Ícone do site RPGista

Z:16 – Carnificina Morta-Viva

O apocalipse chegou, e você sobreviveu. Você vai se esconder como um rato, ou encarará os mortos-vivos de frente, com uma escopeta em uma mão e uma granada na outra?
Z:16 – Carnificina Morta-Viva é um pequeno mod do jogo 3:16 – Carnificina nas Estrelas, lançado em português pela editora RetroPunk. Vamos matar uns zumbis!
Z:16 - Carnificina Morta-Viva 1Z:16
Esqueça tudo o que você sabe sobre viver em um apocalipse zumbi. Esqueça a administração de mantimentos, o medo dos mortos rastejantes, a ansiedade de não saber o que encontrará amanhã. Se é isso que você procura em um jogo de zumbis, vá atrás de, sei lá, The Shotgun Diaries.
Z:16 é um jogo sobre carnificina desenfreada. Os personagens chegam a uma cidade abandonada, procuram por mantimentos e sobreviventes (nessa ordem), e saem de lá destruindo a maior quantidade possível de mortos-vivos no caminho. Não há tempo para contar munição, para evitar o combate, ou para se esconder em uma fortaleza improvisada. Apenas aponte sua arma, atire e conte os zumbis mortos!
Armas
Poucas alterações nas armas de 3:16 são necessárias: siga os modelos básicos, apenas troque a descrição de tecnologia avançada por uma mais próxima da atual. Rifles de energia, por exemplo, se tornam simples rifles normais, de projéteis; e lâminas poderosas se tornam lâminas normais, como espadas, machados e serras elétricas. Você vai ver que muitos dos equipamentos já são bem parecidos com a tecnologia atual, e pode manter praticamente todas as estatísticas; e mesmo para os mais exagerados pode-se encontrar algum equivalente – um Bombardeio Orbital, por exemplo, poderia ser substituído por um Bombardeio Nuclear!
Postos
Os postos em Z:16 representam algo um pouco diferente do que em 3:16. Ao invés de simular a estrutura rígida de uma organização militar, eles passam a simular a hierarquia dinâmica que surge entre grupos de sobreviventes em um apocalipse zumbi. Ter um posto baixo, portanto, não é exatamente a mesma coisa do que ter uma patente baixa em um exército; na verdade, representa que você ainda não viveu o suficiente no mundo devastado para entender como ele funciona, e é encarado como novato e inexperiente pelos demais sobreviventes.
Na prática, claro, elas continuam funcionando da mesma forma, e tem as mesmas estatísticas, equipamentos e benefícios em jogo. Os nomes dos postos mais baixo, no entanto, mudam de acordo com os descritos a seguir:
Sobrevivente [Posto 0]. Um sobrevivente é alguém que sobreviveu ao apocalipse e agora vaga sem esperança pelo mundo que restou. Ainda não está acostumado com a nova situação em que se encontra, e na verdade tem pouco mais a oferecer aos outros do que a própria vida.
Fugitivo [Posto 1]. Um fugitivo já está neste mundo há algum tempo, e sobreviveu a alguns encontros com zumbis. Ele já está começando a entender como o novo mundo funciona, mas ainda tem muito pelo que passar antes de se acostumar completamente com a sua nova condição.
Lutador [Posto 2]. Um lutador já possui alguma experiência e está bem ambientado no mundo devastado. Quando uma turba de zumbis começa a se aproximar, ele já cogitará a possibilidade de enfrentá-los antes de sair correndo na direção contrária.
Guerreiro [Posto 3]. Um guerreiro já enfrentou uma boa quantidade de zumbis e sabe que eles não passam de um monte de carne apodrecida sobre duas pernas. Prefere lutar a fugir, e em geral o fará com um sorriso maníaco no rosto.
Líder [ Posto 4]. O líder é alguém que já possui grande vivência no mundo após o apocalipse, e por isso é respeitado e reverenciado pelos demais sobreviventes. Quando reúne um grupo em uma cidade abandonada, é aquele a quem os outros ouvirão com mais atenção, e a quem todos buscarão na hora de um impasse.
Herói [Posto 5]. O herói está um passo além de um mero líder. Ele é, mais do que uma referência de sabedoria, uma verdadeira inspiração para os demais. Quando chega a uma cidade infestada, todos os sobreviventes irão procurá-lo atrás de orientação.
Lenda [Posto 6]. A lenda, enfim, está além até mesmo do herói: seu nome atravessa as cidades e grupos de sobreviventes, e é sussurrado à noite para aliviar o medo e ajudá-los a dormir.
Os postos 7 e 8 não existem propriamente entre grupos de fugitivos, e só podem ser alcançados por personagens que entrem ou façam parte de organizações militares ou para-militares maiores e melhor estruturadas. Nestes casos, você pode manter os nomes originais.
Lembranças
As Lembranças em um jogo de Z:16, tanto as Forças como as Fraquezas, funcionam seguindo exatamente as mesmas regras de 3:16. A única diferença é que, ao invés de envolver acontecimentos anteriores ao seu recrutamento por uma tropa de elite espacial, elas envolverão coisas que aconteceram antes do apocalipse zumbi. Uma paixão platônica, um trauma envolvendo animais, uma fobia irracional… Guie-se pelos mesmos exemplos do livro básico.
A Fraqueza final de um personagem em Z:16 se chama Ódio da Vida, e deve mostrar de alguma forma como o personagem odiava a sua vida anterior ao apocalipse e se sente melhor agora, em meio aos mortos-vivos.
Os Zumbis
Por fim, os zumbis funcionam exatamente como os aliens normais de 3:16. Seu único atributo é a HZ – Habilidade Zumbi -, que na verdade é só um nome mais apropriado para a Habilidae Alienígena original. Decida usando os mesmos critérios que o livro básico propõe.
Se quiser variar um pouco, nem todos os zumbis precisam ser humanos. Pense em todas as criaturas que já apareceram em jogos como Resident Evil, por exemplo – cachorros zumbis, tyrants, o próprio Nemesis… Você pode criar grupos de zumbis bastante diferentes uns dos outros, e até utilizar algumas das habilidades especiais descritas no livro básico. Habilidades especialmente adequadas para zumbis incluem Emboscada, Ignorar Ferimentos e Ferimentos Duradouros.

Sair da versão mobile