Ícone do site RPGista

PM:16 – Carnificina Não-Letal

No post Turbas & Tumultos eu descrevi como você pode utilizar o 3D&T para promover a sua própria manifestação pela melhora da política do país. Como? Você não concorda com as manifestações? Acha que quem as faz são só um bando de desocupados, vândalos e arruaceiros? Bem, não se preocupe – você também pode assumir o lado da repressão, e descer o cacete naquele bando de comunistas!
Police_brutality_002PM:16 – Carnificina Não-Letal
Bem vindo ao 16º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ou São Paulo. Ou Porto Alegre. Ou qual seja a capital brasileira de sua escolha. Como o mais novo recruta da companhia, é seu dever tomar a linha de frente na resposta às manifestações, garantindo que as coisas andem sem incidentes ou violência, nem que para isso precise descer o sarrafo em todo mundo!
Como você já deve ter imaginado, este é um pequeno mod do jogo 3:16 – Carnificina nas Estrelas, lançado aqui pela editora RetroPunk. Os personagens serão construídos segundo as regras originais, com os atributos HC e HFC; e em jogo tentarão imobilizar o maior número de manifestantes e receber por isso promoções que aumentem o seu Posto na companhia ao final de cada aventura. Poucas alterações nas regras são necessárias, conforme falarei com calma a seguir.
Equipamento
Os equipamentos de PM:16 diferem dos de 3:16 de duas formas: primeiro, por não serem de ficção científica, mas sim modernos; e segundo, por serem não-letais. No entanto, você pode usar as estatísticas originais, apenas modificando a descrição do modelo: armas laser viram armas com munição de borracha; adagas e armas brancas viram caceteies; granadas passam a ser de gás lacrimogêneo; etc. Até mesmo as armaduras de MandelBrite passam a ser equivalentes aos escudos de contenção usados na manifestação.
Como você deve ter concluído, isso significa que não haverão realmente mortes durante a manifestação, salvo situações especiais. O objetivo dos policiais não é matar o maior número de manifestantes, mas sim imobilizá-los de forma não-letal (embora geralmente não menos dolorosa por isso).
Incitador
É claro que o Batalhão não pode sempre esperar que os manifestantes comecem os tumultos por conta própria, ou muitos deles acabariam sendo de fato (gulp!) pacíficos. Para isso, pode ser comum algumas vezes que eles utilizem incitadores, policiais infiltrados que forcem um confronto a começar pelo lado dos manifestantes.
Um dos jogadores pode ser um incitador se quiser. Nesse caso, ele escolhe começar o jogo do lado dos manifestantes, e deve incitar o maior número deles a partir para o confronto contra os policiais, justificando uma resposta violenta. Para isso, ele deve fazer testes de HFC toda rodada; com sucesso, ele aumenta em 1d3 o número de manifestantes imobilizados para cada dado de dano rolado em todos os ataques bem sucedido naquela rodada.
A contrapartida é que o manifestante não pode realmente mudar de lado no meio do combate e passar a imobilizar manifestantes. Ao invés disso, ele contabiliza separadamente os manifestantes extras imobilizados pelos demais atacantes graças à sua atuação como se também fossem seus.
Lembranças
O sistema de dano do 3:16 permanece o mesmo, exceto que os personagens não morrem realmente – apenas são imobilizados, incapacitados e de maneira geral impedidos de continuar nos combates. Os personagens podem utilizar as lembranças normalmente, lembrando de situações da sua infância ou juventude que de alguma forma os ajudem a superar as dificuldades encontradas em meio aos tumultos da manifestação.
A lembrança final de um personagem em um jogo de PM:16 se chama Ódio da Causa. Ela deve relatar como o policial em realidade não está satisfeito com o que tem feito, e na verdade concorda com as reivindicações das manifestações e gostaria mesmo é de estar do lado deles. Uma vez que precise utilizar esta lembrança, ele se aposenta, abandona a companhia ou se recusa a participar da repressão às manifestações seguintes de qualquer outra forma.
Manifestantes
Em PM:16, os manifestantes são equivalente aos aliens. Eles possuem uma HM – Habilidade de Manifestação decidida conforme os critérios normais, e a utilizarão para atacar os policiais em cada rodada.
Você também pode dar a ele algumas habilidades especiais se quiser. Uma manifestação com Regeneração, por exemplo, poderia ser um protesto que angaria novos membros conforme avança, recuperando aqueles que forem imobilizados; ou uma com Ignorar Ferimentos poderia ter manifestantes que, por uso de drogas ou de alguma outra forma, consegue ignorar os danos dos ataques da polícia; e daí por diante. Alguns manifestantes podem possuir até mesmo coqueteis Molotov ou outras armas caseiras para reagir aos ataques da polícia.

Sair da versão mobile