Ranking RPGista de Blogs – Maio de 2019

Muitos blogs, um só hobbie! Confiram o Ranking RPGista, com os blogs de RPG mais acessados do país em maio! Vários blogs parecem ter estabilizado em suas posições, mas por […]

Muitos blogs, um só hobbie! Confiram o Ranking RPGista, com os blogs de RPG mais acessados do país em maio! Vários blogs parecem ter estabilizado em suas posições, mas por quanto tempo se manterão assim? Partiu ranquear?


Demorou, mas saiu o Ranking do mês!

Em maio temos cinco blogs estreantes: Adaptron (miscelânea, EA&FS, OSR), Cyber Goblin (miscelânea), Red Goblin (D&D, Warcraft 5E), Taverna do Beholder Cego (podcast, miscelânea), e Zuka Verso RPG (miscelânea). Sejam bem vindos!

Sempre Bom Lembrar

Se você possui ou conhece um blog que não esteja listado aqui — e cumpra as regras para participar do Ranking — basta pedir para adicioná-lo nos comentários e ele será incluído na listagem mês que vem. As regras estão no artigo de estréia do Ranking RPGista (janeiro de 2018).

Top 20 – Ranking RPGista

Tivemos poucas surpresas no Top 20 deste mês, apesar de algumas subidas e quedas acentuadas em alguns casos.

1. Rede RPG: Sem nenhuma surpresa, Telles e companhia se mantém firmes na liderança, com um traffic ranking nacional de 10.365 (+1.926 posições em relação à março). Vou manter meu destaque para a série Jogando com Classe, que em seu 8º artigo, focou nos Rangers. Ranking anterior: 1º. Categorias: miscelânea, D&D.

2. Mundo Tentacular: Surfando na “Cthulhumania” que parece ter tomado o país, o blog dedicado aos mythos conquistou a segunda colocação, com um traffic ranking nacional de 20.073 (+12.579 posições). Gostei da idéia de São Jorge como padroeiro dos jogadores de RPG! Ranking anterior: 3º. Categorias: Cthulhu, horror.

3. Confraria de Arton: João Brasil continua publicando feito louco! Em abril foram 58 artigos… tem muita notícia rápida e curiosidades, claro, mas também teve resenhas e material de jogo. Mesmo sendo ultrapassado pelo Mundo Tentacular, o blog aumentou seu traffic ranking nacional para 26.178 (+2.674 posições). Não deixem de checar a adaptação do Goose (o gato da Capitã Marvel), para Pathfinder RPG. Ranking anterior: 2º. Categorias: miscelânea, M&M.

4. RPG Next: Os podcasters de D&D 5E e GURPS 4E se mantiveram estáveis na 4ª posição, com um traffic ranking nacional de 26.800 (+6.423 posições). Eu não consigo checar o RSS deles através do feedly, então foi difícil buscar um destaque… essa série de podcasts comentando as magias do D&D 5E parece interessante… Ranking anterior: 4º. Categorias: podcast, D&D, GURPS.

5. Jambô Editora: A maior editora de RPG do Brasil retornou ao Top 5 este mês, com um traffic ranking nacional de 27.757 (+7.790 posições). Quando os dados deste ranking foram levantados, o site ainda estava ativo, mas aconteceu um problema e o site está fora do ar este mês. Uma pena, pois queria ver os efeitos da campanha de Tormenta 20 no Ranking do mês que vem 🙁  Ranking anterior: 6º. Categorias: editora, fórum, loja, 3D&T, Tormenta.

6. Tagmar: O primeiro RPG brasileiro teve uma incrível recuperação esse mês, voltando ao Top 20 na 6ª colocação, com um traffic ranking nacional de 30.648 (ganhou TR nacional)! No final de abril, o site relançou O Templo e o Casamento — uma mini-campanha da 2ª edição do sistema /cenário — para Tagmar 3. Ranking anterior: 22º. Categorias: Tagmar.

7. RPGista: Mantivemos a mesma colocação do mês passado, desta vez com um traffic ranking nacional de 30.682 (+6.484 posições). O Marlon continua postando as fichas do Concurso Alphaversos 2019, e eu fiz um relato da minha experiência no DOFF-SP. Ranking anterior: 7º. Categorias: miscelânea, Tormenta, 3D&T.

