Ah, muleque! Há alguns dias havia noticiado a triste notícia da Green Ronin (criadora do Blue Rose, Mutantes & Malfeitores, Porto Livre, True20 e agora do A Song of Ice and Fire RPG) declarar que não vai aderir à GSL e lançar produtos compatíveis com o Dungeons & Dragons 4ª Edição. Quando recebi esta notícia fiquei realmente chateado. De fato, foi por isso que não falei muito mais à respeito. Então vou corrigir isso agora:
Segundo o Chris Pramas, a empresa dele já atingiu uma boa estabilidade com linhas que não dependem do D&D e a licença nova mostrou-se incerta demais para valer à pena para eles aderirem. Basicamente ele disse que não quer mais ter de se preocupar se uma linha de produtos de outra empresa continua ou não para definir parte da atividade da Green Ronin. E de fato, concordo com ele. A Green Ronin está grande o bastante para não precisar mais disso.
Entretanto, fiquei chateado porque a Green Ronin – pelo menos para mim – é uma empresa na qual eu já confio cegamente. Se eles lançam um produto, eu só preciso julgar se é do meu interesse antes de comprar, sem ter preocupações à respeito da qualidade. Dentre estas linhas de qualidade está a série da cidade de Freeport (Porto Livre, como foi lançado no Brasil), que eu realmente queria ver prontinha para o novo D&D. De fato, quase que rolou um jogo ambientado em Freeport com o meu grupo, mas o mestre preferiu mestrar outra coisa no lugar (e meu orc ranger pirata com uma mão de gancho terminou ficando só na idéia).
Mas hoje recebi uma notícia feliz! A Expeditious Retreat adquiriu os direitos de produção do Freeport Companion compatível com a nova edição do Dungeons & Dragons!
A previsão é do Freeport Companion ser lançado em Novembro de 2009, ter 160 páginas e ser vendido por US$ 30,00. E boas as chances de eu comprá-lo assim que sair!