O Mangá do Jaspion

Assisti Jaspion quando era criança na extinta TV Manchete, provavelmente numa reprise, e não lembrava das mensagens positivas que geralmente estes tokusatsus tem. Só fui perceber após reassisti-los recentemente. O Esquadrão Relâmpago Changeman, tem uma mensagem pró meio ambiente, por exemplo, e Jaspion não é uma exceção. Sua mensagem é de união dos povos, e isso faz muito sentido diante do período em que Jaspion foi criado. A série foi exibida entre 1985 e 1986, ou seja, durante o fim da Guerra Fria e, é possível, que essa mensagem de união tenha vindo daí.

Jaspion e MacGaren lutando com espadas, imagem da série original.

Qual o visual mais legal, MacGaren ou Jaspion?

Satan Goss, o planeta dos monstros, MacGaren e cia., são os inimigos em comum que os povos da galáxia precisam se unir para enfrentar antes que tudo seja devastado. Até a forma de de derrotar o vilão principal na série passa por isso, juntar as crianças irradiadas pela luz do Pássaro Dourado, e assim conseguir poder suficiente para derrotar Satan Goss definitivamente. Além dos diferentes aliados que Jaspion consegue reunir, como robôs, monstros, alienígenas, etc.

Certo, e como isso se relaciona ao mangá brasileiro do Jaspion?

O mangá brasileiro do Jaspion é uma continuação oficial da série, e, como tal, traz uma mensagem positiva nestes tempos em que a extrema-direita tem crescido no mundo.

Pra começar, Michel Borges e Fábio Yabu fazem uma bela adaptação da batalha final da série para o mangá. As cenas ficaram ainda mais épicas no traço do Michel Borges. Então, se você não conhece o final da série e já assistiu alguma coisa, pode pegar ir direto para o quadrinho. Caso contrário, é possível rever Jaspion no Prime Video.

Algumas páginas do mangá do Jaspion. Com destaque para ele colorido no topo da imagem em primeiro plano com armadura, e Daileon, Anri, Satan Goss e MacGaren em segundo plano.

Essa arte tá bonita demais.

A história da continuação começa algum tempo depois do final da série, com Tarzan Galáctico já crescido e trabalhando para a Polícia Espacial, e Jaspion mais velho causando confusões pelo espaço após derrotar Satan Goss. Ele se recusa a fazer tudo como manda o protocolo da polícia, e vive de tomar bronca do filho por causa do seu comportamento e das consequências dos seus atos irresponsáveis (Jaspion não trabalha para a polícia, ele tá mais pra um vigilante). Após discutir com o seu filho, Jaspion se depara com uma nova profecia encontrada num fragmento da Bíblia Galáctica, e precisa fugir para a Terra para escapar da prisão. Na Terra ele se depara com um mundo totalmente diferente do que ele conhecia.

A bruxa Kilza sobreviveu e envolveu o mundo com a crença de que quando Satan Goss era vivo, o mundo era um lugar melhor. A devastação deixada pelo monstro não foi o causador de parte dos problemas pelos quais o Japão passa, na realidade ele protegia o mundo disso tudo que está aí. Parece familiar? Pois é. O mundo é um lugar pior e Jaspion precisa lidar com isso, e com a culpa de ter abandonado o planeta após vencer Satan Goss.

Kilza, a partir da ascensão do pensamento de extrema-direita, começa a reunir energia negativa suficiente para reviver todo mundo que Jaspion derrotou, inclusive Satan Goss e o MacGaren. Agora Jaspion vai descobrir como quem ficou na Terra, que o ajudou anteriormente, se virou, e tentar derrotar novamente alguns dos vilões mais icônicos da série.

Acho que falar mais do que isso é spoiler, então vou parar por aqui. Sem estragar a surpresa dá para dizer que o Jaspion do mangá passa também uma mensagem positiva assim como a série anterior, tem cenas de lutas muito boas, bastante ação e comédia. Gostei da linha pai irresponsável, como o Goku, que o Jaspion tem com o Tarzan Galáctico. O Yabu ter pego esse momento de ascensão da extrema-direita, no Brasil e em outros lugares do mundo, como pano de fundo para o crescimento da energia negativa que traz os monstros de volta foi bastante esperto.

Enfim, o mangá do Jaspion foi uma aventura divertidíssima de ler e a arte é linda. Pra mim, é uma sequência digna da série e que gostaria de ver mais. A JBC acertou demais com o time que produziu mais esse grande lançamento nacional.

 

Jaspion com armadura em primeiro plano, e ele em 3 poses diferentes sem armadura em segundo plano.

Jaspion no seu melhor visual.

 

P.S.: não sei se a ideia foi do Yabu ou do Michel, mas desenhar o Jaspion com o penteado do início da série foi acertado demais. É o melhor visual do personagem!

P.P.S.: Assim como na série original, o mangá também tem a abertura! Outro toque de mestre.

 

DADOS DA COLEÇÃO

Título: O REGRESSO DE JASPION
Autoria: Fabio Yabu (roteirista) e Michel Borges (desenhista)
Produção: Marcelo Del Greco (Editor) e Edi Carlos Rodrigues (Produtor Executivo)
Gêneros/Categorias: Ação/Aventura, Nacional e E-Books/Digitais

EDIÇÃO DIGITAL
Formato: mobi/epub
Distribuição: online

Link

Você pode gostar...

Deixe uma resposta