Nova metamorfose na GSL

Para os desavisados, nesta quinta-feira foram liberadas as notícias de mudanças na GSL como nós conhecemos. O Rocha, da Área Cinza, já comentou a notícia principal há alguns dias. Aliás, o Chris Pramas, dono da Green Ronin, soltou também as opiniões dele em seu blog a respeito destas mudanças na licença, que você pode ler aqui e aqui.

O EnWorld.org – como de costume – compilou muitos dos esclarecimentos do pessoal da Wizards of the Coast para as questões mais freqüentes que estão surgindo nos fóruns internacionais. Eis uma tradução minha:
Scott Rouse fala sobre a GSL e seu uso em softwares:
Os Termos e Condições das GSLs serão similares aos atuais da d20 STL {a licença para usar o selo d20}. Alguns pontos-chave encontrados aqui possivelmente serão inclusos na licença (possivelmente sua tradução para idiomas diferentes).


“Interative Game”: significa um pedaço de software que é criado para aceitar comandos de jogadores humanos ou seus agentes, e usa regras para definir o sucesso ou falha destes comandos, e retorna alguma indicação dos resultados destes comandos para os usuários. Sucesso e falha incluem qualquer determinação na qual um resultado é preferível ao outro. Isso inclui a definição aleatória de pontos de vida, valores de habilidades, e similares.


Definição de Criação de Personagem:

Criação de personagem significa o processo de geração e distribuição de valores iniciais para habilidades, selecionar uma raça, selecionar uma classe, distribuir pontos de perícia, seleção de talentos iniciais, seleção de uma ocupação, e escolha de uma tendência inicial. Você pode, se assim quiser, indicar para os leitores a seção de Criação de Personagem do Livro do Jogador do Dungeons & Dragons ou d20 Modern Roleplaying Game, incluindo referências para quaisquer passos no processo de criação de personagem. Criação de personagem não inclui a criação ou modificação da descrição de uma raça, uma classe, uma perícia, um talento ou um talent {ainda sem uma tradução definida}.

Você pode indicar que um jogador deveria usar uma raça, classe, habilidade, etc, apresentada em um Covered Product {produto coberto pela licença} em adição, ou substituição, às apresentadas no Livro do Jogador de Dungeons & Dragons ou d20 Modern Roleplaying Game. De forma alguma este parágrafo deve ser construído de forma a permitir que você apresente o processo de criação de personagem como definido no parágrafo anterior.


Definição de Aplicar os efeitos da Experiência a um Personagem:

Aplicar os efeitos da Experiência a um Personagem significa o processo de comparar o total de pontos de experiência acumulados por um personagem com uma tabela para determinar se o nível do personagem deve ser incrementado. Se o nível de experiência de um personagem exceder os valores apresentados na tabela, o personagem será modificado de uma forma específica.

Principalmente, Aplicar os efeitos da Experiência a um Personagem significa incrementar o nível de personagem de um personagem ao incrementar o nível de classe em uma graduação, ou por adicionar o primeiro nível de uma nova classe, e descrever como alocar novos pontos de perícia, selecionar novos talentos, selecionar novos talents, ou receber habilidades ligadas ao novo nível de classe adquirido.

Aplicar os efeitos da Experiência a um Personagem não inclui criação ou modificação de uma tabela de pontos de experiência ou a definição de uma nova classe (inclusive a descrição dos benefícios que aquela classe concede a cada nível).


Restrições Mandatórias:

Nenhum Covered Product pode conter regras ou instruções de qualquer espécie que:

  • Descreva o processo de Criação de Personagens
  • Descreva o processo de Aplicar os Efeitos da Experiência em um Personagem

Nenhum Covered Product pode modificar ou extender a definição de qualquer Termo de Jogo Definido apresentada neste Guia.

Nenhum Covered Product pode incluir “Miniaturas”.

Nenhum Covered Product pode usar o termo “Core Book” em sua capa, título, propagandas ou referências próprias.

Nenhum Covered Product pode ser um “Interactive Game”, como definido neste Guia.


Esse assunto todo ainda está meio nebuloso. Muita gente tem feito alarde em cima de suposições e ainda há algumas dúvidas que não foram respondidas com a devida clareza. Mas acredito que nesta semana mesmo tudo ficará claro.

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. valberto disse:

    Se eu já tinha um bom motivo para não dar suporte a $e, agora eu tenho um super motivo.

  2. Galrasia disse:

    Assino embaixo ao que o Valberto disse.

Deixe uma resposta