Ícone do site RPGista

Mage Knight: Tirando a tinta de miniaturas

Ganhei uma pequena montanha de miniaturas de Mage Knight do meu irmão (obviamente, ele ficou com as mais poderosas) e as utilizo frequentemente nas minhas sessões de jogo.
O grande problema (se é que isso é problema) é que eu considero essas miniaturas muito mal pintadas. A tinta usada é espessa, além de, muitas vezes, estar mal aplicada nas miniaturas.
Por isso, saí procurando pela net informações a respeito de como tirar tintas de miniaturas. Encontrei muito material (a maioria em inglês) falando sobre o uso de desengripantes e produtos de limpeza.
Mas aí eu ficava naquela:
“Vou dar um banho de pinho-sol/diabo verde/desengripante durante a noite inteira? Só pra testar se funciona?”
Eu podia até imaginar uma pequena poça de plástico formada pela manhã, no lugar da minha mini. Fora os avisos de usar luvas, máscaras, pinças, roupas de chumbo e etc, que dão medo.
Foi quando encontrei em algum fórum, perdido nos cafundós da internet, uma menção ao uso de acetona (sim! dessas que as mulheres usam para tirar esmalte da unhas) para a remoção da tinta.
Na hora, a única dúvida que tive é se a acetona poderia atacar o plástico das miniaturas (a resposta vem em breve, mais abaixo).

Por causa dessa dúvida, selecionei uma miniatura descartável para fazer o teste. Um gorila feioso que tenho duplicado.

Comecei o processo de retirada da tinta com um pouco de acetona em um pano “perfex”. Bastou esfreguar um pouco.

Sucesso! A tinta saiu em poucos segundos.
Resolvi continuar o processo dando um banho de acetona na miniatura. Temendo o pior, marquei o relógio para 2 minutos de duração.
Em seguida, usando uma escova de cerdas duras (que comprei especificamente para esse propósito) e escovei a miniatura.

Fiquei espantado com a velocidade e com o resultado. Em dois minutos de banho a tinta começou a descolar!
É importante lembrar que a acetona é uma química que evapora muito rápido! Quando terminei de esfregar (levei mais uns 2 minutos no processo), a miniatura já estava praticamente seca.
Além disso, o plástico da base da miniatura foi atacado (minhas digitais ficaram impressas nela)!
Em seguida, resolvi dar mais um banho nela. Desta vez, de cinco minutos.

Repare que estou usando um filme de plástico por causa do cheiro da acetona (lembra que ela evapora?). Essa química parece que vai atacando tudo (não sei ao certo, mas posso jurar que esse treco atacou até a pele das mãos). Por isso, depois de usar cada item, lavei tudo com água corrente.
Além disso, resolvi retirar a base da miniatura para evitar mais danos a ela.

Você pode reparar pequenos “flocos” de tinta que se desprendem da miniatura.

Cinco minutos depois, mais uma esfregada forte com a escova.

Pouca tinta deixou de sair dessa vez. Apenas a tinta do escudo e a da lança.

A tinta do escudo dava para tirar raspando com a unha (mas eu parei para não estragar o plástico). Quanto a lança, ela ficou bem amolecida com a acetona e, por isso, resolvi não esfregar ela.

Creio que posso retirar esse resto de tinta com uma lixa d’água bem fina.

Reparei a formação de pequenos pontos brancos espalhados pela miniatura. Por isso, resolvi lavá-la com água corrente e, em seguida, deixei-a de molho por 10 minutos.

Lições aprendidas:

Sair da versão mobile