Naruto 3D&T Extra – Criando Jutsus

Criando Novos Jutsus
Aprenda a criar seus próprios Jutsus
Antes de tudo, leia atentamente todas as listas de Jutsus que são apresentadas nos próximos capítulos e tente perceber um padrão compartilhado por todos os Jutsus. Conseguiu ver? Se não conseguiu, tente novamente. Caso tenha conseguido, prossiga com a leitura e veja como é simples criar você seu próprio Jutsu. Entretanto, antes de tudo seja racional! As listas apresentam uma enorme quantidade de Jutsus e dos mais variados. Se você gostou de um Jutsu e acha que ele é bem parecido com o que deseja criar, pegue seus dados como base, mude sua descrição e nome e feito! Você tem um novo Jutsu e nem teve que calcular nada. Muitos Jutsus elementais seguiram essa premissa, o que facilitou imensamente o trabalho de adaptá-los (principalmente os Jutsus baseados no elemento água).
Tomaremos o Jutsu no quadro para termos uma base comparativa.

Katon: Goukakyuu no Jutsu
Liberação de Fogo: Técnica da Grande Bola de Fogo – Rank C
Exigências: NIN 2 e CC 1
Custo: 2 PC
Duração: instantânea
Alcance: varia com PdF
O shinobi inspira Chakra na sua boca jogando fogo nos inimigos sob a forma de uma grande redoma de chamas com raio de 3 metros e que avança em linha reta até seu alcance final. Confere +2 na FA. No clã Uchiha, quando um shinobi que consegue fazer essa técnica deixa de ser considerada uma criança.

– EXIGÊNCIAS E CUSTOS –
Primeiramente perceba que existe uma constante entre o valor mínimo cobrado em um dos Caminhos dos Jutsus (TAI, GEN ou NIN) com relação ao seu Rank. Se você ainda tem dúvida, saiba que os Jutsus seguem SEMPRE a seguinte regra de pré-requisito baseado no seu Rank: E/D = 1; C = 2; B = 3; A = 4; S = 5.
Desta forma, possuir 5 pontos em um dos Caminhos já garante ao personagem a capacidade de possuir quase todos os Jutsus possíveis daquele tipo. Da mesma forma, geralmente o custo em PC está associado com este valor. Então, o nosso Jutsu exemplo ao lado possui Rank C, o que sempre irá nos cobrar de um dos três Caminhos dos Jutsus um valor pré-requisito igual a 2, e ele também cobrará 2 PC para ser feito.
Agora que entendemos a regra geral para determinar as Exigências e os Custos, vamos às regras específicas. Nenhum Jutsu cobrará um valor pré-requisito superior a 5, nem de custo (seja PC ou PV, onde PV é mais cobrado para Taijutsus).
Alguns Jutsus podem está associados a alguma Perícia (como os Ninjutsus médicos), e cobrarão que o personagem possua a mesma para poder aprendê-lo. Outros Jutsus poderão ser versões mais poderosas de alguns mais simples, cobrando sempre como pré-requisito que o personagem primeiro possua a sua versão inferior. De forma similar, alguns Jutsus podem só ser efetivos quando outros estiverem ativos anteriormente, sendo estes então cobrados também como pré-requisitos.
Logicamente só é possível ter um Jutsu elemental se antes o personagem tenha dominado completamente o elemento do Jutsu em questão, inclusive se for Hijutsus (ver detalhes na lista pertinente).
Alguns Jutsus poderão possuir vantagens adicionais em relação a outros, ou mesmo algumas desvantagens. A presença destes fatores deverá pesar na hora de calcular o custo em PC dos mesmos. Se um Jutsu possuir algum tipo de vantagem que supere o normal para o seu Rank, confira ao Jutsu um gasto adicional de +1 no PC. O contrário deverá ser feito caso o Jutsu apresente mais desvantagens que o normal, diminuindo em -1 o custo em PC.
Caso um Jutsu seja sustentado, geralmente seu custo em Chakra diminuirá em 1 ponto. Isso acontece porque é preciso um gasto contínuo do Chakra, o que poderia prejudicar o personagem na hora de fazer um Jutsu desse tipo. Aproveitando que estamos falando de Jutsus sustentáveis e seus custos, perceba nas listas que muitos Jutsus possuem um valor de turnos de atividade variando com a quantidade de CC que o personagem possui. Isso é o que normalmente se deve fazer, mas a duração poderá variar devido a outros fatores ou mesmo possuir valores fixos. Outra coisa que muda muito é o fator de tempo da duração. Em muitos Jutsus ele estará apontando uma quantidade de turno, mas por vezes poderá haver a substituição do termo “turno” por “minutos”, “horas” ou mesmo “dias”! Em ambos os casos a determinação destas condições é muito subjetiva e não há como criar uma regra 100% correta. Mestres e jogadores devem chegar a um consenso coletivo de quais fatores serão os mais apropriados nestes casos.
– COMPREENDENDO A EXIGÊNCIA EM CC –

