Concurso Alphaversos 2019 — As Regras

Dando sequencia ao nosso concurso de carnaval, vamos conhecer as regras do jogo! Estão todos prontos? Então vamos lá!

Participação e inscrição

No dia 02/03/2019 serão revelados dez temas para o concurso, iniciando o período de inscrições. Os participantes devem escolher dois dentre eles para compor seu personagem. O prazo para participação se encerra na quarta-feira de cinzas (dia 06/03/2019, 23:59, horário de Brasília).

O personagem deverá ser construído com 12 pontos, com um limite de -6 em desvantagens. Esta edição do concurso será focada no cenário de Tormenta Alpha. Por isso, os livros que podem ser utilizados para a criação das fichas são a versão mais recente do Manual Básico de 3D&T Alpha e as regras contidas nos livros Tormenta Alpha, Manual do Aventureiro Alpha, Manual dos Monstros — Criaturas Fantásticas, Manual da Magia e Manual do Defensor.

Os personagens devem ser enviados em documento anexo para [email protected], com o assunto “Concurso Alphaversos”. O documento deve constar em anexo (formatos .DOC, .DOCX, .PDF ou .RTF), organizado no formato detalhado no fim deste.

Os participantes poderão concorrer com somente um personagem em seu nome, seja ele de criação individual ou coletiva. Membros (ativos ou não) do blog RPGista podem participar da brincadeira e submeter seus personagens, mas não serão classificados, nem estarão concorrendo ao prêmio.

Como o RPGista é fruto da fusão sucessiva de vários blogs (incluindo seus conteúdos), podem concorrer e participar normalmente do concurso autores cujos artigos porventura estejam em nosso banco de dados, mas foram escritos antes do nascimento do RPGista, em 27 de setembro de 2011 (com a fusão dos blogs Roleplayers e .20).

Por fim, mais do que tudo, este concurso é uma brincadeira para movimentar a comunidade. Os membros do RPGista irão julgar cada ficha de acordo com seus próprios critérios, sendo que nossa decisão será unânime, soberana e indiscutível.

Desnecessário Dizer!

O personagem enviado para o Concurso Alphaversos continua sendo seu, sempre será. O blog RPGista possui basicamente uma intenção: que seu personagem faça parte de um esforço para estimular a criação e compartilhamento de material para 3D&T Alpha.

Assim, caso queira enviar mais do que um personagem além do primeiro, eles não serão avaliados, apenas disponibilizados para a comunidade através do site.

O texto submetido ao concurso deverá ser inédito. A submissão do personagem implica automaticamente que você afirma que todo o material dele é inédito e de sua autoria, e nos exime de qualquer responsabilidade por haver, eventualmente, copiado no todo ou em parte outro personagem.

Personagens claramente baseados em outros já existentes certamente perderão pontos. Nossa maior preocupação é com o plágio ou uso de personagens já publicados e amplamente divulgados por aí. Não há problema em reaproveitar (total ou parcialmente) ideias que tenham sido publicadas em blogs e fóruns, desde que o participante seja o autor destes materiais e cumpra todos os demais regulamentos (incluindo o uso dos temas).

Avaliação

Primeira fase: após recebermos os personagens, uma banca formada pelos membros do Blog RPGista irá avaliar se os mesmos cumprem os requisitos para concorrer (basicamente, se estão no formato pedido, respeitaram o número de caracteres e usaram minimamente os temas escolhidos). Nas semanas seguintes ao carnaval, todos os textos que passarem por este primeiro filtro serão disponibilizados no site para serem apreciados pelo público.

Segunda fase: todos os personagens concorrentes serão avaliados pelo júri, que decidirá o vencedor do concurso. Dentre os critérios usados na avaliação, estará a originalidade, o uso dos temas escolhidos para compor o personagem, bem como o uso correto e criativo das regras. Ao eleito, um prêmio.

Terceira fase: Torneio Alphaverso: os 8 melhores personagens serão escolhidos para um duelo de escolha popular através das redes sociais do RPGista, em chaves sorteadas, num processo de eliminatória. O vencedor também irá receber um prêmio de igual valor ao do personagem escolhido na segunda fase.

O prazo para terminarmos as avaliações dependerá do número de participantes.

Premiação:

Além de toda a diversão de produzir um personagem num espaço curto de tempo e depois compartilhá-lo com o mundo; o vencedor do concurso ganhará algum livro físico já lançado até a data de hoje da linha 3D&T Alpha que desejar (exceto a versão luxo do Tormenta Alpha). Os detalhes quanto a escolha e envio serão tratados com os vencedores da segunda e terceira fase.

Formato de apresentação do personagem

O documento deve conter as seguintes seções:

Cabeçalho:
  • Nome do personagem, pontuação e escala.
  • Nome, e-mail, cidade e estado do(s) autore(s)
  • Indicação dos dois temas escolhidos
  • Lista dos livros utilizados para a criação da ficha.
Texto principal:

Descrição: Deve ter até 1.000 caracteres, contendo uma breve descrição do personagem, tanto física quanto de sua história de origem, além de eventuais poderes, pormenores de vantagens (inclusive relativo a Aliados ou Parceiros, caso existam), desvantagens ou itens relevantes.

– Ficha: Deve conter apenas regras. Não há limitação de caracteres, mas qualquer tipo de descrição adicional (como detalhamento de maldições, itens ou patronos) devem constar na descrição, e não aqui. Crie a ficha nesta ordem:

  • Características (F, H, R, A, PdF), PVs e PMs.
  • Kits: Nome do Kit (poder do kit)
  • Vantagens: Vantagem Única (se houver); outras vantagens em ordem alfabética.
  • Desvantagens: em ordem alfabética.
  • Perícias: em ordem alfabética. Caso sejam especializações, indicar o grupo.
  • Armas Mágicas: caso tenha.
  • Magias Preferidas: caso aplicável.

Aliado,  Características (F, H, R, A, PdF), PVs e PMs. Kits (poderes de kit); Vantagem Única; outras vantagens em ordem alfabética; desvantagens em ordem alfabética; perícias.

Dicas finais

Este é um concurso de personagens. Queremos personagens originais que possam ser usados nas mesas de Tormenta Alpha por aí, seja como personagens jogadores ou NPCs.

Você pode se inspirar em personagens existentes de outras mídias e gêneros. No entanto, uma transposição pura e simples (“esse é o Batman de Arton!”) perde pontos em originalidade.

A avaliação da ficha será feita com base em quão bem ela representa o personagem descrito. Combos não são proibidos, mas não é o que será avaliado. Criatividade vale mais do que combos; usar as vantagens e elementos do jogo de forma inesperada e surpreendente é um ponto positivo!

Boa sorte a todos!

Concurso Alphaversos 2019 -- As Regras 1

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Ronald Costa disse:

    Para a criação de personagens que atuem em conjunto.
    Eles contam como personagem único ?
    e sobre Tormenta Alpha , é somente válido tudo que se conta em Tormenta Alpha ou pode se utilizar de fatores canônicos(históricos e interpretativos) de Tormenta RPG e adaptá-los para Tormenta Alpha ?
    Exemplo utilizar monstros, criaturas e enredos já vistos em Tormenta RPG e fazer uma adaptação para Tormenta Alpha e utilizar como base para criação do personagem .

    • Marlon Teske disse:

      Você pode mencionar os demais personagens da equipe na descrição, mas apenas um deles vai contar para fins de concurso. E sim, você pode usar qualquer informação do lore de Tormenta livremente. Apenas as regras é que são restritas a linha Alpha. =)

      • Ronald Costa disse:

        Última pergunta Teske !! kkkk
        Sobre a definição de Personagem , Pode ser um monstro? um item senciente ? ou somente personagens que são considerados utilizáveis por Players ?
        Personagens que comumente são vistos feitos para jogadores.
        To meio empolgado !!!

  2. Wellington Botelho disse:

    Teske, meu caro antagonista de Eternia.
    Quais são os dois temas, para colocar no cabeçalho?
    Não os identifiquei no texto.

  3. Luciano disse:

    Posso enviar dentro do documento ou em anexo separado uma imagem do personagem criada por mim?

  4. Antonio G disse:

    São 1000 caracteres contando os espaços?

Deixe uma resposta