Ícone do site RPGista

Mudanças no Fate RPG com o Fate Condensed (4.5)

Olá. A Evil Hat atualizou o Fate RPG com o Fate Condensed, apelidado de Fate 4.5 por Fred Hicks, coautor do jogo original.

O Fate Condensed surgiu como uma das metas do financiamento coletivo do RPG Fate of Cthulhu, liberando como conteúdo aberto suas regras básicas que atualizam o Fate Core (Básico) de 2013 para 2020.

Fate condensado?

Fate Condensed é um livro de regras completo, em Inglês, com sessenta e seis páginas no padrão da linha Fate (152×229 mm), diagramação minimalista e algumas ilustrações reutilizadas. Catorze dessas páginas contém regras opcionais. Possui uma estrutura similar ao Fate Acelerado. Note que o Fate Básico possui trezentas e dez páginas. Uma bela enxugada.

Fate Condensed, © 2020 Evil hat Productions.

Mudanças principais

O livro destaca as mudanças principais do Fate Condensed em relação ao Fate Básico, focando nos veteranos.

Estresse

Agora você pode marcar quantas caixas quiser para evitar ser derrotado. Todas as caixas de estresse passam a ter apenas valor um ao invés de valores diferentes. Cada personagem começa com três caixas de estresse físico e três caixas de estresse mental. Perícias Vigor e Vontade concedem caixas extras de estresse físico ou mental, respectivamente. Veja o total de caixas de estresse.

Note que estresse tornou-se “pontos de vida” na prática.

Oposição ativa

Oposição ativa agora é usada com a ação defender. Em caso de empate, consulte o que diz a ação empregada pelo oponente e decida em conjunto com o Narrador o que for melhor para a narrativa, ao invés de receber um impulso.

Iniciativa

A ordem de turno não é mais determinada por valores de perícias e sim por escolhas dos jogadores, como em Marvel Heroic Roleplaying. Participantes decidem quem será o primeiro a agir na cena de acordo com a situação. Quando o primeiro jogador termina sua ação, escolhe outro personagem para agir, podendo inclusive escolher uma personagem do Narrador. O último a agir escolhe quem age primeiro na rodada seguinte.

Evolução de personagens

Evolução de personagens não possui mais marcos significantes, alocando seus benefícios em marcos maiores. Fica a cargo do Narrador se um marco maior concluiu uma parte de peso da trama, concedendo um ponto de Recarga e/ou outro ponto de perícia. Para uma evolução mais estruturada, incluindo ambientação, leia Construindo Campanhas em Fate Básico.

Regras opcionais

Novas maneiras de usar condições; como mudar listas de perícias e modelo de pirâmide; criação de personagem rápida e em jogo; consequências extremas; disputas mais rápidas; nova defesa total; regra de escala de poder baseada no RPG Dresden Files Accelerated; gasto de tempo; várias apelações para fortalecer vilões; como lidar com alvos múltiplos; níveis de armas e armaduras; algumas coisas interessantes direto do suplemento Fate Adversary Tolkit.

Mas isso é assunto para outro dia(!): a Evil Hat está atualizando o texto do Fate Condensed constantemente e quase me enrolou com esta postagem.

Outras mudanças importantes

Ambientação

A criação de cenário se limita a uma conversa com o grupo chegando a um consenso. Para uma criação mais estruturada, leia o capítulo Estruturando o Jogo no Fate Básico. Para uma criação mais estruturada e lúdica, leia a tradução de A Spark in Fate Core, na página Fate SRD Brasil.

Aspectos

Fica explícito que aspectos são verdades. Isso ficava um tanto perdido no Fate Básico. As três fases de criação de personagem são substituídas por um aspecto “relacionamento”, deixando apenas dois aspectos livres ao invés de três, mantendo o total de cinco aspectos. Quando seu aspecto é invocado contra você, chama-se de invocação “hostil”.

Perícias e a escala de adjetivos

Não há mais descrições das quatro ações no contexto de cada perícia, apenas um parágrafo resumindo a utilidade de cada uma. A perícia Lore (Conhecimentos) foi separada em duas: Academics (“Educação”) funcionando exatamente como Conhecimentos e Lore passa a ser conhecimento arcano, como a perícia Mistérios em Espírito do Século e é opcional. A escala de adjetivos passa a contar com -3: Catastrophic (“Catastrófico”) e -4: Horrifying (“Horripilante”). A palavra rating (nível) passa a ser um termo de jogo.

Façanhas

Há dois tipos de façanhas, com modelos similares aos do Fate Acelerado.

Ações e resoluções.

É enfatizado “ficção primeiro” quando for agir: descreva o que está tentando fazer e então escolha a perícia e a ação adequadas. O total de seus níveis e jogada de dados volta a se chamar esforço. Há descrições melhores para lidar com falhas e empates.

Tipos de PdN

Ferramentas de segurança

Um pouco de civilidade lúdica: certificar que o grupo todo esteja confortável para o jogo, oferecendo links com ferramentas gratuitas, caso haja necessidade. Devia estar nas primeiras páginas.

Lembre-se: tais ferramentas opcionais não existem para censurar nem infantilizar jogos, nem são frescura. São sobre empatia. Talvez você não conheça os gatilhos que trazem sofrimento às pessoas ao seu redor, principalmente jogando com desconhecidos.

Onde encontro o Fate Condensed?

Você pode adquirir o Fate Condensed através do DriveThruRPG e Itch.io, pelo esquema pague o quanto quiser (PWYW) com direito à ficha e um resumo de duas páginas. Os documentos de referência (SRD) encontram-se em FateRPG.com, sob Licenças Creative Commons e OGL.

Veja mais conteúdo sobre Fate RPG no RPGista.

Até.

 


Crédito: Imagem utilizada é a capa do livro digital Fate Condensed, © 2020 Evil Hat Productions, usada sem autorização.

Sair da versão mobile