Ícone do site RPGista

Gemas Espirituais

As gemas espirituais, ou soulgems, são um dos elementos do cenário de Tenra Bansho Zero, RPG japonês que eu resenhei por aqui recentemente. São uma espécie de joia esférica bastante rara, a forma bruta de um metal avermelhado conhecido como orichalchum ou aço escarlate, e que possui uma certa quantidade de energia espiritual dentro de si. Esta energia pode ser absorvida por um personagem, permitindo que ele a utilize para usar poderes sobrenaturais. É um item bastante cobiçado por magos e outros usuários de poderes mágicos, por razões óbvias; e que também possuem utilidades únicas para outros tipos de personagem.
Em regras, um conjunto de três gemas espirituais pode ser adquirirdo por 1 PE. Cada uma delas pode ser usada para conceder ao personagem 1 PM instantaneamente, que ele pode gastar para usar qualquer vantagem ou feitiço normalmente. Depois de ser usada desta forma, no entanto, a gema é gasta, não podendo ser reutilizada.
Além do seu uso mais óbvio, formas menos ortodoxas de se usar as gemas foram concebidas ao longo do tempo. Alguns armeiros, por exemplo, desenvolveram um tipo de mecanismo que pode ser montado em uma arma, permitindo que ele carregue algumas gemas. Apertando um gatilho especial, a arma explodirá uma delas, liberando a sua energia para aumentar o dano de um ataque.
Também foi desenvolvido um tipo de cirurgia mística em que algumas gemas são implantadas diretamente no corpo de um personagem, permitindo que ele utilize a energia dela como se fosse sua. Após o uso, a energia de uma gema implantada será recuperada normalmente, da mesma forma que as energias normais do personagem.
Estas formas alternativas de se usar as gemas espirituais são adquiridas como objetos mágicos, cujas características e custos são descritos a seguir.
Gemas Espirituais 1Gatilho (10 PEs). Uma arma com esta habilidade possui um gatilho para explodir uma gema espiritual após atingir um oponente. Você pode usar uma gema espiritual automaticamente ao realizar um ataque, e pode adicionar mais gastando um movimento por gema. Em caso de acerto crítico, pode também adicionar uma gema extra. Cada gema utilizada dá a você um bônus de F ou PdF+1 naquele ataque.
O tambor padrão para um arma com gatilho pode carregar até seis gemas de cada vez; este valor pode ser aumentado, no entanto, com uma habilidade adicional descrita mais adiante. Uma vez que estejam todas gastas, o personagem deve usar uma ação para recarregar a arma, e assim poder utilizar as habilidades do gatilho novamente.
Abaixo estão ainda algumas habilidades extras que os personagens podem adicionar à sua arma com gatilho.

Gemas Implantadas (1 PE cada). Cada gema implantada no seu corpo dá a você 1 PM extra permanentemente, que você pode utilizar normalmente para quaisquer vantagens ou habilidades mágicas que possua, e pode recuperar também de forma normal.

Gemas Espirituais em Tormenta
Em Tormenta, as gemas espirituais eram um dos principais produtos de exportação de Tamu-ra antes da invasão lefeu. Elas eram extraídas de grandes minas nas montanhas da ilha, e as caravanas de comerciantes que iam até lá retornavam ao Reinado com grandes carregamentos para revender a magos e aventureiros.
Desde a chegada da Tormenta, no entanto, estes carregamentos cessaram, tornando-as um item bastante raro e caro. Hoje, dependendo do local onde são encontradas, podem custar de duas até três vezes mais do que o preço padrão, sem contar na quantidade extremamente limitada disponível. Apenas em lojas e cidades capazes de trazê-las de outros mundos – como Vectora – elas ainda podem ser encontradas pelo preço normal.
A expulsão da Tormenta e a retomada da ilha ainda não permitiu que essa situação fosse revertida. As atividades de mineração estão sendo retomadas muito vagarosamente, de forma que ainda não há uma oferta grande o suficiente para suprir a demanda dos próprios tamuranianos. Além disso, muitas das minas parecem ter sido corrompidas pela longa presença lefeu na região, fazendo com que suas gemas consumam uma parcela da energia vital do usuário em troca daquela que concedem (em regras, cada gema corrompida consome 1 PV do usuário quando é usada, seja para conceder PMs ou em uma arma com Gatilho). É impossível disntingui-las de uma gema normal antes de usá-la.
Rumores também dizem que pode existir uma mina desconhecida das gemas nas Montanhas Sanguinárias. Alguns aventureiros relatam ter encontrado pequenas quantidades dela ao explorar algumas das suas redes de cavernas, mas até agora as tentativas de encontrar uma jazida maior não foram bem sucedidas.
Gemas Espirituais em Mega City
Em Mega City, gemas espirituais podem ser encontradas em algumas pequenas lojas obscuras no bairro Ni-Akibahara, em Nova Veneza. Sob a fachada de lojas de produtos esotéricos, algumas delas podem esconder feiticeiros verdadeiros, oriundos das misteriosas tradições místicas do extremo oriente. Uma delas, em especial, merece menção: Tsukuyomi no Mise, ou “A Loja do Deus da Lua”, propriedade de um velho senhor japonês conhecido como Abe-sama. Até onde se sabe, ele é o único na cidade que conhece os procedimentos cirúrgicos para implantar gemas espirituais em uma pessoa.

Sair da versão mobile