Raças de Fantasia em Fate Acelerado

Olá. Anteriormente criei três personagens de exemplo para demonstrar o jeito Fate. Eram todos personagens humanos. E como se faz para jogar com um elfo, anão ou outra espécie? Darei […]

Olá. Anteriormente criei três personagens de exemplo para demonstrar o jeito Fate. Eram todos personagens humanos. E como se faz para jogar com um elfo, anão ou outra espécie? Darei algumas sugestões. E sim, o termo “raça” é comum mas é péssimo, o correto é espécie.

Sugestão 1: Aspectos

Se todos no grupo tem um consenso sobre as características marcantes de um elfo, crie um aspecto Elfo. Pode invocá-lo para enxergar melhor com pouca iluminação, detectar portas secretas (old school), resistir a efeitos de sono e saber sobre a natureza. Claro que nem todos os elfos são iguais. Ter um aspecto Elfo – ou contendo a palavra elfo – lhe dá permissão para fazer coisas que humanos não podem.

Sugestão 2: Façanhas

Um aspecto Anão lhe daria permissão para umas façanhas como:

Visão na penumbra: +2 ao superar com Cuidadoso quando observar com pouca iluminação.

Estômago de aço: +2 ao defender com Poderoso contra efeitos nocivos ao organismo através de ingestão.

Orcs!: +2 ao atacar com Poderoso quando combater orcs com uma arma tradicional dos anões.

Sugestão 3: Abordagens

Aviso que essa é a que menos aconselho pois aspectos e façanhas devem lhe bastar. Aumente em 1 a abordagem favorável e diminua em 1 a abordagem desfavorável como Halfling: Sorrateiro +1, Poderoso -1. Note que isso pode levar a ter uma abordagem com valor negativo. Se isso não lhe agrada, segue uma alternativa: o jogador coloca seu maior valor de abordagem na que for favorável e o menor valor na desfavorável, como Halfling: Sorrateiro em +3, Poderoso em +0, duas em +2 e duas em +1.

Sugestão 4: Nenhuma das anteriores

Deixe que a espécie fique em segundo plano, apenas dando uma cor. Ou se tiver mais tempo, torne um Extra, explicado no Fate Básico (por vir). Confira aqui em inglês.

Até.

Sobre Jaime Rangel

Jaime "JJ" Rangel é um cara de Duque de Caxias (RJ), franco, tranquilo e desmemoriado. Gosta de levar inquietação às mentes alheias (antes através do Juca's Blog e Roleplayer). Prefere 10 inimigos sinceros a 1 amigo indeciso. Cuidado ao perguntar algo, ele responderá a verdade. E a verdade é sempre mais divertida (pra ele).