Excetuando-se os Taijutsus, todos os outros Jutsus sempre cobrarão como Exigência também um valor mínimo de CC. Isso se dá devido o fato de GEN e NIN sempre precisarem usar da capacidade do personagem para Controlar o Chakra. O valor mínimo de CC varia muito de um Jutsu para o outro, o que pode parecer algo bem subjetivo. Entretanto, há um raciocínio por trás da determinação deste valor mínimo.
Como o CC mede a capacidade do personagem em manipular o Chakra com perfeição, imagine que o valor a ser cobrado refletirá o quão complicado é aquele Jutsu para ser moldado. Todo Jutsu possui uma forma, e quanto mais complexa for esta forma, mais difícil será para o personagem dominá-la. É a idéia de densidade de poder. Quanto mais Chakra compactado numa forma diminuta, maior será a energia que será liberada dali, ao mesmo tempo em que o personagem precisará de ainda mais controle do seu próprio Chakra para executar o Jutsu com perfeição. Seguindo essa linha de raciocínio, pode-se perceber que é comum que um Jutsu elemental cobre uma maior quantidade de CC mínimo, pois controlar um elemento é mais complicado que o Chakra normal de um Jutsu mais simples.
Entretanto, alguns Jutsus são complicados de controlar mesmo não possuindo formas “densas”, sendo este caso bastante visível nos Genjutsus. Uma ilusão não possui forma física! Para estes casos, você deve raciocinar que o Jutsu pode não possuir forma, mas precisa ser bem manipulado para afetar com perfeição o sistema circulatório de Chakra da vítima. Quanto mais complexo for o Jutsu, mas difícil será manipulá-lo da maneira correta para torná-lo efetivo numa vítima.
Entendido os preceitos acima, podemos associar mais facilmente valores de custo mínimo em CC para os Jutsus. Se o Jutsu possuir uma forma muito simples, afetar alguma área grande, seja pouco controlável ou afete uma pessoa superficialmente (ou ao próprio usuário do Jutsu), cobre um pré-requisito de CC 1 pelo mesmo. Se as características do Jutsu começarem a ficar complexas (uma forma mais densa e definida, afetar mais profundamente as pessoas ou coisas), cobre um valor maior de CC pelo mesmo.
Poucos Jutsus cobraram CC 3, sendo mais comum o valor variar entre 1 e 2. Entretanto, TODOS os Jutsus médicos são excessivamente complexos de se aprender e controlar. Além de possuírem uma forma complexa, estes Jutsus afetam muito profundamente as suas vítimas, o que eleva o requisito em CC drasticamente. Perceba na lista apropriada que nenhum destes Jutsus tem um valor de CC menor que 4!
– E O ALCANCE? –
Até agora já foi possível entender bem sobre as Exigências e Custos, além de suas variantes. Não há no que se complicar com relação a Duração: ou o Jutsu é instantâneo, ou permanente ou sustentado. Veja em alguns parágrafos anteriores as variações de Custo que são causados por Jutsus sustentáveis.
Então, a última coisa que falta determinar é o alcance dos Jutsus! E como o fazemos? Bem, por mais simples que esta regra seja, ela é específica para cada tipo de Jutsu e será devidamente explicada na seção dedicada a cada um deles. Da mesma forma, veja nas mesmas seções as regras específicas para os Jutsus que afetam áreas.
– VALORES ESTÁTICOS –
Muita coisa já foi dita até agora, mas o essencial de todo poder ainda não foi dito: e os seus bônus estáticos? Como eu posso calcular os seus benefícios em FA e FD? Esta é mais uma parte subjetiva da criação de Jutsus, mas pelo menos possui uma lógica de fácil aplicação. Os bônus são similares as Exigências, ou seja, eles variam com os Ranks. A seguir daremos algumas margens para você tomar como base e aplicar nos seus Jutsus: Rank E = entre +1 e +2; D = entre +1 e +3; C = entre +2 e +4; B = entre +3 e +5; A = entre +3 e +6; S = de +5 em diante (aconselhado um máximo de +12).
Observe que nosso Jutsu exemplo confere apenas um bônus de +2 na FA, devido ele ser um Jutsu simples de Rank C. Entretanto, o bônus mais apropriado seria o valor intermediário +3 citado no parágrafo anterior (para Rank C o valor do bônus varia entre +2 e +4). Então, por que foi usado o valor +2 ao invés do +3? Porque o Jutsu afeta uma área! Perceba que aqui houve um balanceamento entre o bônus do Jutsu com sua característica especial: afetar uma área. Essa é a lógica que mestres e jogadores devem seguir na hora de criar seus Jutsus. O equilíbrio é a chave para se alcançar o melhor resultado na hora de adaptar.
– TEMPO DE APRENDIZADO –

