Ícone do site RPGista

Ranking RPGista de Blogs – Junho de 2019

Ranking RPGista de Blogs - Junho de 2019 1

Muitos blogs, um só hobbie! Atrasou, mas chegou o Ranking RPGista de Junho, trazendo os blogs de RPG mais acessados do país! No mês de São João tivemos pouca movimentação no Top 5, mas o mesmo não pode ser dito para as demais posições. Partiu ranquear?


Em junho, tivemos apenas um blog estreante, o Movimento RPG (miscelânea, notícias, contos, podcast). Seja bem-vindo a nossa arena!

Mês passado foi complicado para mim e não consegui publicar no prazo, mas antes tarde do que nunca! Espero conseguir publicar o Ranking de Julho ainda esse mês. No momento que esse artigo for publicado, os dados de julho já terão sido captados (domingo, 07/07), mas vai faltar fazer todo o resto ainda (checar o feedly, escrever a análise, montar o GIF, passar o texto pro blog)

Sempre Bom Lembrar

Se você possui ou conhece um blog que não esteja listado aqui — e cumpra as regras para participar do Ranking — basta pedir para adicioná-lo nos comentários e ele será incluído na listagem mês que vem. As regras estão no artigo de estréia do Ranking RPGista (janeiro de 2018).

Top 20

1. Rede RPG: A rede continua isolada na liderança com um traffic ranking nacional de 9.964 (+401 posições em relação à maio), embora o 2º colocado tenha conseguido diminuir a diferença. Eu gostei do artigo sobre A Fome de um Vampiro na 5ª Edição, e da Vídeo-resenha de Numenera RPG. Ranking anterior: 1º. Categorias: miscelânea, D&D.

2. Mundo Tentacular: A página dedicada ao horror lovecraftiano se mantém na 2ª posição, com um traffic ranking nacional de 19.784 (+289 posições), com uma diferença de ~10.000 posições para o 1º colocado. Será que os cultistas do Antigo serão capazes de superar essa barreira e desafiar a Rede RPG? Ranking anterior: 2º. Categorias: Cthulhu, horror.

3. RPGista: Aproveitando o tropeço dos adversários, nós subimos para a 3ª posição porque perdemos menos traffic ranking que eles! Obtendo um TR nacional de 39.105 (-8.423 posições). Pra quem tá no hype, recomendo nossa série de artigos Retrospectiva Tormenta 20 Anos. Ranking anterior: 7º. Categorias: miscelânea, Tormenta, 3D&T.

4. Confraria de Arton: Neste mês a Confraria caiu uma posição, mas continuou firme, forte e publicando muito, com um traffic ranking nacional de 41.156 (-14.978 posições). Confiram o excelente artigo sobre como a guerra comercial entre China e EUA podem afetar nosso hobbie, e também a série de traduções de 100 spoilers de Pathfinder 2ª edição. Ranking anterior: 3º. Categorias: miscelânea, M&M.

5. Jambô Editora: A editora gaúcha conseguiu se manter na 5ª posição, mesmo com o site fora do ar ao longo de todo mês de maio, obtendo um traffic ranking nacional de 42.284 (-14.527 posições). Agora que o site voltou, não vejo a hora de checar o Ranking de Julho e conferir se a campanha do Tormenta 20 gerou impacto no tráfego. Ranking anterior: 5º. Categorias: editora, fórum, loja, 3D&T, Tormenta.

6. Joga o D20: O blog — que estava mais focado em D&D 5E — tem se diversificado cada vez mais, chegando a boca do Top 5 com um traffic ranking nacional de 44.109 (-10.196 posições). Os destaques vão para a entrevista com Guilherme Dei Svaldi sobre o Tormenta 20, e o artigo sobre criação de personagens de Old Dragon. Ranking anterior: 8º. Categorias: D&D, Old Dragon, notícias.

