Ranking RPGista de Blogs – Maio de 2018

91 blogs, um só hobbie!  Após um pequeno tropeço, o Ranking RPGista de Blogs voltou! Confiram os resultados de maio, e apertem os cintos, porque tivemos uma queda livre no traffic ranking…


Salve irmãos de armas! Em primeiro lugar, desculpe o tropeço. Após retomar o Ranking em janeiro e fevereiro, não consegui manter o ritmo e publicar as posições de março e abril. Muita coisa na vida profissional, pessoal e RPGística influíram nisso, mas estou de volta, e espero continuar com este projeto e tentar manter a regularidade.

Neste mês temos 91 blogs listados (contra 92 da lista de fevereiro), com a chegada de um estreante (o Jornada RPG, seja bem vindo!) e a saída de dois blogs: o Canal Quimera (que parece ter saído do ar) e o RPGista Veterano. Ambos tiveram sua última postagem há mais de 12 meses, sendo considerados “inativos” pelo nosso regulamento.

Lembrando que se o seu blog não está listado aqui e cumpre as regras para participar do Ranking, basta pedir para adicioná-lo nos comentários e ele será incluído na listagem mês que vem (veja as regras no artigo de janeiro, e como funciona a metodologia de traffic ranking de sites no artigo de fevereiro).

Sem mais delongas, vamos ao Ranking RPGista! Muita coisa aconteceu desde o último Ranking em fevereiro! Temos várias mudanças de posições, e uma queda geral no traffic ranking da maioria dos blogs, que tentaremos entender mais adiante.

Top 20

1. Rede RPG: O blog continua a ocupar o trono da blogosfera RPGística, com um traffic ranking nacional de 18.952 (-5.479 posições em relação a fevereiro). A maioria dos blogs teve queda no traffic ranking, mas a Rede RPG perdeu menos, ganhando distância do principal rival, o RPG Notícias. Ranking anterior: 1º. Categoria: miscelânea.

2. Mundo Tentacular: Com o tropeço do RPG Notícias, o blog do Cthulhu avançou da 3ª para 2ª posição, com um traffic ranking de 23.198 (-5.803 posições). Com a atual popularidade da obra de Lovecraft, não me surpreenderia chegarem a 1ª colocação. Ranking anterior: 3º. Categoria: Cthulhu.

3. Confraria de Arton: A surpresa do mês vai para este que é um dos blogs mais antigos e tradicionais da blogosfera. Depois de caírem da 7ª para a 13ª colocação em fevereiro, a Confraria chega em maio com uma subida espetacular, alcançando um traffic ranking nacional de 31.314 (+24.235 posições). Seriam as postagens recentes sobre a 5ª edição de Vampiro, A Máscara? Ranking anterior: 13º. Categoria: miscelânea.

4. RPGista: Para variar, nos mantivemos estáveis, com uma queda relativamente pequena no traffic ranking nacional para 35.025 (-7.391 posições), o que nos garantiu uma subida para a 4ª colocação. O blog tem estado movimentado, com entrada de novos membros (os Jamiletes), retorno de antigos, a re-publicação dos melhores artigos da nossa história, e o lançamento do PDF de Warcraft 5ª edição. Ranking anterior: 7º. Categoria: miscelânea.

5. RPG Notícias: Antes disputando a primeira posição no tapa com a Rede RPG, o RPG Notícias sofreu uma queda brusca, obtendo um traffic tanking nacional de 36.148 (-19.576 posições!). A causa desta queda é provavelmente o baixo número de publicações em abril (apenas duas). Ranking anterior: 2º. Categoria: miscelânea.

6. Jambô Editora: A editora gaúcha continua com o site fechado para obras, mas manteve a 6ª colocação, com um traffic ranking nacional de 40.140 (-12.604 posições). Ranking anterior: 6º. Categoria:  editora, fórum, loja, 3D&T, Tormenta.

7. Livro dos Espelhos: O site dedicado ao Mundo das Trevas subiu uma posição, com um traffic ranking de 40.754 (-5.924 posições). Mesmo sem postar desde s

etembro, acreditamos que o blog deve manter suas visitações graças ao vasto acervo que possui. Ranking anterior: 8º. Categoria: miscelânea, WoD, CoD, Sombras Urbanas.

8. O Velhinho do RPG: O velhinho avança para o Top 10, com um traffic ranking nacional de 45.501 (+3.152 posições). Essa subida me parece associada a publicação da série de artigos sobre Metamorfos nas Crônicas das Trevas (popular no feedly). Novamente um RPG de White Wolf associado a mudanças no Ranking… Ranking anterior: 11º. Categoria: pessoal, ensino.

