Mapa-tático para 13ª Era

Então, estava preparando um mapa-tático para facilitar (ainda mais) os combates em meus jogos de 13ª Era e decidi postá-lo aqui.
A idéia é ele servir mais de marcador de combate do que propriamente de mapa-tático: você não vai tomar decisões complexas de ações e movimentações a partir das informações mostradas nele, mas acredito que ele auxiliará os jogadores e mestres a terem uma visão geral do combate apenas olhando para ele. É como se fosse um marcador gigante.

Funcionamento:

  • Se tiverem miniaturas ou marcadores, vocês posicionam os marcadores de todos os envolvidos no combate de acordo com a área na qual estão (próximos ou longe). Se dois personagens estiverem engajados, basta colocar os marcadores se tocando. Caso tenha mais de um grupo de personagens engajados em combate na mesma área – o que pode acontecer quando ocorrem interceptações – basta agrupá-los de acordo, ainda na área designada para combatentes próximos.
    • Personagens que estejam atrás de outros podem ser representados, bem, colocando seus marcadores do lado oposto ao dos inimigos. Não tem segredo.
    • Caso não queira usar miniaturas, basta preencher o mapa com lápis ou até mesmo plastificar a folha e usar uma caneta de quadro branco para facilitar a reutilização. Sinto que esta opção é mais trabalhosa do que fazer marcadores de papel ou usar peças de jogos de tabuleiro, mas cada um trabalha com o que tem.
  • Personagens que estejam envolvidos no combate, mas estejam distantes, basta colocá-los na área dos Distantes.
  • E no lugar de usar um dado físico, você pode marcar o nível de Intensidade do encontro na área abaixo, com um clips de papel ou outro marcador, onde ficará bem visível e com certeza os jogadores não esquecerão de somar o valor em seus ataques.

Mapa-tático para 13ª Era 1

Eis um exemplo de como ele pode ser usado para representar o combate sem se prender em muitos detalhes.


 
Baixa ele, teste em seus jogos e depois me diz o que achou. Pode ser uma mão na roda para tornar seus combates no 13ª Era ainda mais fluídos, sem a necessidade de parar e recapitular a posição de todo mundo.
À medida que for recebendo mais críticas, posso tentar ir melhorando esta ferramenta. Eu também vou testar em minha campanha atual e ver o que dá para melhorar mantendo a simplicidade. 🙂
—-
Baixar agora: Mapa-tático para 13ª Era (483Kb)
—-
Legal Info:
This website uses trademarks and/or copyrights owned by Fire Opal Media, which are used under the Fire Opal Media, 13th Age Community Use Policy. We are expressly prohibited from charging you to use or access this content. This website is not published, endorsed, or specifically approved by Fire Opal Media. For more information about Fire Opal Media’s 13th Age Community Use Policy, please visit www.fireopalmedia.com/communityuse. For more information about Fire Opal Media and 13th Age products, please visit www.fireopalmedia.com and www.pelgranepress.com.

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Jaime Rangel disse:

    Bonzim. Lembra as zonas de Fate.
    Até.

  2. Comecei uma aventura de 13ª Era ontem! E estava tentando achar uma solução para representar os combates no Roll20 e o dado de intensidade.
    Essa sua solução simples facilitou e muito a minha vida. Muito obrigado.

  3. Acrescentei o terreno, usando uma carta com a imagem do terreno onde a batalha acontece (Pode ser uma carta de Magic para quem tiver uma).
    Coloquei a carta do lado esquerdo superior do mapa para lembrar aos jogadores onde a batalha estava acontecendo o que acrescenta na narrativa do combate.
    A marcação do dado de intensidade diretamente no mapa ajudou muito, pois jogo online.

  4. Gustavo Pedroso disse:

    Acho que o arquivo não está mais disponível. Consigo um link dele?

    Obrigado!

  5. Tek disse:

    Opa, já resolvi. Testa de novo, por favor 🙂

  6. Agora deu certo. Muito obrigado!

Deixe uma resposta