7. Livro dos Espelhos: Em meses que a maioria dos blogs tem queda no traffic ranking, é esperado que os blogs tradicionais sofram menos, pois possuem maior tráfego orgânico (espontâneo, oriundo de ferramentas de busca e/ou público fiel). É o que aconteceu com o Livro dos Espelhos, que mesmo hibernando, teve um TR nacional de 44.682 (+4.574 posições). Ranking anterior: 14º. Categorias: miscelânea, WoD, CoD.

8. Aventureiros dos Reinos: Após um mês fora, o blog de D&D 5E retornou ao Top 20 com tudo, obtendo traffic ranking nacional de 46.084 (ganhou TR nacional). Meu destaque vai para a análise de Ghosts of Saltmarsh, o último livro-campanha lançado para D&D 5E. Ranking anterior: 26º. Categorias: D&D, tradução.

9. RPG Next: Este mês Rafael 47 e cia. tiveram uma queda no traffic ranking, começando junho com TR nacional de 46.828 (-20.028 posições), mas os podcasters se mantém firmes e fortes no Top 10. Eu continuo não conseguindo acompanhar eles por RSS via feedly 🙁 Ranking anterior: 4º. Categorias: podcast, D&D, GURPS.

10. Retropunk: A editora curitibana alcança o Top 10, obtendo um traffic ranking de 47.854 (-5.842 posições). Não deixem de confirir o artigo sobre as referências em Hora de Aventura! Ranking anterior: 12º. Categorias: editora, loja, Savage Worlds.

11. Redbox: Pop alcançou um traffic ranking nacional de 50.465 (+1.673 posições). Vale lembrar que a editora da caixa vermelha agora é uma multinacional, tendo se fusionado com a empresa argentina Bureau dos Juegos, e em breve vai mudar de nome. Ranking anterior 16º. Categorias: editora, loja, Old Dragon.

12. Mundos Colidem: Após uma queda brusca no mês passado, os natalenses sobem para a 12ª colocação, obtendo um traffic ranking nacional de 53.907 (+1.041 posições). Não deixem de ler o artigo/mini-jogo A Jornada do Quilombo, um RPG do Lima feito sob medida para ser usado em sala de aula. Ranking anterior 18º. Categorias: coletivo de RPG, regional, miscelânea, Fate.

13. Pensando RPG: O blog unificou todos os seus canais de mídia (podcast, youtube e blog) sob o mesmo nome, deixando de ser “Pensando D&D”. Eles tinham caído em maio, mas retornaram ao Top 20 em junho, com um traffic ranking nacional de 60.350 (ganhou TR nacional). Ranking anterior: 23º. Categorias: D&D, youtube, podcasts, dicas 

14. Epic Kingdom: Em junho, Edu Trevisan e Yuri Sugata obtiveram um traffic ranking nacional de 65.855 (-26.968 posições). O destaque vai para a série de adaptações dos personagens de Game of Thrones para D&D 5E. Tem ficha do Khal Drogo, da Brienne, da Arya, e tantos outros. Vale uma conferida. Ranking anterior: 10º. Categorias: D&D.

15. Nitrodungeon: Tio Nitro obteve um traffic ranking nacional de 70.317 (-34.409 posições). Os nitrocasts de maio estão muito bons, com convidados incríveis como Jorge Valpaços (autor de Arquivos Paranormais) e Luiz Cláudio Gonçalves (autor de Thordezilhas). Ranking anterior: 9º. Categorias: pessoal, Old Dragon, dicas, literatura.

16. RPG News: Obteve um traffic ranking de 80.720 (-6.274 posições) e se mantém no Top 20, contrariando as previsões do próprio autor 😉 Nada mal para o mais longevo blog de notícias do RPG brasileiro. Ranking anterior: 20º. Categorias: notícias.

17. A Taverna do Beer Holder Cego: Única novidade no Top 20, os taberneiros obtiveram um traffic ranking nacional de 92.211 (ganhou TR nacional). Confiram os podcasts com as entrevistas de J.M. Trevisan sobre o Tormenta 20, e Júlio Mattos e Fabiano Saccol, autores de UED (RPG pós-apocalíptico indie com CD player). Ranking anterior: 28º. Categorias: podcast, miscelânea.

