Aliança Negra: Thwor Ironfist e a estruturação do império goblinóide

A Aliança Negra dos Goblinóides formou-se em 1385 no calendário artoniano quando Lenórienn caiu para os exércitos combinados dos bugbears e hobgoblins. Mais tarde, outras raças se uniram aos exércitos da Aliança Negra em sua conquista dos reinos humanos do sul, cada uma com suas próprias funções.
Em poucos anos Thwor Ironfist, o poderoso líder profetizado da Aliança Negra, conquistou todo o continente sul de Arton com excesão da poderosa cidade-fortaleza de Khalifor. De acordo com a história oficial apresentada nos livros básicos, Thwor passou anos planejando a conquista da fortaleza: reunindo e treinando tropas e construindo máquinas de guerra e cavando túneis subterrâneos que o levariam diretamente para dentro da cidade. Toda essa preparação permitiu que as perdas de tropas fossem reduzidas ao mínimo.
A conquista de Khalifor aconteceu em 1400. No novo Tormenta RPG, ambientado em 1405, a Aliança Negra inicia sua campanha de conquista do Reinado. O que surpreende mesmo nesta história é como existe tanta gente questionando os motivos para Thwor não ter conquistado a outra metade de Arton ainda. Como se só porque ele é o escolhido de Ragnar as coisas viessem fácil…

Um bom general sabe quando se apressar…

Vamos voltar um pouco no tempo. 1385, Lenórienn cai após 400 anos de guerra contra os hobgoblins. Neste momento, mesmo sem maiores informações oficiais, dá para deduzir que cada reino humano no continente devia estar livre de grandes conflitos desde a Grande Batalha, o maior conflito armado da história de Arton.
Claro que devem ter existido conflitos armados e guerras: um duque rebelde aqui ou dois príncipes brigando pelo trono acolá, vários conflitos de fronteira mas, nada digno de citar na história resumida contada nos livros básicos. O que deixa para Thwor e sua recém-criada Aliança Negra, que contava com exércitos experientes dos hobgoblins e bugbears com moral alta pela vitória sobre os elfos além de numerosas máquinas de guerra, vários reinos humanos com exércitos reduzidos e desacostumados ao combate para conquistar.
Não é preciso ser um gênio militar para concluir que o momento estava a favor da horda goblinóide e que a conquista rápida de todo o continente era a única alternativa: se os humanos tivessem tempo para preparem-se haveria uma nova Infinita Guerra. Thwor atacou rapidamente os reinos humanos e os destruiu como instituições capazes de oporem-se militarmente ao seu domínio.
Até que chegou a Khalifor.

…E também o momento de esperar

Não acho que Thwor esperou tantos anos para conquistar Khalifor só para evitar um derramamento de sangue. O problema não era Khalifor, mas os reinos humanos que ficavam após as muralhas da última cidade-fortaleza do sul. O fato é que, para conquistar o Reinado, os exércitos combinados da Aliança Negra não seriam suficientes. É necessária a força econômica de um império.
A Aliança Negra, assim como o Reinado, é uma aliança política que reúne diversas raças e culturas sobre seu domínio. Com a conquista completa do continente sul tem-se a necessidade de organizar a divisa das terras entre os componentes dessa aliança política e a implantar uma nova ordem social nestes lugares. Sabemos, por exemplo, que a cidade de Lenórienn foi rebatizada como Rarnaakk e agora serve de capital para o reino dos hobgoblins na Aliança Negra. Se os hobgoblins possuem um reino é possível inferir que outras raças goblinóides tenham o mesmo privilégio.
Tornar estes reinos em potências econômicas capazes de sustentar uma invasão ao Reinado provavelmente tomou muito tempo aos líderes da Aliança Negra. Se é que conseguiram.
Há também, claro, a questão do desenvolvimento da magia pelos goblinóides. Na série em quadrinhos Dungeon Crawlers os hobgoblins aparecem pesquisando e conjurando magias de nível elevado como Desintegração através da pesquisa das relíquias de Lenórienn. Quem sabe o quê outras raças podem estar descobrindo em seus reinos pesquisando os restos das civilizações conquistadas? É fato que a magia pode ser determinante para a batalha no continente norte e o seu desenvolvimento é provavelmente outro dos motivos para a paciência de Thwor.
É de se notar também que Thwor provavelmente tem seus próprios problemas com a Tormenta, que também assola o continente sul, e que rebeliões de remanescentes e escravos devem ser comuns. Fato é que, para uma guerra dar certo, é preciso que tudo esteja em paz no seu território.

Mundo em Guerra!

A conquista de Khalifor foi o primeiro passo para a invasão ao norte, isto é fato. Sabemos que em Tormenta RPG a Aliança Negra começará seu movimento final e que outra parte da profecia se realizará com a conquista de parte do Reinado por Tapista e a instituição do Império de Tauron pelos minotauros, assim confirmando minhas suspeitas de que o rei que “… partirá sua coroa em dois…” realmente é o Imperador-Rei Thormy que fará um acordo com o Princeps Aurakas de Tapista pelo fim das Guerras Táuricas.
O próximo passo na profecia, como todos sabem, é um mundo em guerra. E com a Tormenta e a Aliança Negra agindo, quem dúvida que o mundo de Arton está em guerra?

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Flavio disse:

    Muito interesante e Intrigante, um ótimo post q fez minha imaginação como jogador começar a trabalhar freneticamente
    ^^b

  2. É, o desenrolar de mundo

  3. Cassaro disse:

    GLOBINÓIDE, Nume? Conserta aí, onegai.

  4. Caio Viel disse:

    Nossa, to com tantos ganchos de aventuras que nem sei por onde começar!

  5. Pablo Urpia disse:

    Muito boa a visão.
    E não me lembro onde li, mas Thwor, passou um período viajando pelo Reinado, inclusive por Tapista ou pela Grande Savana, não me recordo ao certo. Mas vai que ele já não estava esperando o andamento das tropas do agora Império de Tauron?
    E mesmo depois de Thormy pedir clemência a Aurakas, ai é que o negócio vai esquentar mesmo. Se eu bem me lembro, depois da coroa repartida, a guerra vai tomar a tudo e todos, até a flecha de fogo, blá, blá, blá, blá, blá, blá.

  6. Moreau do Bode disse:

    Continuando sobre a Guerra Táurica: Talvez, Thwor estivesse esperando um sinal para continuar sua investida rumo ao Reinado, e o momento certo chegou. Depois dos eventos do CeoC, OTD, Contra Arsenal e agora Guerras Táuricas, muitos estão esquecendo que ao sul existe uma ameaça real e poderosa. Cada reino está procurando de defender como pode das ameaças que estão surgindo. Depois que uma Área de Tormenta apareceu em Zakharov vários reinos começaram a questionar a proteção de seus semelhantes, deixando seus próprios reinos desprovidos de força total
    Então, se existe uma hora que a AN deve avançar, ela chegou. Reinos desestruturados, medo, intriga… 😀
    Acho que é hora de criar um elfo com colhões que vai penabundear os chifrudos e rumar contra a AN

  7. Spartanus disse:

    Twor Ironfist é esperto.
    Não sei se é a inteção dos autores do cenário ou eles estão atirando onde viram e acertaram onde não viram.
    Mas, o que o General Bugbear está fazendo é minar o moral do inimigo, ao mesmo tempo que ele estabelece sua supremacia na ponta de lança que é Khalifor.
    Quanto mais tempo o exército da Aliança Negra fica lá mais confiante ele fica, ao mesmo tempo que o moral do exército do Reinado cai, sem contar que os goblinóides devem ter batedores mapeando todos os futuros campos de batalha favoráveis à Aliança.
    Além disso, cada dia que passa é um membro novo do exército goblinóide que surge e um desertor a mais de Tyrondir.

  8. yusha reiden disse:

    Adorei o artigo !! O cenário está tomando um rumo maravilhoso !! Se antes já tinhamos coisas para fazer, agora teremos bem mais. Estamos na era Tormenta Dark Reign!!! huahauhauhauhauhuah !! A paz um dia tinha que acabar !! E eu esperava anciosamente por isso.

  9. Völz disse:

    Eu gostei do material.
    Porem algumas coisas ficaram me questionando.
    O material do forum jambo. Aliança negra passou a ser considerado oficial?
    Outra coisa.
    A mini-serie Dungeon Crawler conta de um grupo de humanos e um elfo que vão até a cidade dos elfos e descobrem que a pricesa Tania esta viva.
    No final dessa aventura deixa clçaro que o elfo da Historia iria reunir elfos para um resgate. No novo tormenta essa material sera levado em conta?
    (desde 1992 consumidor do material do trio)

  10. Lord Anderson disse:

    Contra Arsenal, Guerras Tauricas, Aliança Negra…
    Nesse rumo Khalmyr e Nimb logo logo vão ser penabundeados por Keenn na liderança do Panteão.

  11. Aiken Frost disse:

    @Völz
    "O material do forum jambo. Aliança negra passou a ser considerado oficial?"
    Não-oficialmente oficial, digamos assim. :p

Deixe uma resposta