Meu método de criação de personagens
Acho que todo jogador tem o seu período de “busca de personagens”. Você joga com um PC em uma sessão, joga com outro na seguinte, e com outro na próxima.
Nada parece satisfazer.
Cada um tem o seu próprio método para fazer personagens. Eu também tenho o meu.
E é impressionante o quão pessoal ele é, porque é certo que eu não consiga jogar com um PC durante muito tempo se não o seguir. Virou uma espécie de vício.
Eu preciso desenhar o personagem com o qual vou jogar. Sou uma pessoa “visual”.
Não tem muito jeito. Antes de começar a escolher os atributos da ficha, preciso rabiscar o “jeitão” dele.
O desenho passa a definir tudo no PC.
A arma e armadura que ele usará, sua classe e até mesmo personalidade, com a expressão no rosto determinando se ele é bem humorado, safado, raivoso, sério… A própria pose do personagem ajuda nisso.
Só depois de tudo rascunhado é que eu consigo começar a pensar na ficha.
E se eu não gostar do desenho, não adianta. Não vou conseguir jogar com o PC por muito tempo.
Mas nem por isso me tornei profissional no desenho. De fato, passei anos sem pegar em uma folha de papel. Para ser exato, de fevereiro de 2001 até setembro de 2008 (o tempo que passei sem grupo, jogando bem esporadicamente).
Quando peguei no lápis a sensação foi muito estranha.
Dava pra sentir a articulação se mexendo, como se a musculatura do pulso realmente não fosse usada durante muito tempo.
Só faltava ranger e cair ferrugem.
Sempre gostei de desenhar e depois do fazer o exercício postado abaixo, me inscrevi em um curso de desenho.
Sabe como é, para ajustar as arestas e tornar o traço mais “correto” (se é que isso existe). Pretendo colocar alguns exercícios que tenho feito e mais desenhos amadores aqui. Vai que você também é do “tipo visual”, como eu, e quer aprender mais…
Veja como comecei a reaprender a desenhar. Aliás, não sei desenhar mulheres, nem nunca havia pintado um desenho antes. Mesmo assim achei que ficou legal…
Esse foi o rascunho.
Perceba como meu traço é “cabeludo”. Isso demonstra a insegurança, procurando sempre a “linha perfeita” para o desenho. Preciso melhorar isso.
Ainda não havia decidido quanto à posição das mãos nem resolvido o pé direito dela. Mas o conceito era esse. Uma ladra sexy e perigosa (daí pensei em duas armas para ela, além de ME AMARRAR em duas armas).
Como ainda estou desenvolvendo o controle do lápis, resolví fazer a arte final usando o Corel. Tracei os contornos como se fosse uma pena de nanquim. Resolvi a posição do pé e abaixei a saia dela (para que não ficasse parecendo uma calcinha, ou sei lá…).
Fazer esses ajustes direto no Corel me trouxe problemas de perspectiva. Tanto o pé, quanto a saia me parecem deslocados. O pé também ficou um pouquinho desproporcional. Mas tudo bem… foi o preço de terminar logo o desenho.
Aí resolvi pintar o desenho. Aproveitei para apagar as linhas extras indesejadas, que eu havia deixado no desenho.
Depois, decidi colocar algumas sombras, para dar volume. Além disso, senti a necessidade de colocar um fundo qualquer, só para que o desenho ganhasse mais peso.
Vou desenhar os personagens do meu grupo e postá-los aqui. E pretendo postar algumas das lições do curso também.
Ficou muito bom, parabêns. Preciso fazer um curso de desenho 😛
último post de rsemente:Games: Tutorial La Brute, SEJA UM BRUTO…
Eu queria TANTO saber desenhar.
Faria desenhos de todos os meus personagens.
Ficou muito legal, adorei as duas espadas.
último post de Ana:Zona de Links Vol. 8 – O Retorno
Se ajudar, eu acredito que TODO mundo já nasce sabendo desenhar. Aliás, muita gente começa a desenhar antes de saber falar!
O problema é que chega em uma idade em que paramos de praticar. Sei lá o porquê…
Bem, penso o seguinte, pode ser um pensamento bastante ignorante, maaaas… Acho que o RPG narrativo, que jogamos, o que considero como o verdadeiro Role Play Game, este que jogamos com uma mesa, dados de rolagem… rs, chega de enrolação; não necessita de um desenho [como o que os demais postaram, sou péssimo em desenhar], uma vez que tocou para mim de criar um cenário, eu enrolei muito, e depois criei, mas no meu desenho ele tinha dois polos, um à leste e outro à sul. Maaas, rs, então, acho desnecessário desenhar o personagem… aliás, o RPG é um jogo de reflexão e de interpretação.
