Ícone do site RPGista

Sujando e enferrujando minis de papel.

Uma técnica para tornar miniaturas mais realistas é Weathering: aplicar o clima, quer dizer, deixar gastar, sujar, enferrujar, etc. Afinal o equipamento e personagens que passam por aventuras raramente ficam limpinhos por muito tempo. Em miniaturas de metal e plástico uma demão de marrom diluído mal esfregado com um pincel velho dá um ótimo efeito, por que isso faz com que a tinta se deposite justamente nas ranhuras e arestas em que a poeira e desgaste normalmente iria aparecer. Em miniaturas de papel temos formas de obter esses efeitos usando programas de desenho.
weathering1
Em primeiro lugar abrimos a miniatura que queremos desgastar no GIMP.
Agora precisamos de uma camada de sujeira. Podemos procurar no Google uma boa textura. Procure por Rusted Metal, Dirt, Concrete, Weathered Texture. Mas nem sempre uma boa textura é óbvia, uma que eu gosto muito de usar é uma camada de Fog Texture em cima das miniaturas.

Agora abrimos a textura como uma camada, em cima da miniatura.

 
Podemos selecionar a área branca ao redor da miniatura e recortar essa área na camada de textura, afinal não precisamos gastar tinta imprimindo a sujeira no espaço entre as peças.

Agora vamos aplicar essa textura na miniatura, vamos tornar essa sujeira transparente com Layer > Transparency > Color to Alpha.

A textura de sujeira tornou a figura muito escura? Basta controlar a Transparência (Opacity) da cama de sujeira.
Dá para brincar mais, adicionando mais camadas transparentes com pequenos detalhes de sujeira em cada uma, uma para manchas marrons de barro, outra para ferrugem, outra para arranhões e riscos. Procurando dá para encontrar diversos tutoriais sobre Weathering por aí.
Não apenas veículos se beneficiam desta técnica. Nada diz “Aventureiro Veterano” como uma armadura ou sobretudo sujo, encardido e cheio de estrada:

Sair da versão mobile