18. Tagmar: O primogênito do RPG nacional deu uma desacelerada em maior, mas mantiveram-se no Top 20, com um traffic ranking internacional de 1.194.206 (perdeu TR nacional). Ranking anterior: 6º. Categorias: Tagmar.

19. Orbe dos Dragões: O pessoal do orbe teve uma queda em junho, terminando com um traffic ranking internacional de 1.276.539 (perdeu TR nacional). O blog continua publicando muitos resumos de suas campanhas, e o destaque vai para o ORBEcast sobre o cenário oficial de Starfinder. Ranking anterior: 13º. Categorias: miscelânea, D&D, GURPS.

20. Grupo D30 RPG: O coletivo de Brasília balançou, mas não caiu do Top 20, obtendo um traffic ranking internacional de 1.289.241 (perdeu TR nacional). Eu curti muito ler sobre a experiência de ciclos que a Camila Reinehr teve no encontro de maio, obrigado por compartilhar ^_^ Ranking anterior: 11º. Categorias: coletivo de RPG, regional.

Análise do Top 20

O Top 5 mantém a estabilidade vista no mês passado, com os 1º, 2º e 5º lugares inalterados, e apenas uma mudança de blogs (saiu RPG Next, entrou RPGista). Tivemos uma maior oscilação nas demais posições, mas nada inesperado.

Entrando no Top 20, tivemos o retorno dos Aventureiros dos Reinos (26º para 8º) e do Pensando RPG (antigo Pensando D&D, de 23º para 13º), que haviam caído mês passado. A subida em ambos os casos de deveu a reconquista do traffic ranking nacional, cujo ganho ou queda sempre causam esse tipo de salto no Ranking RPGista. Além deles, tivemos a entrada da Taverna do Beer Holder Cego (28º para 17º), que entrou no Ranking RPGista no mês passado.

Saindo do Top 20 tivemos Tomos de Sabedoria (15º para 26º), Rolando 20 (17º para 21º) e Café com Dungeon (19º para 30º).

Série B

Este mês tivemos 89 blogs no Ranking, com 67 deles obtendo traffic ranking na Alexa. Uma pequena queda em relação ao mês passado (onde 69 de 88 blogs tinham TR). 

É interessante notar que cada vez mais blogs da “série B” estão se tornando candidatos potenciais ao Top 20. Entre a 21ª e 30ª posições, apenas os blogs Coisinha Verde (23º) e 3D&T à Bordo (29º) nunca estiveram entre os 20 mais acessados.

Apenas dois blogs ganharam (ou melhor, recuperaram) TR este mês: Aster Editora (53º), responsável por títulos como Travessias, Sombras Urbanas, entre outros; e Mestre das Antigas (58º), que possui muito material independente disponível no Dungeonist, inclusive para os sistemas Dungeon World e Old Dragon.

Abaixo segue a lista dos blogs entre a 21ª e 67ª posição. Todos possuem apenas traffic ranking internacional.

68ª posição (blogs sem traffic ranking)

Este mês tivemos 22 blogs sem traffic ranking na Alexa, enquanto mês passado eram 19. Cinco blogs perderam traffic ranking.


Siglas: RN = (traffic) ranking nacional. TR = traffic ranking (internacional). Blogs sem TR estão ordenados pela data da última publicação (checado em 2 de junho de 2019).

Os dados de traffic ranking da Alexa foram coletados no dia  2 de junho de 2019. Outras informações foram obtidas via RSS (feedly) e checando os blogs manualmente.

O GIF que aparece neste artigo foi feito usando sprites do RPG Maker MV. Algumas partes foram criadas por membros do Fórum RPG Maker (Hiddenone, Jack, Mons, Raedwulfo), ou então criadas /modificadas por mim.

Agradecimentos a todo mundo que continua apoiando e divulgando o Ranking. Em particular ao Edu Trevisan, que perguntou nos últimos dias, me dando o empurrão que faltava. Vamos agitar essa comunidade! 

Sair da versão mobile