Retrospectiva Tormenta 20 Anos — Parte 03

Retrospectiva Tormenta 20 Anos — Parte 03 1

TORMENTA 20 ANOS – UM MUNDO DE MUITOS REINOS!

O ano era 2002. Com o novo livro básico nas bancas e cada vez mais consolidado como cenário, era hora de Tormenta pensar em se expandir. Havia muitas demandas dos fãs, como uma descrição dos reinos que compunham o Reinado, um bestiário, livros de aventuras… Muitos elementos a explorar, e vários passaram a ganhar mais atenção.

Apesar da Dragão Brasil continuar publicando matérias de Tormenta, o grosso do conteúdo do cenário foi transferido para sua revista própria. A ideia era aproveitar a revista para publicar descrições completas de cada reino componente do Reinado, um por edição. Mas a periodicidade curta (que variava de bimestral a semestral) faria com que demorasse muito para que todos os reinos fossem apresentados, e essa ideia acabou cancelada após as descrições de Doherimm e Tapista serem publicadas.

Para agilizar o processo, decidiu-se lançar uma versão resumida das descrições de todos os reinos nas Revistas Tormenta #04 e #05, incluindo também a história da Grande Batalha e da formação do Reinado como um todo. As sementes plantadas por estas matérias em pouco tempo germinaram e resultaram na publicação de O Reinado, suplemento dividido em três volumes que finalmente apresentava os detalhes mais profundos sobre todos os reinos de Arton.

Retrospectiva Tormenta 20 Anos — Parte 03 2

Inicialmente com regras para 3D&T, os volumes de O Reinado foram publicados entre os anos de 2002 e 2003 e são lembrados até hoje como alguns dos melhores suplementos de RPG já publicados no Brasil. Os livros possuem uma infinidade de ganchos de aventuras, personagens cativantes, lugares curiosos, informações sobre os povos de Arton-Norte, suas religiões e organizações que permeiam suas vidas, criaturas que espreitam seus lares e muito mais.

Criaturas também foram tema do Guia de Monstros de Arton, o primeiro bestiário completo de Tormenta. O Guia, que trazia quase 300 monstros do mundo de Arton em regras para 3D&T e Daemon, foi também o primeiro suplemento cujo material passou por um processo de playtest aberto, realizado pelos membros da Lista Tormenta. Esse processo resultou na adição e modificação de diversos elementos do livro, que foi bastante elogiado na época de seu lançamento.

Além do Guia, outro suplemento mais focado em regras publicado neste período, com regras para 3D&T, foi o Manual do Aventureiro. Aproveitando o lançamento do Manual 3D&T – Revisado e Ampliado (uma vez que a primeira edição do livro básico se esgotou rapidamente), o Manual do Aventureiro trazia uma grande gama de kits e arquétipos de personagens baseados em Tormenta, mas que em muitos casos também serviam para quase qualquer cenário de fantasia. Um dos suplementos mais populares de 3D&T, até hoje ele recebe versões atualizadas para as novas versões do sistema e contemplando as mudanças no cenário.

Retrospectiva Tormenta 20 Anos — Parte 03 3

A demanda por aventuras também foi suprida com o lançamento dos dois volumes do suplemento Só Aventuras, que traziam de volta diversos clássicos das páginas da Dragão Brasil, agora integradas a Arton e com regras para 3D&T e D&D 3ª Edição. Dentre o material revisitado, estavam favoritas dos fãs como O Disco dos Três, O (Quase) Imortal, O Monstro Atrapalhado, A Vingança de Slash Calliber, A Espada de Morkh Amhor, A Rebelião dos Insetos, O Legado de Saliz’zar, Aliança Negra, Dado Selvagem e Holy Avenger.

E por falar em Holy Avenger, a série em quadrinhos continuou firme e forte nas bancas, ganhando inclusive um site oficial, edições encadernadas e uma série de especiais contando as origens dos personagens principais (como Sandro, Lisandra, Niele, Tork e Petra) e apresentando artes originais da série.

Na próxima parte da série: o cenário avança! A queda de Khalifor! A libertação de Valkaria!

Vitor “Pyromancer” Joenk é catarinense, fã de Tormenta e 3D&T desde os cinco anos de idade e atual administrador do Fórum da Jambô.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta