Alpha – Modelos Avançados

 
Modelos Avançados
3D&T é um jogo de personagens muito acima da média. Mesmo um Defensor medíocre tem poder suficiente para vencer um pequeno grupo de inimigos sem muitas dificuldades. Todos os dias estes mesmos heróis enfrentam riscos, perigos e percalços que são cantados pelos bardos ou estampados em manchetes nos jornais. E conforme lutam, estes personagens evoluem, aprendem e se tornam ainda mais fortes.

Entretanto, apesar de existir uma forma clara de evolução dos atributos de base, em dado momento os jogadores se defrontam com um tipo de situação que acaba decepcionando um pouco em campanhas mais longas. Eles já não tem mais o que conquistar. Seus pontos já foram suficientes para subir todos os atributos, adquirir todas as vantagens que transformaram em verdadeiras máquinas de combate. Eles já ultrapassaram a linha do lendário. São o ápice dentro de seus conceitos. Os Mestres dentre os Mestres.
E fazem exatamente o mesmo que um personagem de cinco pontos, ainda que com mais chance de sucesso. Ao adotar um kit de base o personagem recebe alguns poderes que o tornam mais apto a sobreviver nestes primeiros meses de campanha. Coisas vitais que as vezes ficam relegadas a um segundo plano como determinadas perícias ou um poder único. Porém, espera-se que assim como seus atributos cresçam, os poderes dos kits também melhorem com o passar do tempo. É aqui que entram os Modelos Avançados. Ou, no jargão popular, os “Kits de Prestígio”
Sendo o Melhor no que Faz!
Conquistar um Modelo Avançado é uma tarefa árdua, que irá requerer certa direção na hora de adquirir seus poderes. Entretanto, isso não restringe em absoluto sua evolução. Você não precisa ser um escravo das regras, apenas uni-las para que formem um conjunto que lhe tornem mais capacidado dentro do seu arquétipo. Isto é, de certa maneira, representado pelos quatro papéis de combate do manual. Apenas manter-se dentro daquela gama de poderes já fará de você um Mestre.
Mas há coisas que pontos não compram. Poderes únicos que certos NPCs possuem e que todo jogador já quis ter um dia, mas que não é capaz de conquistar através dos caminhos normais. Você não consegue um dano mágico que ignora a Armadura do alvo por esforço próprio. Pelas regras normais, apenas a boa vontade do mestre jogando um determinado item mágico no tesouro de certo inimigo poderão lhe render este tipo de dom. E assim você segue usando os mesmos ataques que usava desde o início – provocando muito mais dano, é verdade – mas ainda ficando impressionado quando encontra um Arquimago, um Guerreiro Celeste, um Arauto da Força…
Os Modelos Avançados são justamente isto. Um conjunto de exigências que, se cumpridas, lhe garantem alguns novos poderes que personagens iniciantes não tem acesso. Geralmente Modelos Avançados não tem custo em pontos. Caso você consiga cumprir todos os requisitos o mestre lhe autoriza a adotar um novo kit que complementa seus poderes atuais, lhe garantindo acesso a novas vantagens e poderes. Além de um incentivo a continuar jogando com personagens já muito fortes, os kits de prestígio possibilitam várias novas combinações além de serem muito legais!
Exemplo de Modelo Avançado
Arquimago

Exigências: Arcano ou Elementalista em pelo menos quatro caminhos, H6 ou maior, Perícia – Conhecimento Arcano ou História da Magia.
Você domina a magia como poucos neste mundo. Seu poder arcano é lendário e suas criações estão dentre as maiores maravilhas já realizadas por mortais. Em combate bolas de fogo escapam dos seus dedos e chovem sobre seus inimigos. Quando o assunto é magia, ninguém com o mínimo de bom senso discute suas palavras.
Poderes Concedidos
Elementalista Superior – Escolha um elemento do qual já possua a vantagem Elementalista. Magias conjuradas baseadas neste elemento gastam apenas um único PM para serem ativadas.
Aura de Poder – Um Arquimago emana uma aura mágica em sua volta continuamente, aumentando o poder de qualquer mago menor ou item mágico que atue ao seu lado. Em termos de regras, qualquer artefato, magia ou poder arcano que esteja ativo próximo a um Arquimago recebe um bônus final de +1d de dano, ou +1 em testes para ativar ou -1 em testes para Resistir a efeitos conjurados. Tais bonus não afetam as magias do próprio Arquimago.
Vantagens Específicas
Mente Preparada
Custo: 1 ponto por nível
Exigência: Apenas para Arquimagos.
Seu corpo está habitudo a suportar efeitos mágicos mantidos de forma permanente sobre ele. Cada novo nível em Mente Preparada lhe confere um bônus de +2 em Resistência apenas para suportar efeitos mágicos fixos com a magia Permanência.
Novo Fôlego
Custo: 1 ponto por nível.
Exigência: Apenas para Arquimagos.
Um Arquimago torna-se mais efetivo no controle do mana do que um mago comum. Caso fique sem pontos de magia, ele é capaz de usar Novo Fôlego para recuperar seus PMs temporariamente. Cada nível desta vantagem permite uma única utilização por combate. Ao findar da batalha, os PMs restantes caem até zero, necessitando de um dia a mais de descanço por utilização para serem recuperados.
Escolhido da Deusa
Custo: 2 pontos por nível.
Exigência: Apenas para Arquimagos.
O Arquimago foi escolhido pela deusa da magia para ser capaz de usar certos de forma irrestrita. Em regras, escolha três Magias Iniciais. Estas não possuem mais custo em PMs para serem lançadas, podendo ser usadas livremente em sua rodada.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Rapaz, bastante interessante isso…
    Armageddon, uma dúvida: a cada utilização de Novo Fôlego o Arquimago recupera todos os seus PMs?
    Uma sugestão: que tal um Hierofante?

Deixe uma resposta