A loja mineira Kobold’s Den, que acaba de iniciar a pré-venda de Pulse e colocar o pé no mercado editorial, pode estar com o maior lançamento do ano em suas mãos. Isto é, em termos de vendas para o mercado brasileiro, mas não é de se ignorar.
O trunfo da agora editora tem nome: Monsterhearts. Trata-se de um hack do premiado Apocalipse World, como o é o último lançamento de outra mineira, a Secular Games, Dungeon World, mas com um tema muito mais popular do que a fantasia medieval ou o pós-apocalítico. Monsterhears é um jogo sobre monstros adolescentes e seus dilemas, romances e desafios, basicamente um jogo para rolar jogos baseados em Buffy, Crepúsculo, Meu Namorado é um Zumbi/Sangue Quente e outros grandes sucessos contemporâneos do gênero.
A maioria dos RPGistas mais tradicionais pode até fazer piada, mas considerando que a página do Facebook do jogo já conta com quase quatro mil assinantes faltando ainda dois meses para o lançamento em 12 de novembro é necessário, ao menos, fazer um esforço para tentar entender a magnitude do evento que este jogo significará para o mercado brasileiro.
Visualize o que irá acontecer: milhares e milhares de pessoa atraídas para a proposta de encenar suas histórias favoritas da literatura e cinema, sendo introduzidas ao RPG através de um sistema premiado e de alta qualidade. Milhares e milhares de novos jogadores de RPG. Monsterhearts pode ser para a década de 2010 o que Vampiro, a Máscara, foi para a década de 1990: uma enorme porta de entrada para dezenas de milhares de novos jogadores, que se espalhará aos poucos para outras partes do hobby.
Claro que posso estar contando com os ovos no fiofó da galinha, que curtidas no Facebook não necessariamente se traduzem em vendas, ou que ele pode atingir um mercado novo. Mas acredito que tenho razão, e que uma nova onda de novos jogadores pode estar a caminho, mas o que não sei é: o que o mercado fará a respeito? Se você é um editor ou autor, acho que vale a pena deixar um canto da sua mente pensando sobre o que pode fazer com relação a estes novos jogadores e como atraí-los para os seus próprios jogos.