Ícone do site RPGista

Adaptações – Parte 01

Conhecendo técnicas para fazer uma boa adaptação. Começamos aqui uma série de postagens que vai nos trazer esse conhecimento.

É bem comum entre os jogadores de RPG – especialmente de 3D&T – tentarem adaptar um cenário proposto por outra mídia, como filmes, quadrinhos, séries de TV, mas especialmente animes e mangás.

A antiga revista Dragão Brasil costumava trazer em suas páginas diversas adaptações prontas, mas ainda assim era impossível atender a todos os pedidos (e ameaças) dos leitores.

Minha intenção aqui é mostrar algumas dicas simples para que os jogadores e mestres consigam adaptar suas séries preferidas, sem ficar dependendo de revistas especializadas e coisas assim.

1 – Conhecendo o Cenário:

O Cenário à ser adaptado é importante.

A parte mais importante de uma adaptação é conhecer o cenário. Geralmente, a melhor maneira de fazer isso é assistindo uma boa quantidade de episódios, ou lendo uma boa quantidade de capítulos. É recomendado também tomar notas sobre algumas coisas que influenciarão na criação de regras especiais e kits, como por exemplo:

a) Cenário: Coisas que influenciam o cenário como um todo, por exemplo: em Fullmetal Alchemist, seria interessante entender como funciona a alquimia (a lei da troca equivalente) e a hirearquia militar (bastante presente no cenário).

b) Tipos de personagem: Geralmente, há determinado tipo de personagem “padrão”, os protagonistas do anime, como Ninjas em Naruto, Alquimistas em Fullmetal Alchemist, Lutadores em Dragon Ball Z, e assim por diante. Ainda assim, geralmente existem outros personagens disponíveis para jogadores, como Militares em Fullmetal Alchemist, cientistas em Dragon Ball Z… ok, em Naruto só existem ninjas.

The Supreme Power, Man!

c) Poderes: É natural que em alguns animes os personagens tenham poderes diferentes dos poderes que são apresentados nos livros de regras. Em Dragon Ball Z, por exemplo, voar é muito comum. Em Naruto, cada clã tem uma habilidade própria muito particular. É importante tomar notas sober essas coisas para oferecer opções para os jogadores na hora deles montarem seus personagens.

Semana que vem veremos a mecânica de adaptações para formação de regras.

Sair da versão mobile