Ícone do site RPGista

Dragon Age é um Primeira Aventura da Green Ronin?

Vi hoje a tarde uma entrevista do presidente da Green Ronin, Chris Pramas, no site Game Banshee e encontrei uma tradução feita pelo Shingo do 42 quando cheguei do trabalho (e que vou roubar para colocar aqui, hehehe). No melhor estilo do Rocha da Área Cinza, vou colando aqui as partes da entrevista que achei mais interessantes e comentando uma a uma.

Como as negociações para Dragon Age efetivamente surgiram? Você se aproximou da BioWare, ou foi de outra forma?
Eles se aproximaram de nós e conversamos sobre o assunto durante algum tempo. Nós estavamos, claro, totalmente interessados.[…]

Bacana isto da idéia de uma versão do jogo em RPG de mesa ter partido da BioWare. Nenhum choque, provavelmente pela longa ficha de jogos baseados em D&D da empresa mas, me pergunto quais as intenções da BioWare com isso ? será que essa é a idéia da empresa para uma expansão da experiência de jogo do Dragon Age?

O fãs de longa data da BioWare estão provavelmente mais familiarizados com os jogos de RPG associados com Dungeons & Dragons. De que forma as regras de Dragon Age serão similares/diferentes das de D&D?
Assim como D&D e vários outros jogos publicados ao longo dos anos, Dragon Age é um sistema de classes e niveis. Semelhante ao jogo de computador, o RPG possui 3 classes: Mago, Ladino e Guerreiro. Ele é diferente em muitos outros pontos. Ele usa apenas dados de 6 faces, e usa um sistema de magia por pontos ao invés do sistema vanciano, e não tem sistema de alinhamento no início.

Como assim sem sistema de alinhamento “no início”? Isso quer dizer que não vão haver regras neste box set inicial, ou então o alinhamento dos personagens vai sendo definido ao longo do jogo, pelas ações dos mesmos? Se for a segunda opção, apesar de ser um jogo obviamente para iniciantes, vai exigir um julgamento moral das ações dos personagens por parte do mestre e dos jogadores. Bacana.

O novo jogo de RPG de mesa é descrito como “fácil de aprender”. Quais foram os passos dados para assegurar que o esta versão do RPG não tenha uma curva de aprendizado muito dificil para veterano entusiastas do RPG e para iniciantes?
Nosso primeiro lançamento é um box set o que presume nenhuma necessidade de experiencia com outros RPG. Ele é desenvolvido de uma forma que ensine as pessoas a jogar, então ele tem várias dicas e exemplos. Acima disto tudo, o sistema é simples e não é tão complicado quanto a Terceira e Quarta edições de D&D. Tudo funciona com testes de habilidade, então você rola 3d6 e soma um número para ter seu resultado.

Como eu já havia dito ali em cima, Dragon Age vai ser um RPG para iniciantes, muito parecido com um certo jogo Brasileiro. O que nos leva ao próximo quote da entrevista:

[…]O box set terá 2 livros [um Guia do Jogador e um Guia do Mestre],um mapa poster de Ferelden e 3 dados de 6 faces. O Guia do Jogador apresenta o RPG de uma forma geral e este jogo especificamente. Ele mostra como fazer um personagem e dá para você os 5 primeiros níveis de cada classe. O Guia do Mestre ensina arte de como mestrar e inclui uma aventura que você pode usar para começar sua campanha. Ambos os livros terão arte criada pela BioWare, assim como novas artes que nós estamos fazendo.[…]
[…]Nós faremos novos conjuntos que combriram os niveis 6 á 10, 11 á 15 e 16 á 20. Nós daremos suporte ao jogo com aventuras e outros materiais. O que eu gosto nesta abordagem é que nós não estamos pedindo que você compre um conjunto inicial e depois o “jogo real”. O conjunto inicial é o jogo e você irá apenas construí-lo em cima dele.
Em um ano eu gostaria de ver um segundo conjunto e o nascimento de uma comunidade de jogadores de Dragon Age. Em cinco anos eu espero ver um grupo inteiro de errepegistas que entraram no hobby por causa do Dragon Age. Tradicionalmente, a maioria das companhias de RPG deixa a captação de sangue-novo para quem esta publicando D&D. Eu acho que nós precisamos de mais jogadores e estou fazendo o meu melhor para fazer alguns.

Quero que acertem as minhas bolas com um martelo se isto não é muito parecido com o Primeira Aventura, do Marcelo Cassaro, tanto na concepção do box set como na estratégia comercial e na tentativa de trazer mais jogadores para o hobby. Aliás, é quase igual. Conhecendo a sorte do Cassaro, aposto que daqui três meses vai ter gente acusando ele de plagiar o Dragon Age, e dane-se a lógica.
Dragon Age será lançado em setembro nos Estados Unidos pelo preço de US$ 29,95.

Sair da versão mobile