Construindo Props de Papel

Props (um termo que vem do teatro/televisão/cinema) são aqueles itens que são pequenos demais para serem considerados cenário: Arcas de tesouro, mobília, estátuas, consoles de computador, canhões, etc… São pequenos detalhes que podem enriquecer a mesa de jogo, e funcionam bem seja com minis e cenários de papel ou com minis tradicionais e outros cenários como tiles e cenários de resina.
Construindo Props de Papel 1
Sendo versões menores de cenários de papel  eles tem certas particularidades para serem montados. O método que eu uso para montar props é diferente da forma como eu monto cenários, eu não uso uma cartolina para dar sustentação a esses modelos, já que isso dificultaria muito fazer as dobras. Para montar props de papel você vai precisar de:

  • Uma folha de props impressa em papel de gramatura alta (de 120 a 220 g/m²)
  • Um vincador (uma caneta esferográfica sem tinta, um estilete cego, um vincador de osso)
  • Régua de metal.
  • Um estilete pequeno ou de precisão.
  • Uma base de corte ou de vidro.
  • Cola (eu uso a Super-Bonder  da Loctite, colas de ciano acrilato genéricas não aderem ao papel)
  • Canetinha preta.

Comece escolhendo uma forma simples, como uma caixa, nada que tenha muitas abas ou muitas dobras, só depois passe para os modelos mais complicados como escadas, barquinhos, etc…
Construindo Props de Papel 2
Vincar as minis de papel faz muita diferença no resultado final. O modelo não só é montado mais facilmente mas fica mais firme e mais alinhado. Antes de recortar, identifique todas as linhas de dobra do modelo e vinque cada uma delas. Eu começo vincando todas as linhas verticais, de baixo para cima, depois viro a página e vinco todas as linhas horizontais, e então qualquer linha inclinada que haja no modelo. Use a régua de metal para apoiar o vincador e percorra a linha de dobra com o vincador, cuidando para não perfurar o papel. Se o vincador danificar a impressão, não se preocupe, isso pode ser corrigido com edging mais tarde.
Construindo Props de Papel 3
A seguir recorte o prop, sempre usando a régua de metal e o estilete. Tanto faz a ordem que você cortar, contanto que siga as linhas com precisão.
Construindo Props de Papel 4
Com o prop recortado, dobre o todos os vincos até ele ficar com a forma final. Está na hora de fazer o edging. Com a canetinha preta pinte de leve toda a borda do prop, assim como todos os vincos em que a tinta saiu. Em alguns casos você pode usar canetinhas de outras cores, como canetinha marrom para fazer as bordas de móveis de madeira.
Construindo Props de Papel 5
O próximo passo é colar. Você pode usar cola branca ou cola de bastão, ou até mesmo fita dupla face, o que varia é o tempo de secagem da cola e a força do adesivo. Eu uso Super Bonder, ela seca em segundos o que não dá margem para reposicionar a peça sendo colada, mas é uma cola super resistente e não precisa esperar muito para secar. Passe a cola na aba a ser colada, espalhando um pouco. Então pressione com força no lugar. A Super Bonder aquece um pouco ao secar e se pode sentir isso na ponta dos dedos. Procure não escorrer a cola para a área impressa por que ela danifica a impressão. Caso você cole seus dedos no modelo (o que pode acontecer as vezes até você pegar prática) Espere a cola secar e gire o modelo no seu dedo até ele descolar. Corrija qualquer dano na impressão com edging.
Construindo Props de Papel 6
Pronto agora é só espalhar esses props na sua Dungeon para ver como essas pequenas peças fazem diferença no cenário.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Armageddon disse:

    Você já tem uma lista de sites onde se conseguem props aqui no Role, né Tiago? Acho muito bacana esses trabalhinhos, pena que nunca tiro o tempo pra começar.

  2. Renato Trimegisto disse:

    ótimo tutorial pra iniciantes, gostaria de fazer isso, mas infelizmente meu grupo não gosta de jogar nem em volta de uma mesa, imagina paciência pra ficar montando cenário..

  3. Tiago Hackbarth disse:

    As props vem dos mesmos lugares que vem os cenários. Na foto de cima tem props de Starlight da Worldworks Games e do Toposolitario. Na foto de baixo tem props de Castles and Keeps da Worldworks Games e de City Interiors da Fat Dragon Games.

  4. javo disse:

    muiiiiitttttooooooo bbbboooooooommmmmmm

  5. Arthur disse:

    hey, passa o site onde vc pega os props? se tem em br?

Deixe uma resposta