Ícone do site RPGista

O Ministério da Justiça Adverte: Escrever sobre RPG faz mal para saúde

Hoje, saiu a classificação indicativa do livro “Ao cair da noite:Desbravadores do oculto”. Lá no Diário Oficial Seção 1, edição 152, página 44 saiu o seguinte texto:

“As conseqüências adversas motivadas pela prática dos jogos de RPG são de responsabilidade exclusiva de seus autores e editores.”

Depois que descobri isso, levantei hipóteses sobre o que poderia estar acontecendo:

Como ainda não consegui ver câmeras por aqui, então acho que não estou no seriado.

Também não vi ninguém levando o lixo da rua para dentro de casa, então não devo estar no mundo bizarro.

Já fiz um monte de coisas hoje, e nada estranho aconteceu, incluindo uma mudança subida no enredo do dia. Então já devo ter acordado.

Então, só posso estar louco…

Durante muito tempo responsabilizou-se as companhias de cigarro e bebidas pelos efeitos nocivos desses produtos às pessoas (e já rolou até processo contra o Mc Donald’s!).

Será que nossos legisladores usam aplicam essa lógica ao RPG?

Será que eles comparam drogas, e o seu poder incapacitante/viciante, ao RPG?

Eu consigo entender que os livros de RPG devam ter classificação etária. Não argumento contra isso. Eu mesmo já me senti desconfortável ao manusear alguns títulos. Mas o ponto não é esse.

Será que a responsabilidade por atos criminosos, causados por pessoas desequilibradas, pode ser de responsabilidade de alguém que sequer o conhece? Onde fica a responsabilidade da família? Ou do próprio indivíduo?

A responsabilidade pela loucura de um indivíduo é transferível?

E nesse caso, porque não o são as novelas, livros, filmes, música, etc?

Até a Pitty canta “(…) guarda os pulsos pro final (…)” E os shows dela são lotados de adolescentes. Será ela punida caso algum jovem se suicide?

E o futebol? Ele pode incentivar a violência?

Um esporte altamente competitivo e praticado em massa pelo povo. Deve um clube ser responsabilizado pelos crimes cometidos por membros da sua torcida?

“As conseqüências adversas motivadas pela prática dos jogos de futebol são de responsabilidade exclusiva de seus clubes.”

Será que eu sou maluco, ou nosso legisladores não sabem sobre o que escrevem?

Porque se eles tiverem alguma razão, cuidado!

Esse blog pode fazer mal a sua saúde!

Se você for louco, pior! Pode fazer mal A MINHA saúde.

P.S.: Eu sei que a portaria não tem a força de uma lei. Mas indica a criação de uma linha de raciocínio, que pode prejudicar bastante o nosso lado.

Sair da versão mobile