Ícone do site RPGista

Quando o “Onde” faz diferença: dois novos terrenos para D&D 4ª edição

Se há uma ênfase nas últimas encarnações de Dungeons & Dragons é para com o valor do terreno (preciso argumentar?). O que dirá esta última edição. E, me desculpem os roleplayers anti-quadrados, mas… há muita coisa divertida nisso.
Como bom “convertido” para a 4e de D&D (considerado “traira” por alguns amantes das várias versões OGL)  apresento a seguir regras para dois tipos de terreno. Elas são absolutamente não-oficiais e ferem a nova edição no que toca a um pequeno, mas desnecessário aumento de complexidade. Ainda assim, podem, quem sabe, render algumas batalhas divertidas. Ambos os terrenos são considerados terrenos acidentados, além das regras específicas que os regem.
Terreno Pantanoso

Terreno Congelado

Mas e daí?
Vamos para o B-A-BÁ:
Terrenos incomuns geram encontros que exigem novos cuidados, distraindo os jogadores para outros problemas. Coloque uma dúzia de criaturas imunes ao efeito, espalhadas por todo lado, e veja a dor-de-cabeça dos Defensores e Agressores Corpo-Corpo. Ou incremente a coisa com neblina (Ocultação) para prejudicar igualmente quem luta à distância. Uma briga contra fantasmas (ou qualquer ser incorpóreo) na superfície de um lago congelado, ao mesmo tempo em que o desabamento do gelo obriga todos a correr em meio ao combate, pode ser bem desafiador para personagens do estágio heróico. Monstros voadores ou armadilhas no meio do lodo sempre são uma boa pedida. Minha sugestão pessoal é o uso de uma pantera deslocadora junto com muitos lacaios (quantidade e tipos a gosto) sedentos por ataques de oportunidade ou alvos imóveis!
Mestre Não Joga Contra os Jogadores (Cof… cof…)

Quem disse? Bem, quero dizer…
As idéias em questão tem relação com uma característica retomada pela versão 4 do amado jogo: uma vez preparado o desafio, uma vez calculados os riscos e os possíveis “desequilíbrios”, o mestre tem o direito e o dever de lutar bem com seus monstros. E, quando o terreno ajuda, os golpes sujos podem muito bem contribuir para uma chacin… digo, para uma batalha memorável! Especialmente se os personagens jogadores sobreviverem!
Alguma outra idéia má, para acompanhar? 😀

Sair da versão mobile