O que todos esperam do D&D Insider

A Wizards of the Coast conduziu uma larga pesquisa com assinantes e não-assinantes para tentar descobrir o que os clientes esperam do D&D Insider. A pesquisa recebeu mais de quatro mil respostas e mostrou uma total concordância entre assinantes e não-assinantes do DDI: todos querem ferramentas que facilitem sua vida como mestres e jogadores.
Uma ferramenta para adminstrar toda a informação de uma campanha, customizar e imprimir aventuras, monstros e retratos de personagens. E também que permita jogar D&D através da internet. Alguma surpresa? Não acho.
Sempre que um gordinho nerd começava a aprender C++ na faculdade e estava particularmente empolgado com o RPG acaba criando uma ferramenta de amparo ao mestre de jogo, e ela quase sempre se tornava popular. Jogar RPG através da internet? Ora, vamos, não é de hoje que o RPG Online é o maior site da internet RPGística Brasileira exatamente por oferecer umas das mais populares ferramentas do tipo.
O que surpreende é a Wizards não ter sacado isso logo de cara quando pensou em fazer o D&D Insider. Fica aquela velha sensação de que, por mais que se esforçe, a empresa não consegue se orientar quando o assunto é internet.

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Daniel Anand disse:

    Ué, mas o Tabletop estava nos planos da WotC desde o princípio do D&D Insider, um ano antes do lançamento da 4a edição. Agora, ela só tem mais dados para colaborar com isso, mas não é novidade, e não é a primeira (nem primeiras) vezes que a TSR/WotC/Hasbro faz pesquisas com seu público.
    Agora, claro que os caras são ruins de software, não só de Internet. Mas as coisas estão melhorando. Não tem como comparar o Character Builder que temos hoje com o que veio com o PHB 3.0. Qualquer mestre que tenha preparado uma aventura usando o Compendium sabe o quanto ele é prático.
    De qualquer maneira, ainda espero ansioso o Character Creator/Visuzalizer/Whatever, que parece ser uma idéia bacana para ajudar na imaginação do grupo. A Virtual Tabletop da WotC não tenho pressa, o Fantasy Grounds 2 tem funcionado 100% pra mim e meu grupo até agora.

  2. Tsu disse:

    bom, não tenho o hábito de jogar pela internet (só cs na real)e na verdade nem quero. Prefiro ver meus amigos pessoalmente.
    Mas q o char builder tem facilitado minha vida, isso tem e muito. E principalmente dos players mais preguiçosos q não leram o livro, agiliza bastante.
    sei lá, já q to pagando mensalidade pra eles, eu quero serviços adicionais de qualidade.

  3. Cara, eu nem tenho tanto interesse no Visualizer, pra mim o principal é o tabletop mesmo, especialmente porque eu ainda jogo muito "presencial", conheci o Masterplan dia desses lá no Rolando20 mas mesmo assim o ideal seria ter alguma coisa da própria Wizards, já que eu tõ pagando pra ter o Insider né.
    Pra mim o que falta atualmente no Compedium é uma forma simples de montar o encontro pelo Encounter Builder e já receber todas as fichas prontinhas pra usar dentro do jogo, sem eu ter que fazer o encontro no Builder e depois ir lá no compedium pegar as fichas e juntar elas pra poder imprimir, isso já seria de MUITA valia e com certeza ia facilitar demais o meu trabalho como mestr.e.
    Agora, o Char Builder pra mim é a coisa mais importante, agente espalhou as instações pra alguns jogadores (já que ele "libera" até 5) e está todo mundo muito empolgado pra fazer os personagens ali porque é simples, rápido e você pode ficar "brincando" pra ver quais as coisas que funcionam melhor em conjunto sem ter que ficar naquela de ir passeando pelo livro ou calcular bonus, ele faz tudo pra você rapidinho, não dá mais pra viver sem ele não 😀

Deixe uma resposta