8. Joga o D20: Os caras não brincam em serviço e subiram uma colocação no Ranking, obtendo um traffic ranking nacional de 33.913 (+8.288 posições). Eu gosto do “Giro de Notícias”, com uma compilação de notícias da semana. Ranking anterior: 9º. Categorias: D&D, Old Dragon, notícias.

9. Nitro Dungeon: Nitrocast! Nitrocast! Nitrocast! Nitrocast! Doidimaaaisss!!!” Tio Nitro obteve um traffic ranking nacional de 35.908 (+10.174 posições). Confiram o Nitrocast 9 sobre Savage Worlds. Ranking anterior: 10º. Categorias: pessoal, Old Dragon, dicas, literatura.

10. Epic Kingdom: O blog celebrou 9 anos em abril, e continua retomando suas atividades pouco a pouco, recuperando-se no Ranking. Yuri Sugata e Edu Trevisan obtiveram um traffic ranking nacional de 38.887 (+57.833 posições) este mês. Ranking anterior: 19º. Categorias: D&D.

11. Grupo D30 RPG: O pessoal do Distrito Federal manteve-se na 11ª colocação, com um traffic ranking nacional de 41.531 (+8.043 posições). Em abril, o podcast dos caras aproveitou o evento Joga Brasília para entrevistar várias pessoas bacanas, como a Amedyr, o Formação Fireball, e Rafael Balbi + Green Peanuts Tavern. Ranking anterior: 11º. Categorias: coletivo de RPG, regional.

12. Retropunk: Retornando ao Top 20, a editora curitibana obteve um traffic ranking de 42.012 (ganhou TR nacional). Muito legal o artigo com Ganchos: Metal Vindo do Espaço, que aborda o uso de armas forjadas a partir de ferro meteórico; para Savage Worlds, Hora de Aventura, e Game of Thrones (ops, editora errada! Mas tem apenas fluff nesse caso) Ranking anterior: 23º. Categorias: editora, loja, Savage Worlds.

13. Orbe dos Dragões: Teve uma pequena queda, com um traffic ranking nacional de 44.283 (-2.957 posições). Deem uma olhada no podcast sobre Pathfinder 2ª edição. Ranking anterior: 8º. Categorias: miscelânea, D&D, GURPS.

14. Livro dos Espelhos: O blog dedicado a Storyteller continua hibernando, mas estável, obtendo um traffic ranking nacional de 49.256 (+2.543 posições). Ranking anterior: 13º. Categorias: miscelânea, WoD, CoD.

15. Tomos de Sabedoria: Ranieri e companhia chegam ao Top 20 pela primeira vez, com um traffic ranking nacional de 50.586 (ganhou TR nacional), numa subida meteórica. Destaque para o artigo Nostalgia: Defensores de Tóquio, e a resenha do Genesys RPG (o sistema usado em Star Wars, Fronteira do Império). Ranking anterior: 37º. Categorias: miscelânea.

16. Redbox: A editora fluminense recuperou algumas posições esse mês, com um traffic ranking nacional de 52.138 (ganhou TR nacional). No começo deste mês tivemos a revelação do mais novo licenciamento da editora: Cultos Inomináveis, que também será o primeiro “livrão de luxo” da editora. Ranking anterior 20º. Categorias: editora, loja, Old Dragon.

17. Rolando 20: O blog do Anand não cai do Top 20 de jeito nenhum, obtendo um traffic ranking nacional de 53.955 (+24.237 posições). Em abril, Daniel deu uma palhinha do que anda jogando enquanto não arranja mais tempo para o blog Ranking anterior: 17º. Categorias: D&D.

18. Mundos Colidem: Após chegarem ao Top 5, o blog potiguar sofreu uma senhora queda este mês, obtendo um traffic ranking de 54.948 (-21.049 posições). Em abril, o destaque vai para a adaptação de Final Fantasy Tactics para D&D 5ª edição, e as primeira impressões sobre Karyu Densetsu, que me deixaram empolgado pra jogar! Ranking anterior: 5º. Categorias: coletivo de RPG, regional, miscelânea, Fate.

