Eu ando por fora dessa questão de licensiamento, mas *acho* que o Nume tá certo. Tenho a impressão que as licensas são separadas por mídia. Mas posso ter dito uma grande bobagem também, vai saber.

  6. "neste verão [N.T.: Inverno aqui no Brasil]. "
    É inverno numa parte do Brasil e verão no Norte, acredito que no Nordeste também.
    Gilson, das Terras Quentes do Norte

  7. rangelfisica disse:

    Sempre é verão no nordeste ! rsrsrs
    Mas isso quer dizer que se a jambô quiser lançar um suplemento feito por ela mesmo para a segunda edição não poderá fazer ? Terá que migrar obrigatoriamente para a terceira edição ? Acho que isso vai matar a segunda edição. E como isso afeta as traduções ?
    Tambem significa que qualquer um pode escrever um suplemento para a terceira edição, colocar um selo "Super-Powered by M&M " e tudo bem ? não precisa mandar uma copia para ser aprovada ?

  8. Cloud_Lima disse:

    Caras, agora uma coisa que nunca consegui sacar sobre a M&M Superlink é o seguinte: ela funciona como a OGL do d20 System (ou seja, posso usar as regras à vontade, até mesmo fazer um livro autônomo) ou como a Licensa d20 (posso apenas fazer livros que dependam do módulo básico)?
    Alguém pode esclarecer?

Deixe uma resposta