Arquivo NPC: Homem de Ferro

(AC-DC) Tã…/nã-nã-nã…/nã-nã-nã… (/AC-DC). Continuando nosso Arquivo NPC, essa semana trazemos o Homem de Ferro, o Tonhão Stark, o nerd playboy que fez uma armadura duca e saiu tocando o foda-se por aí! As regras são para o “prato da casa”, o Re.ação!. Não colocamos as fichas em D&D por motivos mais do que óbvios, e em M&M por que é só mudar algumas coisas do arquétipo Blindado e tá resolvido. Optamos pela versão interpretada pelo filho do Sr. Downey, por ser o “meio termo” das várias versões encontradas nos gibis (fica mais fácil fazer as versões alternativas tendo uma mediana como base). Com vocês, Tony Stark.

Background

Como Tony Stark, o Homem de Ferro é um gênio da engenharia de automação. Herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai, falecido em um acidente, aos 21 anos. Dada a sua juventude, criou para si uma fama de playboy milionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes.

Durante a Guerra do Vietnã, o inventor e industrial Tony Stark aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano, e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalmente acionando uma armadilha. Stark sobreviveu a explosão, mas, estilhaços da bomba atingiram seu coração. Os vietcongues o capturaram e foi levado até o líder Wong Chu. Restando apenas alguns dias de vida para o americano, Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma sob a promessa de que depois seria operado dos estilhaços. Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma, e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar o vietcongue. Preso com ele estava outro gênio, o professor Yin Sen. Stark revelou seu plano ao professor, e Yin Sen o ajudou a construir a armadura que o manteria vivo.

Inventou um traje especial, um exoesqueleto super-equipado. Quando Stark experimentava a armadura, homens de Wong Chu se aproximaram. Para impedir que entrassem na sala e interrompessem o processo que recuperaria o coração de Tony, o velho professor começou a gritar contra a tirania para lhes chamar a atenção. O cientista foi fuzilado. Mas foi o tempo suficiente para que Stark se recuperasse e se acostumasse a usar a estranha e patética armadura cinza que criaram.

O Homem de Ferro enfrentou as tropas e as derrotou, sua armadura resistia aos disparos contra ele. Wong Chu tentou fugir mas, Tony incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse.

Desde então Stark desenvolveu novas versões de sua armadura, e adotou as cores vermelho e dourado como padrões. Com o traje cada vez mais aperfeiçoado, Tony Stark passou a atuar como super-herói, combatendo toda sorte de inimigos dos Estados Unidos.

No começo de suas atuações, e para que ninguém desconfiasse, Stark espalhou o boato de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas. Nas aventuras dos anos 70 e 80, era comum heróis, vilões e coadjuvantes do Universo Marvel se referirem ao Homem de Ferro como “o lacaio de armadura”. Apenas seu motorista, Harold “Happy” Hogan, e sua secretária, Virginia “Pepper” Potts, sabiam da identidade secreta de Stark.

Na versão original Tony Stark colaborava com as Forças Armadas americanas, desenvolvendo armas e maquinários destinados aos confrontos da Guerra Fria. Seus inimigos freqüentes eram os comunistas (russos, asiáticos ou latino americanos), enfrentando, como Homem de Ferro, rivais tecnológicos como o Dínamo Vermelho (ou Escarlate) e o primeiro Homem de Titânio, ou espiões especiais como a Viúva Negra e o Espião Mestre. Duramente atacado na época da reação à Guerra do Vietnã, amenizou sua postura anticomunista.

Tony Stark

Níveis +13: Habilidades +1, Tamanho +0 (Médio), Controlador 12.
Habilidades +1: For +0, Des +0, Con +0, Int +8, Sab +2, Car +4.
Combate +6: Corpo a Corpo +6/25, À Distância +6/25, Manobra +6/25, Dano +3.
Poderes +12: Ataque +20, Vontade 30 (Leve x4, Médio, Grave).
Vitalidade +6: Fortitude 11 (Leve x3, Médio, Grave).
Características: Deslocamento 5 quadrados, 10 Pontos de Ação, Reputação +31, Renda +34.
Perícias: Condução +17, Conhecimento (Tecnologia) +35, Enganação +20, Persuasão +20, Pilotagem +30, Profissão +17, Ofícios (Eletrônica) +25, Ofícios (Mecânica) +35, Operar Mecanismos +25, Sentir Motivação +19, Usar Computador +25, mais 7 perícias com bônus base +17.
Talentos: Boa Fama 3, Conhecimento, Defesa Aprimorada (Acuidade em Defesa [Int]), Acuidade em Arma: Pancada (Int), Foco Perícia 2: Conhecimento (Tecnologia), Foco em Perícia: Pilotagem (Acuidade [Int]), Foco em Perícia 2: Conhecimento (Mecânica) (Improvisador), Influências: Indústria, Prosperidade 3, Usar Arma Corpo-a-corpo Exótica: Mecha, Usar Arma A Distância Exótica: Mecha.
Equipamentos Relevantes: Laboratório de Invenção Obra Prima 2: Foco em Perícia: Conhecimento (Tecnologia) e Ofícios (Mecânica).