9. Retropunk: Fazendo juz ao fato de serem uma das maiores editoras de RPG do país, a Retropunk finalmente obteve um traffic ranking nacional, tornando-se o 52.423º site mais visitado do país. Seria efeito do sucesso estrondoso do FC de Castelo Falkenstein? Ranking anterior: 19º. Categoria: editora, loja, Savage Worlds.

10. Nitro Dungeon: Tio Nitro cai uma posição, obtendo um traffic ranking de 58.929 (-19.888 posições). Destaque para a continuidade da série de vídeos tutoriais sobre Old Dragon. Ranking anterior: 9º. Categoria: pessoal.

11. Epic Kingdom: O blog caiu da 4ª para 11ª posição, atingindo um traffic ranking nacional de 61.528 (-38.615 posições). Enquanto isso, eles continuam relatando o progresso de sua campanha de D&D 5ª edição: Rage of Demons (Out of the Abyss), que parece estar chegando ao fim. Ranking anterior: 4º. Categoria: D&D, Old Dragon.

12. Rolando 20: O mais querido blog de D&D do Brasil caiu duas posições, obtendo um traffic ranking de 71.694 (-25.494 posições). Nada mal para um blog que não publica desde fevereiro, enquanto vários companheiros do último Top 20 perderam o traffic ranking nacional. Ranking anterior: 10º. Categoria: D&D.

13. RPG Vale: Caíram oito posições, com um traffic ranking nacional de 76.350 (-51.809 posições). Parece que o blog não posta nada sobre RPG de mesa desde janeiro. Ranking anterior: 13º. Categoria: miscelânea.

14. Redbox: Após cair da 10 posições em fevereiro, Pop e companhia mantiveram a 14º colocação em maio, com um traffic ranking nacional de 76.971 (-20.660 posições). Imagino que a editora esteja focando-se nos lançamentos, mas seria legal ver mais publicações no blog e o retorno deles ao Top 10. Ranking anterior: 14º. Categoria: editora, loja, Old Dragon.

15. Mundos Colidem: O coletivo de RPG de Natal perderam o TR nacional, mas não foram os únicos, e com isso subiram uma posição no Ranking. O blog possui um traffic ranking internacional de 2.226.791, e acredito que possam recuperar o TR nacional a qualquer momento. Destaque para a participação dos caras no Concurso Alphaversos de criação de mini-cenários para 3D&T Alpha! Ranking anterior: 16º. Categoria: miscelânea, coletivo de RPG, regional, Fate.

16. Moostache: Primeira estréia no Top 20 de maio, o Moostache obteve um traffic ranking internacional de 2.478.035 (+1.248.206 posições, uma subida considerável). Este é um blog 100% dedicado a Old Dragon, com muito material de 1ª qualidade. Destaque para a adaptação do Catoplebas (adoro esse monstro). Ranking anterior: 26º. Categoria: Old Dragon.

17. Grupo D30 RPG: Segundo estreante neste Top 20, com um traffic ranking internacional de 2.987.729 (+313.692 posições). O D30 RPG é um coletivo de Brasília que publica com regularidade em seu blog. Destaque para o excelente artigo “RPG entre pais e filhos”. Confiram também o podcast deles! Ranking anterior: 24º. Categoria: coletivo de RPG, regional.

18. Universo RPG: Terceiro estreante no Top 20, com um traffic ranking internacional de 3.081.304 (+163.450 posições). O Universo RPG “é um portal de conteúdo diversificado sobre RPG” (nas palavras deles), com um layout limpo e moderno. Destaque para o artigo “A história do D&D Básico”. Ranking anterior: 23º. Categoria: msicelânea.

19. Roleplayers: Os mestres-de-aluguel continuam no Top 20 apesar de perderem seu TR nacional, obtendo um traffic ranking internacional de 3.099.088 e caindo quatro posições no nosso Ranking. O blog continua se focando em divulgar as atividades/eventos do grupo. Ranking anterior: 15º. Categoria: mestres profissionais, dicas.

20. Pensamento Coletivo: A editora perdeu o TR nacional e se manteve no Top 20 por pouco, obtendo um traffic ranking internacional de 3.182.987. Minha teoria de que a subida em fevereiro era relacionada ao FC de Dragon Kings provavelmente estava correta. Apesar da tendência de queda, a editora tem produtos diversos e seria legal ver ela se manter no Top 20. Ranking anterior: 17º. Categoria: editora, Fate.

Ranking RPGista de Blogs - Maio de 2018 1

Análise geral do Top 20

De modo geral, tivemos uma queda brutal no traffic ranking da maioria dos blogs, onde apenas seis blogs do Top20 tiveram alguma subida. Em maio, apenas um blog ganhou TR nacional, enquanto cinco blogs perderam. Com isso, ficamos mais longe do meu sonho de ter um Top 20 com todos os blogs com TR nacional (que é uma estimativa um pouco mais estável que a internacional).

