Essa semana acabei ficando sem postar. Desculpe se você entrou aqui e não encontrou nada novo.
Explico o motivo:
O WordPress, a ferramenta que uso para publicar os posts no blog, não me atende mais.
O WordPress é ótimo e me trouxe muita felicidade. Ele é simples, eficiente e tem vários acessórios gratuitos para você baixar e dar um upgrade no seu blog.
Só que ele não faz tudo o que eu quero.
Meu maior problema é que não consigo hierarquizar os posts em função da relevância deles, mas apenas por ordem de postagem. Quero dizer, se isso é possível, eu não consegui descobrir como fazer.
Por exemplo:
Às vezes chega ao meu conhecimento que algum evento vai acontecer.
Aí eu publico a notícia.
Com o tempo, eu vou fazendo novos posts, e o evento vai “caindo” na ordem, até sair da página.
Se o evento é divulgado com muita antecedência (p.ex., mais de um mês), a notícia se perde e eu tenho certeza que muita gente vai esquecer dele.
O que faço é segurar a publicação do evento até umas 3 semanas antes da sua data marcada, mas já houve vezes em que eu esqueci de publicá-la.
Fora os textos que achei interessantes e gostaria de tê-los por mais tempo na página inicial, mas não consigo fazer isso de forma simples.
Assim, essa semana fiquei procurando por ferramentas de gestão de conteúdo mais robustas que o WordPress. Depois de alguma pesquisa, estou apostando minhas fichas no “Joomla”. Uma ferramenta, também gratuita, para usar no site.
Instalei o sistema localmente, transferi a base de dados dos posts (mas perdi a formatação de todos os textos), dos comentários, e agora estou estudando a criação de templates para ele.
Estou animado.
Acho que não vou sair do WordPress antes do final do ano, mas pelo menos, agora, você teve satisfação sobre o que andei aprontando durante a semana.