E como determinar o tempo de aprendizado de um Jutsu que foi criado pelo próprio personagem? Bem, existem três situações possíveis para os Jutsus criados pelo jogador. A primeira é que ele criou o Jutsu durante a fase de criação da ficha de seu personagem. Para estes casos, o Jutsu é aprendido como qualquer outro dentro do seu limite de quantidade inicial.
O segundo e terceiro caso acontecerá quando o personagem for aprender o Jutsu dentro do tempo de jogo normal do RPG. A diferença entre as situações reside no fato do Jutsu ter sido criado por um outro personagem qualquer da história ou está sendo criado pelo próprio personagem naquele momento da história do RPG. Se o Jutsu criado pelo jogador for ensinado ao seu personagem por qualquer outra pessoa, ou seja, caso o Jutsu já exista naquele momento da história, o mesmo terá como tempo de aprendizado o valor normal para qualquer outro Jutsu.
Entretanto, caso o personagem deseje criar o Jutsu dentro do RPG (assim como fez Naruto para criar o Rasen Shuriken), o mesmo deverá gastar uma quantidade muito maior de tempo, pois ele terá que compreender sozinho todos os princípios para se fazer perfeitamente aquele Jutsu. É um processo de tentativa e erro contínuo, análise e reflexão sobre os resultados e aplicação das teorias. Isso requer tempo e concentração, o que torna complicado para o personagem criar um Jutsu em pouco tempo.
Abaixo segue a regra que deve ser utilizada para medir a quantidade de tempo que o shinobi deve gastar treinando a nova técnica que está tentando criar dentro do tempo de jogo do RPG:

  • Criando um Jutsu baseado em outro já conhecido pelo personagem: dobre os valores calculados no tempo de aprendizagem. A presença do mestre não acrescenta em nada. Mínimo de um dia. Exemplo: Naruto aprendendo o Rasen Shuriken. Perceba que ele já tinha meio caminho andado, pois o Jutsu basicamente é uma evolução do Rasengan normal.
  • Criando um Jutsu sem se basear em nada já criado (criando do zero): quadruplique os valores calculados no tempo de aprendizagem. A presença do mestre não acrescenta em nada. Mínimo de uma semana. Exemplo: o Quarto Hokage tentando criar o Rasen Shuriken. Ele precisou de 3 anos de trabalho árduo para conseguir algum resultado, mas estancou numa parte da qual não conseguiu seguir adiante. Desta forma ele limitou o que desejava fazer e criou apenas o Rasengan.

Obs: a regra de interrupção do treinamento aqui não funciona da mesma maneira. O personagem poderá interromper seu treinamento por um fator de meses, não de semanas. Desta forma, se o personagem possui H 3, ele poderá interromper a criação do seu Jutsu até 3 vezes e por um período máximo entre cada interrupção de 3 meses. (sobre esta regra nova vocês poderão ler no e-book quando ele for lançado. Aguardem!)

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Armageddon disse:

    Dalhe Lipe =D

  2. Nitro disse:

    Bom demais, mais controle para o mestre também, em relação aos jutsus que aparecerão no jogo!

  3. Rodrigo disse:

    Cara para bens pelo seu trabalho com a adaptação para Naruto esta ficando excelente, me obriguei a comentar aqui sendo que faço isso muito raramente, excente trabalho mesmo parabens mesmo.

  4. Adejan disse:

    cara vai rolauma verção alpha?

  5. Cavaleiros disse:

    Olá a todos!
    @Rodrigo
    Pois o meu mais humilde muito obrigado senhor Rodrigo. É sempre um prazer enorme agradar as pessoas, e ainda maior ficar sabendo disso. Que bom que te “obriguei” a comentar. XD
    Espero que estas regras tenham ajudado muita gente a criar seus próprios poderes.
    @Adejan
    Bem, esta é uma boa pergunta. Quem sabe quando eu ler o Alpha, né? Uhahahahahahha… Não posso prometer nada agora, mas digo que você não foi o primeiro que perguntou.
    Até and Bye…

  6. Bushin disse:

    Beleza!
    Isso vai ajudar muito na minha lista de jutsus de acido…XD
    Muito bom cara!

  7. Hyuuga Neji disse:

    É permitido postar os jutsus criados aqui??

  8. @Hyuuga
    Pode postar sim Neji, fica a vontade. Se quiser manda pra mim por e-mail tb, vc quem sabe. ^_^
    Até and Bye…

  9. Bushin disse:

    Estava pensando o seguinte…
    voce forneceu varias informações sobre jutsus ofensivos…
    E caso eu queira criar um jutsu de suporte, como por exemplo,
    uma Kekkei Genkai pra o personagem poder respirar embaixo d’água.
    Simulando uma magia anfibio por exemplo, ou mesmo para ele ficar invisivel ou algo mais que não causa dano…
    Como eu calcularia os valores de Rank,custo e etc ?

  10. @Bushin
    Kekkei Genkai não são Jutsus, devendo ser feitas como Vantagens. Agora, se você quer criar um jutsu exclusivo para ser usado com uma Kekkei Genkai, é só pegar as dicas que eu dei e tentar imaginar algo de suporte. Não é complicado, é só uma questão de bom senso. Se você achar que um Jutsu de respirar debaixo d’água é muito roubado, torneo de Rank alto. Agora, se você já está associando o Jutsu a uma Kekkei Genkai, você poderia deixá-lo de Rank baixo, uma vez que somente quem tem a Kekkei G. poderá tê-lo. Saca?
    Agora a minha dica para o exemplo que você citou: Jutsu de respirar debaixo; Rank A (sem KG) ou B (com KG) (justificativa: o personagem requer um bom domínio de Chakra para fazer o Jutsu); Tipo de Jutsu: Técnica de Chakra (está muito associado a técnicas como andar sobre a água ou paredes), mas pode ser Ninjutsu (neste caso criaria um efeito especial no personagem, tipo um “capacete de bolha” ou qualquer coisa do tipo). O tempo de respiração debaixo d’água varia com a H do personagem (acho que Hx10 minutos), sustentável. O resto é com você (é só seguir as minhas dicas).
    Até and Bye…

  11. guilherme disse:

    ei em ves de por texto poin os jutsus com a maõ

  12. jk disse:

    consegui

Deixe uma resposta