Lembrando que o traffic ranking nacional é a posição relativa dos blogs de RPG em relação a TODOS os sites do país. Ou seja, uma queda no TR não necessariamente significa uma queda no número de visualizações/visitas, mas que outras páginas (relacionadas ao Big Brother Brasil, por exemplo) podem ter tido um aumento de visualizações/visitações superior. Por exemplo, o RPGista teve aumento de visitações em março e um valor estável em fevereiro e abril, e ainda assim, perdemos TR.

(Por outro lado, as poucas páginas que tiveram aumento de TR, contra a tendência geral, provavelmente tiveram um aumento concreto no número de visitações/visualizações).

Este mês tivemos três páginas saindo do Top 20: Pontos de Experiência (12º para 22º), Joga o D20 (18º para 27º) e Dragões do Sol Negro (20º para 29º). O Pontos de Experiência em particular é considerada uma página tradicional da blogosfera e do movimento Old School, mas tem tido raras postagens por seu autor estar ocupado com outros projeto.

Série B

A queda geral no traffic ranking que ocorreu nos últimos meses foi mais impactante nos blogs menores. Tivemos 16 blogs que perderam o traffic ranking internacional, alguns deles estiveram ativos nesse último mês, e mesmo assim não foi o bastante.

Na contramão da tendência geral, três blogs ascenderam de posição ao ganharem traffic ranking, são eles: Orbis Ciriji Terras Imperiais (ô nome longo), Um Encontro Aleatório, e Casa do Alquimista (este último havia perdido TR em fevereiro, e agora o recuperou). Parabéns e não deixemos a peteca cair!

O resultado final é que temos agora apenas 50 blogs com traffic ranking. Em fevereiro eram 63. Espero que esta tendência possa ser invertida, especialmente porque recentemente muitos blogs sem ranking tem produzido bom material com periodicidade, não são blogs parados! Estão na luta!

#BlogPalavras-ChaveTraffic Ranking**
21? +7Halls of Valhalla RPGmiscelânea3226214 (+873057)
22? -10Pontos de Experiênciapessoal, old school3237510 (perdeu RN)
23? +11TagmarTagmar3446396 (+2725304)
24? -2RPG Newsnotícias3768494 (-821917)
25? +12Cronistas das TrevasCoD3894818 (+2532826)
26? -5Crônicas RPGCrônicas RPG4288173 (-1665877)
27? -9Joga o D20D&D, Old Dragon4406919 (perdeu RN)
28? +20Dragon Age BrasilDragon Age4659807 (+3765407)
29? -9Dragões do Sol Negromiscelânea, contos5027144 (-2451477)
30? -3Falando de RPGmiscelânea5104640 (-1279472)
31? +8Guilda do Mestremiscelânea5130114 (+1440161)
32? +8Saia da Masmorramiscelânea, jogos indie5458541 (+1165015)
33? -8GURPSzineGURPS5773259 (-2150226)
34? -3Ao Sugomiscelânea5988567 (-891813)
35? +20Dobradinha Comicstirinhas, artista6945579 (+3414912)
36? +27Dimensão Nerdeditora, loja, InNomine8404369 (+8687893)
37? +7Teatro de Mesamiscelânea8568769 (-1352206)
38? -6Dungeon CompendiumOld Dragon, D&D, old school8739094 (-3126442)
39? +2Birosca Nerdpessoal, artista9294918 (-2615697)
40? -10Mestre das Antigasmiscelânea9518797 (-4865219)
41? -3Geração Alpha3D&T11402204 (-4846304)
42? -13Covil GURPSGURPS 3E11465624 (-7091377)
43? +3Non Plus RPG3D&T11535555 (-3814487)
44? +20Orbis Ciriji Terras Imperiaisgrupo de RPG12108515 (ganhou TR)
45? +19Um Encontro Aleatório3D&T13708475 (ganhou TR)
46Jornada RPGsistema próprio, cenário14476871 (estreante)
47? +3Aster Editoraeditora, Sombras Urbanas14809204 (-5998040)
48? -12RPG Simplesensino, iniciantes, sistemas simples14884558 (-8599602)
49? -16Mais de Mil Dadosgrupo de RPG, 3D&T, Tormenta14997414 (-8996214)
50? +14Casa do Alquimistapessoal15170826 (ganhou TR)
51Gentle Ogreeditora (continua sem TR)
Planeta Mhanansistema próprio, cenário (continua sem TR)
? -43D&T À Bordo3D&T (perdeu TR)
Novva Tokyo4D&T (continua sem TR)
Tragos Gameseditora (continua sem TR)
? -8Filhos da Gehennamiscelânea (perdeu TR)
? 7Módulos RPGOld School, Old Dragon (perdeu TR)
NH uns 30GURPS (continua sem TR)
? 11Aventuras Inacabadasmiscelânea (perdeu TR)
? -16Aventurando-segrupo de RPG, dicas (perdeu TR)
Pirâmide RPGTormenta RPG (continua sem TR)
RPG WorldApocalypse (continua sem TR)
? 2Tomos de Sabedoriamiscelânea (perdeu TR)
Beholder Cegofanzine (continua sem TR)
? 1Ceifador RPGista3D&T (perdeu TR)
Estúdio-Laboratório de RPGpessoal (continua sem TR)
Retalhospessoal (continua sem TR)
? -2Zeo Kang Studioestúdio, UED (perdeu TR)
? 5Conexão FateFate (perdeu TR)
? 6Cavaleiros das Noites Insonesmiscelânea (perdeu TR)
? -9O Velho Crâniocoletivo de RPG, regional (perdeu TR)
As Crônicas Aleatóriaspessoal (continua sem TR)
? 10Nereus RPGmiscelânea, sistemas próprios, Fate (perdeu TR)
RPG com NozesOld Dragon (continua sem TR)
Covil do RPGcoletivo de RPG, regional (continua sem TR)
Escama de WyvernWoD, Old Dragon (continua sem TR)
Blog do Mestre Wallagrupo de RPG, cenário (continua sem TR)
Forja Lúdicamiscelânea (continua sem TR)
Toca do Juban AlbinoMighty Blade (continua sem TR)
? -6RPGames Brasilmiscelânea (perdeu TR)
? 0As Tralhas RPGísticas da Gracipessoal (perdeu TR)
? 3Pergaminhos Douradosmiscelânea (perdeu TR)
The Truth’s For Salepessoal (continua sem TR)
Papo de RPGistapessoal (continua sem TR)
Pergaminhos de Pedramiscelânea (continua sem TR)
Carcere dos Pensamentospessoal, WoD, contos (continua sem TR)
Masmorras e Maluquicespessoal, GURPS, Pathfinder, D&D (continua sem TR)
Área de TormentaTormenta (continua sem TR)
Goblin’s LootOld Dragon (continua sem TR)
Calabouço de MímicosD&D, iniciantes (continua sem TR)
? 8Narrando RPGdicas, Iniciantes (perdeu TR)

