Adeus, Novo Mundo das Trevas. Olá, Crônicas das Trevas!

CofD - As Crônicas das TrevasCaso tenha perdido, a White Wolf Publishing é propriedades da Paradox Interactive há uns dois meses. A produtora de video-games sueca anunciou a compra da empresa, bem como das linhas do Mundo das Trevas e Exalted – anteriormente propriedade da CCP Games – em Outubro deste ano. Este anúncio deixou fãs e desenvolvedores sem idéia de qual seria o próximo passo. No dia 11 de Dezembro, na Tenebrae Noctis, uma convenção de fãs da White Wolf, foram reveladas maiores informações. Lá anunciaram o estado atual e o que eles almejavam fazer com os vários Mundos das Trevas que estão sendo atualmente publicados.

White Wolf PublishingA White Wolf Publishing – que não é a mesma White Wolf original, mas ainda assim é uma empresa com uma galera com bastante qualidade – vai seguir com o planejamento anunciado até agora e trabalhar com a quarta edição das linhas do antigo Mundo das Trevas, a começar com o Vampiro: a Máscara.
Já as linhas que compunham o Novo Mundo das Trevas serão tocadas pela Onyx Path Publishing, conforme diz o anúncio oficial deles:

A Onyx Path Publishing e a White Wolf Publishing têm orgulho de anunciar que a série de linhas de produtos previamente conhecida como Novo Mundo das Trevas passa agora a chamar-se Crônicas das Trevas (Chronicles of Darkness, no original). As linhas que compõem esta linha são: Vampiro: o Réquiem 2ª Edição, Lobisomem: os Destituídos 2ª Edição, Mago: o Despertar 2ª Edição, Promethean: the Created 2ª Edição, Changeling: os Perdidos 2ª Edição, Hunter: the Vigil 2ª Edição, Geist: the Sin-Eaters, Mummy: the Curse, Demon: the Descent e Beast: the Primordial, bem como quaisquer projetos vindouros e linhas de jogos (da Onyx Path).

As Crônicas das Trevas
Segundo a própria Onyx Path:

Porque, vamos lá, a separação cWoD (Mundo das Trevas clássico ou antigo)/nWoD (Novo Mundo das Trevas) sempre foi esquisita de explicar: como havia dois deles, mas o segundo não era uma nova edição, mas sim toda uma reimaginação. Um outro WoD que poderia ser palco de histórias igualmente envolventes, mas com regras, temas e toda uma cara diferentes. Muito confuso!

A Onyx Path Publishing ainda vai continuar com as edições comemorativas de 20º Aniversário dos jogos do Mundo das Trevas e com a linha Exalted.

Enquanto o “novo” Mundo das Trevas será renomeado para As Crônicas das Trevas, as linhas desenvolvidas diretamente pela White Wolf Publishing serão conhecidas, simplesmente, como O Mundo das Trevas. Não haverá mais esta história de “novo” e “antigo” ou qualquer outro adjetivo para definir os títulos. Enquanto os jogos do Mundo das Trevas da White Wolf Publishing serão alinhados com futuros jogos de video-game de alta qualidade, e possivelmente a representação em outras mídias, as Crônicas das Trevas continuarão sendo “uma sensacional coleção de ferramentas para criar o WoD que você, Narrador, sempre sonhou”, de acordo com Martin Elricsson, o Narrador-Chefe da White Wolf Publishing.
Aparentemente, o material de cenário do Mundo das Trevas mudará seu foco da América para a Europa, o que faz sentido vindo de uma editora majoritariamente européia. Isso pode ser uma mudança bastante positiva para muitos jogadores, com a carga histórica do Velho Mundo acentuando o ar mítico das histórias, afastando um pouco do “a verdade de seu mundo por trás de uma pátina de normalidade”.

O livro básico de Crônicas das Trevas. Já a venda na DriveThruRPG (em pdf apenas, por enquanto).

O livro básico de Crônicas das Trevas. Já a venda na DriveThruRPG (em pdf apenas, por enquanto).


Além de desenvolver o Mundo das Trevas diretamente, aparentemente a White Wolf Publishing também desenvolverá novas regras para LARP (Live Action Role-Playing). Pelo que pode ser visto nas mídias sociais, parece que as novas regras terão alguma influência da tradição dos LARPs dos países nórdicos. Tradição esta que é bastante admirada por muitos jogadores de LARP brasileiros mais dedicados.
A By Night Studios, empresa responsável pela mais atual encarnação do Mind Eye’s Theatre (o sistema de LARP do Mundo das Trevas), ainda não pronunciou-se a respeito de seu papel nesta nova fase.
No release das Crônicas das Trevas, a Onyx Path ainda falou um pouco sobre os motivos práticos relacionados à concessão de licenças que contribuíram para a mudança:

Na hora de tentar promover a marca e vender a licença, conseguir interesse fora do hobby tem sido um pesadelo. Esse pessoal de Holywood ou tem uma atenção que só dura uns 3 segundos e meio e você tem que conquistá-los bem rápido, ou ficam buscando tudo o que você diz no Google durante a sua apresentação. O primeiro já foi pro mundo da lua antes mesmo de você explicar o N de Novo Mundo das Trevas, e o segundo vai encontrar páginas e páginas de informações parecidas, porém diferentes, enquanto pesquisa mais sobre Mundo das Trevas.

Fonte: ENWorld | The ‘New’ World Of Darkness Makes Way For Chronicles Of Darkness And The World Of Darkness

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. tiago disse:

    E qual editora brasileira ira traduzir? Tem ideia de qual será?

  2. Eduardo disse:

    E as traduções em pt? Como ficam? Quem está com os direitos de publicação por aqui?

  3. Miguel Cury disse:

    Bá! Favor fazer uma capa decente vai… Que fonte tosca é essa? Um novo livro re-contextualizado com um peso e conceito super atraente com essa droga??? Desculpa o vocabulário mas o que fizeram ai foi de dar vergonha…

  4. Nerun disse:

    CF, você sabe dizer se houve alterações nas regras entre esse manual Chronicles of Darkness e a 2a. edição americana do World of Darkness que incluiu as regras revisadas do God-machine?

  5. Dcbianchi disse:

    Sinceramente achei muito show. Não so pelo nome ou pelo review, mas também por colocar fim naquela separação.
    Apartir de agora podemos dizer que vamos ter um material relativamente voltado a cronica e outro voltado a interpretação.
    Sabem me dizer quando sai a tradução?

  6. Robert Maia disse:

    Comecei a ver Vampiro: Requiem e percebi que para jogar ele preciso do livro do mundo das trevas. Onde que eu compro essa PORR$%&*$%& que não acha em lugar nenhum? Esse novo livro vai ser compatível com o material antigo? Já sinto saudades dos antigos RPGs onde tudo que você precisava estava ali disponível…

Deixe uma resposta