Construir um sistema?

Quem nunca pensou em ganhar dinheiro de RPG?
Fazer aquele mega sistema/ambientação e publicar?
Desde sempre eu tenho uma coceira na cabeça que me incomoda.
Não é caspa nem piolho. É uma coceira que vem de dentro dela.
É uma baita vontade de fazer um sistema meu.
Na verdade, não seria nada de novo ou revolucionário. Seria fazer alguns ajustes no meu sistema preferido (o GURPS), adaptando-o e tornando-o um pouco mais simples e ágil.
Aí, de uns tempos para cá comecei a me perguntar se valeria a pena fazer isso.
Afinal, já existem tantos bons sistemas gratuitos, na internet… pra que eu usaria meu tempo escrevendo mais um sistema?
Só se fosse pra dar as pessoas mais uma opção de sistema em português.

Construir um sistema? 1

Lutar contra o “mainstream” sem o apoio de nenhuma revista deve ser como lutar contra o “Apollo, o Doutrinador” sem ser o Rocky.

Comecei a escrever esse blog mais por “ideologia”que para ter algum retorno. O objetivo é divulgar o hobby mesmo. Será que rola escrever um sistema com a mesma motivação?
O que você acha? Você tentaria?

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Ah sim, criar um sistema é sempre meu método preferido, eu não, diria eu, não sei jogar RPG com sistemas já prontos, toda vez que vou jogar com 3D&T ou Daemon acabo brigando/dicutindo com o mestre durante a seção, então… sempre que vou mestrar algo, crio meu sistema. É bem simples os métodos de criação deste: Ficha que contém dados pessoais, atributos (5 a 8), algumas perícias, história e descrição. Bem, para o sistema preciso criar um ‘Mundo’ ou então ambientar ele em algum já existente, que sempre gosto de ambientar minhas seçôes em Nova York ou Londres. Depois basta criar algumas regras simples de rolagem de dados, testes… e também a relação de Perícias, itens, profissôes, raças (se for fictício)… e assim, em menos de 5 horas, eu crio um sistema bastante simples, útil (em meu conceito) e rápido. Muito prático, aliás, eu prezo mais a interpretação, então… como foco interpretativo, bastante descrição e criatividade da parte do jogador que for completar a ficha, para que o RPG fique rico!
    [‘…’]

  2. Oriom Lisboa disse:

    Olá belo blog! Parabéns, estava a procura de uma boa leitura e encontrei essa pérola. Já está adicionado em meus favoritos.
    Eu sempre joguei um sistema inventado, pois nunca pude ir numa loja de rpg. Dizem que ter todos os livros ad&d e GURPS da coleção é caro. Faz tempo que eu não jogo, e como não montei meu grupo, dificilmente vou jogar tão cedo.
    Passo mais tempo inventando regras do que jogando…
    Em 2006 conheci esse sistema caseiro chamado zip. Embora caseiro, ele é muito simples e balanceado, muito bem feito…
    Ele tem poucas regras e é extremamente fácil de se aprender, e muito prático, pois tudo o que você precisa é de uma moeda (ou mesmo no par ou ímpar).
    Aqui vai o site:
    http://members.tripod.com/~ZIPrpg/rpg/rpg.htm
    Vale apena dar uma olhada. Abraço!

  3. opiumseed disse:

    Eu acho que muito mais bacana do que lançar apenas mais um sistema, que se use o blog para se publicar todos os design notes desse criação. Assim, além de deixar mais um sistema para as pessoas usarem, ainda vai inspirar e trocar experiências para que todos criem seus próprios sistemas.
    último post de opiumseed:Modernidade e Magia

  4. Sinceramente eu naum me vejo criando um sistema próprio. Diferente do amigo que escreveu o primeiro comentário, eu me apego muito as regras e o quanto elas podem ser detalhadas (por isso tenho Gurps como meu principal sistema). Por isso acredito que se eu invetasse de criar um sistema eu nunca o terminaria pela quantidade de detalher. Mas quanto a melhorar Gurps acredito ser um boa. Pois tudo que venha para melhorar e ajudar é bom.
    Resumindo criar naum concordo, mas melhorar, seja gurps ou qualquer outro sistema acho que vale pena.
    último post de Mestre Emilson:Tormenta – Piratas&Pistoleiros

  5. Meu.
    Pega o FUDGE como base e dá vida ao seu próprio Frakensteins.
    POde ser muito divertido.
    Mas é bom criar um sistema se vc já tem um cenário para ele.
    Senão fica meio “vazio”
    último post de Shingo Watanabe:AEON – Youkais

  6. Luiz disse:

    Eu já criei um sistema e uso ele nas minhas sessões!
    Mas axo q ele não é tão bom mas a gente se diverti!O_O’
    XD

Deixe uma resposta