**RN = (traffic) ranking nacional. TR = traffic ranking (internacional).


Os dados foram coletados domingo, dia 6 de maio de 2018.

O GIF animado usado neste artigo foi feito com ajuda do character generator do RPG Maker MV e com as partes extras feitas por Jack e por Rhino.

Agradecimentos a Leishmaniose, Moreau do Bode, Armageddom e todos que cobraram o Ranking.

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. Leishmaniose disse:

    Olá,
    AEEEEEE! Conseguiu uma folga de tempo pro trabalho homérico! Por que tu não tenta fazer bimestral ou trimestral, Edu? Talvez assim fique mais viável pra ti.
    Quanto à postagem, excelente. É sempre bom ter uma noção de como anda a comunidade e blogosfera como um todo. E curti muito a explicação de como funciona o TR Nacional, que não é apenas entre sites de RPG ou específicos, mas com todos os sites BRs.
    Bonanças.
    Atenciosamente,
    Leishmaniose

  2. Olá! Seria possível incluir o dungeonist na próxima? O endereço é http://www.dungeonist.com

  3. Pride disse:

    Opa! Tudo bom Edu? Você poderia incluir o Rage Across Brasil na próxima publicação?
    http://rageacrossbr.blogspot.com.br/
    Obrigado e parabéns pela iniciativa.

  4. Ronaldo disse:

    Olá. Vocês poderiam incluir meu blog na lista.
    https://diadrpg.wordpress.com/
    O foco são resenhas de RPGs que curto (Yggdrasill, Rastro & Chamado de Cthulhu, Genesys, Savage Worlds e alguns mais obscuros, como Pendragon), alguns cenários de jogo que fiz e resenhas de campanhas.

  5. RPGNews em queda… Pena!

    • Edu Guimarães disse:

      Sempre fico na torcida pelo RPGNews. Ele tá numa zona bem interessante do Ranking (mais ou menos entre o Top16 e Top30), onde a competição é acirrada para pegar as últimas posições do Top20.

  6. É uma honra o site do Covil do RPG estar nessa lista, ainda que não ranqueado!

  7. Boa noite!
    Gostaria de solicitar a inclusão do blog Donjon Master. O blog é antigo, mas passou por uma reformulação e vai contar com atualizações frequentes.
    http://donjonmaster.blogspot.com.br

  8. Olá, pessoal do RPGista! Vocês poderiam incluir o meu blog no ranking também? Agradeceria muito!
    http://critico6.blogspot.com/

Deixe uma resposta