Criando a Mark 3

Vamos usar as regras de criação de dispositivos vistas no Re.ação! (vindas diretamente do M&M). Com acesso ao seu laboratório, Tony pode inventar dispositivos com um bônus de +40 em seus testes de Conhecimento: Tecnologia e Ofícios: Mecânica. Se ele pedir 20, sairá com 60 nos testes, que o habilita a construir a Mark 3 (CD de Conhecimento e Ofícios 60).

Quanto à CD de Compra (58 para o Tonhão), ele pode levantar verba usando sua Influência: Indústria (vale lembrar que ele recebe um bônus de +17 devido ao seu bônus de classe em Profissão, gastar um PA e pedir 20, e conseguir um tesouro com CD de Compra 66, melhorando sua Renda temporariamente em +6 (total +40). Pronto, agora ele pode pagar pelos materiais necessários para a construção da Mark 3. Quem disse que combo só presta pra dar porrada? Ser um Controlador é sempre mais complicado, mas vale à pena.

A Armadura de Tony Stark : Mark 3

Por fim, a famigerada armadura especial que dá nome ao personagem. Segundo as regras do Re.ação!, a Mark 3 é na verdade um veículo, mais precisamente um mecha, devido ao fato de que é sempre ela que sofre qualquer dano, dificilmente sobrando algum para o piloto. Vamos usar o modelo de um mecha médio para representar isso.

Mark 3, Mecha Médio

Níveis +20: Habilidades +3, Tamanho +0 (Médio), Veículo 17.
Habilidades +3: For +5 (+13), Con +4.
Combate +8: Corpo a Corpo +21/+21, À Distância +8/+8, Manobra +21/+21, Dano +4.
Poderes +17: Ataque +(17 + Int), Vont 27 + Int (Leve x7, Médio, Grave).
Vitalidade +17: Fortitude 26 (Leve x7, Médio, Grave).
Características: Deslocamento 5 quadrados, CD de Compra 60.
Superestrutura: Resistência a Dano (Hab. Aprimorada: Força, Pancada, Resistência, Super-Força).
Revestimento: Pesado (Ágil 2).
Cockpit: Link Neural, Suporte Vital (Asfixia, Doenças e Venenos, Frio e Calor, Pressão), Sistema de Comunicação.
Desempenho: Nenhum.
Deslocamento: Secundário (Velocidade: Vôo 15).
Sensores: Rastreamento (Sentidos Ampliados e Sentidos Especiais), Mira e Alerta (Senso de Combate).
Defesa: Nenhum.
Talentos Iniciais: Ágil, Combativo, Lutar com Duas Armas.
Outros: Armamento (Renda +20), Armas de Energia (Rajada Elemental: Luz, Explosão Elemental: Luz).
O armamento da Mark 3 pode variar de missão para missão, indo desde fuzis embutidos, dardos tranqüilizantes, sistema de flares e granadas. Utilize as regras normais para compra de equipamentos.

Outras Versões

Nos gibis, o Homem de Ferro utiliza várias versões modificadas de sua armadura especial, desde versões submarinas, “armadas até os dentes”, gigantes, ou até versões que podem invadir redes de computadores e satélites. Isso pode exigir bem mais níveis na armadura, e também mais níveis do próprio Tony. Optamos pelo modelo normal da Mark 3, pois assim seria mais fácil definir suas versões alternativas. Imagine o que um Tony Stark com 20 níveis faria em sua armadura… Coisa pra nenhum mago épico de D&D botar defeito!

E sim, eu sou um maldito roqueiro e fã do Tonhão. Não tem coisa mais “róquenrrou” do que chutar bundas numa armadura de metal! Quem não curte rock ou o cidadão supracitado, favor ir assistir algo conveniente. Quem curte, comente à vontade, por favor. Só pra constar, deixamos alguns detalhes de poderes, equipamentos e algumas perícias à escolher, para que cada um escolha o que mais se adapta ao seu gosto.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Heitor disse:

    Odeio esse mané; ele envergonha todos os outros playboys, colaborando com o imperialismo norte-americano (ao invés de apenas se importar com o imperialismo de sua própria empresa!). A melhor coisa que aconteceu nos úlitmos tempos foi a surra que ele levou do Hulk (“fiz esta armadura especialmente para derrotá-lo!”…”Hulk esmaaaaga!!!”), e agora está sendo caçado como criminoso nos quadrinhos (para quem apoiou o governo na Guerra Civil…). Espero ver mais gente transformando a Mark X (seja lá qual for a versão) em latinha de cerveja amassada!

  2. Daniel disse:

    A música é o do Black Sabbath pô… Não do AC/DC.

  3. Moreau do Bode disse:

    A música usada no filme é do Black Sabbath sim, mas a que ele se referia no post é uma do AC/DC
    http://www.youtube.com/watch?v=o-vmXIAzCng
    Ao menos, eu acho que foi o

  4. Adão Pinheiro disse:

    10 Pontos Gloriosos para o Moreau do Bode! |..|
    Eu tentei colocar o “som” da música Iron Man, mas a do Back in Black ficou mais “entendível” (!!!), huaehuhue

Deixe uma resposta