Bem, é só isto!
Queria saber com o meu amigo Alexandre, se é só ele que posta matérias ou eu também posso tentar contribuir com alguma? rs
[‘…’]
Oi, Twwing!
Cara, por enquanto só eu estou escrevendo para o blog.
Não sei se no futuro abro para outras pessoas escreverem… Já pensei sobre isso algumas vezes e acho que irá acontecer. Só não sei quando.
Mesmo assim, obrigado pelo interesse! 🙂
Legal o desenho kra. Muito massa.
Eu também costumo desenhar meus personagens… não que seja necessário, não o é, mas ajuda na visualização do personagem, e não digo só na minha própria. Acho válido, porquê às vezes não conseguimos descrever claramente como é físico-psicologicamente o personagens para os outros players da mesa, e um desenho ajuda bastante.
Valeu, Diego!
Acho que “precisar” desenhar o PC é algum distúrbio da minha personalidade. 🙂 Só eu preciso disso…
ei alguem sabe um site q vc possa desenhar seu proprio personagem?
Gosto muito do Fábrica de Heróis.
http://fabricadeherois.blogspot.com/
Amigo, preciso da criação de personagens, qto vc cobra? São 8 crianças e 2 adultos que seriam os pais delas. Roupas simples, tenis, meia, bermudas casacos, camisa, laços nos cabelos, etc.
Poderia me passar um orçamento para [email protected]?
Obrigado!
Sandro, obrigado pelo convite! O lance é que eu não desenho profissionalmente… mas vou passar seu contato para algumas pessoas. Vai que alguém se interessa, certo?
Eu sou ilustrador, acho que posso ajudar, da uma olhada no meu Deviant Art, ja fiz algumas ilustrações de suplementos online d’Os Últimas Dias de Glória, um site de Forgotten Realms brasileiro…
A personagem principal de meu livro é um Varanus komodoensis (dragão de Komodo) albino, antopomórfico de robustez enorme e musculosa – maior que de muitos ogros escandinavos -, e o que mais chama atenção é o par de sabres que (quase sempre) a fera carrega consigo. O lagarto gigante é protagonista de uma saga extremamente hardcore, e sempre arranca pedaços aos inimigos que ousam enfrentá-lo; diferentemente de um herói, o dragão SEMPRE utiliza força letal – simplesmente para ver onde vai cair o corpo -, e (com seus atributos descomunais) não deixa nenhuma vítima escapar com vida.
Um verdadeiro guerreiro é aquele que estraçalha suas vítimas a torto e a direito!
último post de Swordsdragon:Design de personagens
Salve!
Só entendi seu comentário depois de ver seu post:
http://reptiliasquad.blogspot.com/2009/05/design-de-personagens.html
GENTE EU ADORO DESENHAR EU NAO SEU NO FUNDO EU SINTO QUE EU TENHO O DOM PARA ME APROFUNDAR NA AREA DE CRIAR PERSONAGENS A MINHA VONTADE DE DESENHAR NAO É A VONTADE QUE NEM DE UMA CRIANÇA QUERENDO UM PAPEL E UM LAPIS SÓ PRA RABISCAR!!….
EU TENHO SONHOS DE GANHAR A MINHA VIDA NA AREA DOS DESENHOS,EU ”ADORO” CRIAR OS MEUS PERSONAGENS AS VESES EU DEMORO DIAS PARA CONSEGUIR COPIAR OU FASER UM PERSONAGEM …MAS VALE A PENA POR QUE SAEM LINDOS…..
BOM MAS SÓ ESTOU AQUI PARA FALAR UMA COISA EU PROCURO A INTERNET COMO MEIO DE AJUDA A FASER OS DESENHOS E TAMBÉM A ME APROFUNDAR POR QUE QUANDO EU FALO PARA OS MEUS PAIS O MEU SONHO DE DESENHAR E FASER UM CURSO ELES SÓ FALAM A PESSOA TENQUE NASCER COM O DOM… BOM EU NAO ACHO ISSO …PELOMENOS NA MINHA OPINIAO….
RESUMINDO TUDO: MUITO OBRIGADA POR DAR A SUA OPINIAO TALVEZ ISSO POSSA ATÉ ME AJUDAR A CONSEGUIR O MEU SONHO…AINDA EU SOU MUITO JOVEM E TENHO MUITO COISA A APRENDER
OBRIGADA E XAU…
Eu sou estudante, e esse artigo vai me ajudar muito, estou agora buscando personagens para desenhar e espero praticar bem.
Obrigado pelas informações.
esse artigo vai me ajudar muito, estou agora buscando personagens para desenhar e espero praticar bem.