Ícone do site RPGista

Aliança Negra: Thwor Ironfist e a estruturação do império goblinóide

A Aliança Negra dos Goblinóides formou-se em 1385 no calendário artoniano quando Lenórienn caiu para os exércitos combinados dos bugbears e hobgoblins. Mais tarde, outras raças se uniram aos exércitos da Aliança Negra em sua conquista dos reinos humanos do sul, cada uma com suas próprias funções.
Em poucos anos Thwor Ironfist, o poderoso líder profetizado da Aliança Negra, conquistou todo o continente sul de Arton com excesão da poderosa cidade-fortaleza de Khalifor. De acordo com a história oficial apresentada nos livros básicos, Thwor passou anos planejando a conquista da fortaleza: reunindo e treinando tropas e construindo máquinas de guerra e cavando túneis subterrâneos que o levariam diretamente para dentro da cidade. Toda essa preparação permitiu que as perdas de tropas fossem reduzidas ao mínimo.
A conquista de Khalifor aconteceu em 1400. No novo Tormenta RPG, ambientado em 1405, a Aliança Negra inicia sua campanha de conquista do Reinado. O que surpreende mesmo nesta história é como existe tanta gente questionando os motivos para Thwor não ter conquistado a outra metade de Arton ainda. Como se só porque ele é o escolhido de Ragnar as coisas viessem fácil…

Um bom general sabe quando se apressar…

Vamos voltar um pouco no tempo. 1385, Lenórienn cai após 400 anos de guerra contra os hobgoblins. Neste momento, mesmo sem maiores informações oficiais, dá para deduzir que cada reino humano no continente devia estar livre de grandes conflitos desde a Grande Batalha, o maior conflito armado da história de Arton.
Claro que devem ter existido conflitos armados e guerras: um duque rebelde aqui ou dois príncipes brigando pelo trono acolá, vários conflitos de fronteira mas, nada digno de citar na história resumida contada nos livros básicos. O que deixa para Thwor e sua recém-criada Aliança Negra, que contava com exércitos experientes dos hobgoblins e bugbears com moral alta pela vitória sobre os elfos além de numerosas máquinas de guerra, vários reinos humanos com exércitos reduzidos e desacostumados ao combate para conquistar.
Não é preciso ser um gênio militar para concluir que o momento estava a favor da horda goblinóide e que a conquista rápida de todo o continente era a única alternativa: se os humanos tivessem tempo para preparem-se haveria uma nova Infinita Guerra. Thwor atacou rapidamente os reinos humanos e os destruiu como instituições capazes de oporem-se militarmente ao seu domínio.
Até que chegou a Khalifor.

…E também o momento de esperar

Não acho que Thwor esperou tantos anos para conquistar Khalifor só para evitar um derramamento de sangue. O problema não era Khalifor, mas os reinos humanos que ficavam após as muralhas da última cidade-fortaleza do sul. O fato é que, para conquistar o Reinado, os exércitos combinados da Aliança Negra não seriam suficientes. É necessária a força econômica de um império.
A Aliança Negra, assim como o Reinado, é uma aliança política que reúne diversas raças e culturas sobre seu domínio. Com a conquista completa do continente sul tem-se a necessidade de organizar a divisa das terras entre os componentes dessa aliança política e a implantar uma nova ordem social nestes lugares. Sabemos, por exemplo, que a cidade de Lenórienn foi rebatizada como Rarnaakk e agora serve de capital para o reino dos hobgoblins na Aliança Negra. Se os hobgoblins possuem um reino é possível inferir que outras raças goblinóides tenham o mesmo privilégio.
Tornar estes reinos em potências econômicas capazes de sustentar uma invasão ao Reinado provavelmente tomou muito tempo aos líderes da Aliança Negra. Se é que conseguiram.
Há também, claro, a questão do desenvolvimento da magia pelos goblinóides. Na série em quadrinhos Dungeon Crawlers os hobgoblins aparecem pesquisando e conjurando magias de nível elevado como Desintegração através da pesquisa das relíquias de Lenórienn. Quem sabe o quê outras raças podem estar descobrindo em seus reinos pesquisando os restos das civilizações conquistadas? É fato que a magia pode ser determinante para a batalha no continente norte e o seu desenvolvimento é provavelmente outro dos motivos para a paciência de Thwor.
É de se notar também que Thwor provavelmente tem seus próprios problemas com a Tormenta, que também assola o continente sul, e que rebeliões de remanescentes e escravos devem ser comuns. Fato é que, para uma guerra dar certo, é preciso que tudo esteja em paz no seu território.

Mundo em Guerra!

A conquista de Khalifor foi o primeiro passo para a invasão ao norte, isto é fato. Sabemos que em Tormenta RPG a Aliança Negra começará seu movimento final e que outra parte da profecia se realizará com a conquista de parte do Reinado por Tapista e a instituição do Império de Tauron pelos minotauros, assim confirmando minhas suspeitas de que o rei que “… partirá sua coroa em dois…” realmente é o Imperador-Rei Thormy que fará um acordo com o Princeps Aurakas de Tapista pelo fim das Guerras Táuricas.
O próximo passo na profecia, como todos sabem, é um mundo em guerra. E com a Tormenta e a Aliança Negra agindo, quem dúvida que o mundo de Arton está em guerra?

Sair da versão mobile