19. Café com Dungeon: A segunda estréia no Top 20 vai para o blog de podcasts diários do canal Regra da Casa, capitaneado por Rafael Balbi. Além de obterem um traffic ranking nacional de 61.902 (ganhou TR nacional), os caras levaram o Goblin de Ouro de Podcast do Ano! Ranking anterior: 33º. Categorias: podcast, miscelânea, OSR, D&D.

20. RPG News: Talude retorna ao Top 20, obtendo um traffic ranking nacional de 74.446 (ganhou TR nacional). Já que mencionamos o Goblin de Ouro acima, confiram a lista completa dos vencedores de 2019. Ranking anterior: 24º. Categorias: notícias.

Análise do Top 20

Este foi um mês bom para a maioria dos blogs do Top 20, com apenas dois tendo caído no traffic ranking nacional da alexa (Orbe dos Dragões e Mundos Colidem). O Top 5 permaneceu bem estável, com Rede RPG e RPG Next mantendo as 1ª e 4ª posições, respectivamente, enquanto Mundo Tentacular e Confraria de Arton trocaram as 2ª e 3ª posições. A novidade foi a Jambô Editora entrando em 5º lugar, no lugar do Mundos Colidem.

Por outro lado, a disputa pelas demais posições continua acirrada, com blogs na margem do Top 20 podendo entrar a qualquer momento. Vale ressaltar, que tivemos 21 blogs com traffic ranking nacional neste mês, algo raro, e muito positivo!

Entrando no Top 20 este mês tivemos o retorno de Tagmar (de 22ª para 6º), Retropunk Editora (23º para 12º), e RPG News (24º para 20º); além das estréias do Tomos de Sabedoria (37ª para 15º), e Café com Dungeon (33º para 19º).

Na outra mão, saíram do Top 20 os blogs Mais de Mil Dados (12º para 29º), Pontos de Experiência (14º para 21º), Aventureiros dos Reinos (15º para 26º), Velhinho do RPG (16º para 24º), e Pensando D&D (18º para 23º). Todos podem retornar ao Top 20 a qualquer momento.

Série B

Este mês tivemos 88 blogs no Ranking RPGista, com 69 deles tendo traffic ranking da Alexa. Um pequeno aumento em relação ao mês passado (85 blogs, 68 com TR).

Este mês tivemos dois blogs ganhando TR: o Dia D RPG, que possui excelentes resenhas de RPGs gringos pouco conhecidos por aqui; e o tradicionalíssimo Nereus RPG, que possui material independente diverso, mas tem se focado em FATE.

Abaixo segue a lista dos blogs entre a 21ª e 69ª posição. O 21º colocado possui traffic ranking nacional, enquanto os demais possuem apenas traffic ranking internacional.

70ª posição (blogs sem traffic ranking)

Este mês tivemos 19 blogs sem traffic ranking na Alexa, enquanto mês passado eram 17. Quatro blogs perderam traffic ranking.

Blogs retirados do Ranking RPGista

Este mês dois blogs deixaram o Ranking: o Falando de RPG (inativo há mais de um ano); e o Covil (do nosso parça CF, que fechou o blog antigo, mas abriu um novo, focado em D&D 5E: o Red Goblin).


Siglas: RN = (traffic) ranking nacional. TR = traffic ranking (internacional). Blogs sem TR estão ordenados pela data da última publicação (checado em 5 de maio de 2019).

Os dados de traffic ranking da Alexa foram coletados no dia  5 de maio de 2019. Outras informações foram obtidas via RSS (feedly) e checando os blogs manualmente.

O GIF que aparece neste artigo foi feito usando sprites do RPG Maker MV. Algumas partes foram criadas por membros do Fórum RPG Maker (Hiddenone, Jack, Mons, Raedwulfo), ou então criadas /modificadas por mim.

Agradecimentos a todo mundo que continua apoiando e divulgando o Ranking. Vamos agitar essa comunidade!

About Edu Guimarães

Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. É nerd, biólogo, Leal e Bom.