iRPG se tornará open source

O RPG Online é o maior portal de RPG do Brasil, como atestam os três últimos rankings da internet rpgística (a.k.a. Ranking Cinza), mas ele é muito mais que um portal de notícias. É uma empresa com um produto. Com o seu iRPG, produz lucros e resultados, e por ser uma empresa constantemente está em busca de novas soluções.

Ontem a noite foi anunciado o novo e ousado projeto do portal: tornar seu principal produto, o iRPG, open source.

Mas a única constante do universo é a mudança. E se mudar é inevitável, não vamos poupar esforços para direcionar estas mudanças para melhor.

É com orgulho que nós, do Portal RPG Online, anunciamos o maior projeto já sonhado por nós.

Não, não estamos falando de um novo programa para se jogar RPG Narrativo. Este projeto consiste em um novo protocolo aberto para se jogar RPG pela Internet!

Não entendeu…? Vamos explicar…

Atualmente, este projeto está levando o nome de ‘Open iRPG’. Ele consiste em um protocolo de comunicação aberto, com documentação publicada na internet, para que programadores possam colaborar com o seu desenvolvimento, criar seus próprios ‘plug-in’s, ou seja, desenvolver suas próprias idéias.

Ainda não ficou interessado? Bom, talvez você ainda não conheça plenamente o poder de customização infinito dos plug-in’s, mas o texto continua com idéias bacanas para desenvolvedores ávidos.

Querem mais algumas idéias do que está por vir…? Imagine que os sites e blogs de RPG, poderão ter a sua própria sala de RPG, adicionando um simples código à sua página. Eles poderão personalizar o visual da sua sala, colocando as cores e o logotipo do seu site. Mapas…? Provavelmente haverá mais de um plug-in de mapa no sistema, cada um com características próprias. Caberá à você escolher o que é melhor para você!

Infelizmente, o software servidor não será disponibilizado, obviamente uma decisão comercial do portal. Mas as possibilidades ainda são enormes, normalmente as melhores idéias nestes projetos não vem dos seus desenvolvedores originais, mas dos membros da comunidade que subseqüentemente se forma.

A documentação e o código-fonte da aplicação ainda não foram liberados, por enquanto foi divulgada apenas uma “carta de intenções” por parte do RPG Online, provavelmente ainda estão editando a documentação com base em outras licenças de código livre.

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta