Opa, tudo certo?
Espero que estejam bem durante a quarentena. Fiquem em casa até onde der, por favor. E aproveitem para jogar RPG e tirar o pó do material acumulado!
Eu já expliquei a ideia toda da coluna aqui, e pretendo seguir com ela conforme novas dúvidas surgirem. Sei que já estou devendo algumas respostas dos outros posts, mas se tiverem alguma pergunta, podem deixar aqui nos comentários que vou responder em breve. Vamos lá:
A vantagem Item de Poder (Manual da Magia, pág. 18) acumula com Elementalista e Alquimista? É o único efeito de redução que não cita isso desde o Manual do Aventureiro, nem pra confirmar ou negar se acumula.
A resposta rápida é sim, é cumulativo. Mas vamos explanar um pouco mais:
Alquimista é uma vantagem que está na pág. 29 do Manual Básico. Ela diz que se você gastar um turno, na próxima qualquer efeito que realizar irá gastar metade dos PMs. Elementalista (pág. 32) tem um efeito mecânico idêntico (reduzir o custo em PMs pela metade). Ela é melhor por não ter restrição de tempo para usar, mas é limitada a uma única escola de magia e não afeta vantagens.
E o Item de Poder, por fim, reduz em 2 PMs o custo de todas as suas magias, respeitando o custo mínimo de 1 PM por utilização. É uma vantagem bem forte! Combinando com Elementalista, por apenas dois pontos um mago consegue lançar qualquer magia que conheça e que custe até 6 PMs por apenas 1 PM (reduzindo pela metade e diminuindo 2 do valor total).
Vale lembrar: para todos os efeitos, o Item de Poder é um Fetiche (pág. 42 do Básico). Se sofrer dano, o mago precisa ser bem sucedido em um teste de Habilidade para não deixar esse objeto milagreiro cair. Caso contrário, não é capaz de fazer magia alguma, e vai ter que perder um turno para recuperar o item que caiu.
Tenham bons jogos! Se divirtam! E mandem mais perguntas! ;D
A arte incrível dessa matéria é da Érica Awano, publicada no Manual da Magia.