Nova Amsterdã RPG: Cthulhu invade o Nordeste!

Obra de dois autores nordestinos, Nova Amsterdã é um ambientação que mistura os contos de horror de H. P. Lovecraft com a história da invasão holandesa ao Brasil. O novo RPG será lançado no final de abril, em formato digital para o sistema Fate Acelerado.


O período de dominação holandesa na região Nordeste (1633-1654) foi uma época repleta de intrigas, batalhas e frágeis alianças; além de possuir personagens controversos como o conquistador Maurício de Nassau e o traidor Domingos Calabar. É um excelente material para um RPG histórico.

Agora imagine se alguns dos europeus que vieram para as Américas, fossem secretamente cultistas de Cthulhu? Pois esta é a proposta de Nova Amsterdã, RPG que reúne conteúdo histórico com o horror cósmico dos mythos.

Horrores ancestrais no Brasil Colonial

A ambientação se passa na capitania de Rio Grande, centrada em sua capital: Natal, então renomeada Nova Amsterdã pelos invasores batavos. Neste cenário, os nativos lutam para sobreviver aos abusos dos colonizadores europeus, que trouxeram consigo ou despertaram diversos horrores ancestrais.

Cabe aos jogadores — no papel de investigadores — lidar não apenas com criaturas dos mythos e do folclore local, mas também com a tensão entre os holandeses, portugueses, nativos potiguares, africanos escravizados, e outros povos que integravam a colônia na época.

Como esperado de um RPG sobre os mythos, este também conta com regras de sanidade para Fate Acelerado. Uma prévia pode ser conferida neste artigo do Joka no blog Mundos Colidem.

Aventura Fastplay

Para quem ficou curioso, um fastplay encontra-se disponível de graça no Dungeonist. “O Estranho Ocaso do Lago da Vila do Bonfim” é uma aventura introdutória com quatro personagens prontos, e que transmite bem o clima de investigação e horror presente nos contos de Lovecraft.

Lançamento

Nova Amsterdã RPG será lançado em formato digital no Diversão Offline São Paulo, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de abril. Durante o evento os autores estarão realizando one shots e distribuindo uma versão mínima do RPG, usando o sistema de regras para minijogos do Mundos Colidem. Essa versão mínima vem com um QR Code para baixar a versão completa do jogo no sistema Fate Acelerado.

Nova Amsterdã
Seres sobrenaturais espreitam o Nordeste Colonial.

Os Autores

Raphael Lima é professor, historiador e cientista da religião. Gilberto “Joka” Olímpio é professor e geógrafo. Ambos são membros do Mundos Colidem, um coletivo de RPG com sede em Natal-RN, com um blog ativo onde postam diversos materiais de jogo. O Lima também é autor de vários minijogos de uma folha, que podem ser baixados no Dungeonist.

Vale destacar que tive o prazer de conhecer esses dois através do Concurso Alphaversos 2018 de mini-cenários para 3D&T Alpha. O Lima obteve a 5ª colocação com “Afro-Rangers”, um cenário afrofuturista; enquanto o Joka obteve o 6º lugar com “Tocados pelo Terror”, um cenário de horror numa Natal pós-apocalíptica.

Alguns links

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Bob disse:

    Fiquei interessado demais nesse cenário. Vou pegar o fastplay.

  2. Rafael lima é incrivel.
    Seu nome é criatividade e seu sobrenome é dedicação.

  3. Raphael Lima disse:

    E aí Bob, eu ficaria muito feliz em ver seu feedback. 😉

  4. Raphael Lima disse:

    Olá Pedro, cara muito obrigado pela confiança. Feedback’s como esse dá um ânimo extra. Valeu, obrigado.

Deixe uma resposta