Se tornar um samurai nunca é uma decisão fácil. A cirurgia é dolorosa e demorada, e possui uma taxa de mortalidade altíssima. Além disso, mesmo para os que sobrevivem há efeitos colaterais, como o fato de torná-lo infértil para o resto da vida. Assim, é preciso uma motivação muito forte para levar alguém a tal ponto: muitos o fazem por vingança, outros por não encontrarem sentido na vida fora de um combate, e alguns chegam a fazê-lo mesmo por ordem do seu daimyo, para servi-lo de forma mais eficiente na guerra.
O samurai invoca o espírito shiki através da recitação de um encantamento, que faz com que o seu corpo se transforme e libere o poder preso dentro de si. A aparência da transformação pode variar bastante de indivíduo para indivíduo – alguns apenas trocam a cor da sua pele, em outros podem ter protuberâncias queratinosas surgindo das extremidades do corpo, e em outros ainda pode haver um crescimento absurdo da massa muscular. De maneira geral, quanto mais poderosa for a criatura presa dentro do corpo de um samurai, mais drástica e visível será a metamorfose.
Samurai também costumam ter muitas gemas espirituais implantadas no seu corpo. Isso responde a uma necessidade prática: a sua transformação consome uma quantidade de energia muito grande, o que as torna extremamente úteis. Além disso, a quantidade de gemas implantadas acabou se transformando em uma espécie de símbolo de status entre eles, uma demonstração visual do seu poder. Por isso, é comum que samurai as implantem em locais facilmente visíveis.
Em 3D&T, a vantagem que define um samurai é a Transformação de Batalha, descrita a seguir, e que também pode ser usada para outras transformações típicas de mangás e animes shonen (pense em todas as formas de super saiyajins de Dragon Ball Z…). Além disso, todo samurai também deve possuir a desvantagem Monstruoso, devido às marcas deixadas pela operação e os símbolos místicos que ficam gravados no seu corpo.
Transformação de Batalha (2 pontos)
Esta vantagem é um misto de Poder Oculto com Área de Batalha: quando dentro de um combate, você pode invocar algum tipo de poder sobrenatural e se transformar em outra coisa, que o dê vantagens contra seus oponentes. Você precisa de uma ação para ativá-la, além do gasto de 2 PMs, mais 2 PMs por rodada em que ela ficar ativa; e você pode mantê-la por uma quantidade máxima de rodadas igual à sua Resistência (já modificada por qualquer bônus que você receber).
A Transformação de Batalha pode ter três benefícios básicos diferentes, que você pode escolher cada vez que usá-la:
- Habilidade +1, Resistência +1. Além disso, você pode usar Ataques Especiais sem gastar PMs enquanto ela durar.
- Força ou Poder de Fogo +2 (escolha um), Resistência +2.
- Todos os seus poderes e feitiços gastam apenas metade dos PMs.
O mestre também pode autorizar que um persoangem adquira esta vantagem por 1 ponto; neste caso, no entanto, ele terá direito a usar apenas uma das transformações acima, e não escolher uma delas cada vez que se transforma.
Exigências: R1, PMs Extras, Transformação de Batalha, Monstruoso.
Função: tanque.
Poderes únicos. Escolha três feitiços, que devem ser aprovados pelo mestre: você se torna capaz de usá-los como uma habilidade natural sempre que está com a sua Transformação de Batalha ativada, pagando o seu custo normal em PMs.
Transformação duradoura. Você gasta apenas metade dos PMs para manter a sua transformação – ou seja, apenas 1 PM por turno, ao invés de 2 (mas o custo para ativá-la continua o mesmo). Você também pode mantê-la por uma quantidade de rodadas igual ao dobro da sua Resistência.
Transformação superior. Gastando o dobro de PMs (ou seja, 4 PMs para ativar, e mais 4 PMs por turno), você pode escolher dois benefícios da vantagem Transformação de Batalha para receber simultaneamente, ao invés de apenas um. (Nota: este poder está disponível apenas para personagens que comprem a vantagem de 2 pontos, tendo acesso às três transformações).
Samurai em Tormenta
Em Tamu-ra, os samurai descritos neste artigo eram chamados de guerreiros shiki, para não serem confundidos com os samurai tradicionais. Eram uma visão comum nas zonas de guerra e campos de batalha, geralmente responsáveis pelas maiores vitórias dos seus daimyos. Mesmo o Imperador Tekametsu possuía a sua guarda shiki, embora exigisse que a iniciativa de realizar a operação partisse do próprio guerreiro, e não de uma ordem externa.
A grande maioria dos guerreiros shiki pereceu na batalha contra a Tormenta, fazendo uso de seus poderes para tentar parar a invasão lefeu. Os poucos que sobreviveram em geral morreram nos anos seguintes, voltando à ilha para tentar expulsá-la. Com isso, tornaram-se uma visão bastante rara – mas ainda existente. Acredita-se que haja pelo menos um mago em Nitamu-ra capaz de realizar a cirurgia para criar novos guerreiros, embora apenas com os contatos certos seja possível encontrá-lo.
Samurai em Mega City
Existe pelo menos um cirurgião no bairro de Ni-Akihabara capaz de realizar a transformação em samurai, embora encontrá-lo seja impossível sem os contatos certos. Seus serviços são requisitados por alguns altos figurões políticos, bem como chefes ligados ao crime organizado, para adquirir guarda-costas poderosos. O próprio Opala Negra possui pelo menos uma dupla de samurai como seus guarda-costas pessoais, e sabe-se lá quantos mais fazem parte da Sociedade das Sombras.