Ícone do site RPGista

Talentos de Legado – Os Castella

O que diferencia um mortal de uma divindade? Nascimento? Poder? Tempo de vida? A resposta pode ser qualquer uma destas opções, todas elas ou ao mesmo tempo nenhuma. O que é certo, é que os deuses podem torcer a realidade com sua vontade e que uma fagulha desta força existe em todos os seres. Os estudiosos do assunto chamam este potencial de Legado e atribuem a ele o advento da própria magia.

A magia, tanto arcana como divina, é a manifestação mais conhecida do Legado, apesar de existirem outras. Ele pode explicar o voo dos dragões, o olhar petrificante da medusa e como um druida mudar a sua forma. A proximidade dos deuses favorece o desenvolvimento do Legado, mas de forma oposta, uma mente sagaz ou uma grande força de vontade podem fazer o mesmo.

O legado pode ser algo único de cada indivíduo, assim como ser ligado ao sangue e passado para os seus descendentes. De forma parecida, uma habilidade de legado pode tanto ser ensinada com o treino adequado, como só pode ser passada de mestre para aluno com a morte do primeiro. Ele é tanto uma ciência exata, como uma força caótica, dependendo apenas dos olhos de quem o estuda.

O que se entende por legado é o que permite aos mortais desafiarem os deuses, tanto para superá-los ou para se tornarem a próxima geração de divindades.

Colocando regras no Legado em TRPG

Em TRPG, o legado é um tipo único de talento que só pode ser adquirido em troca do aumento de habilidade que se recebe a cada nível par. Cada um destes talentos tem um efeito único e se fortalece conforme outros talentos de legado são adquiridos. Um leitor observador vai notar uma semelhança do legado com os talentos aberrantes e a ideia é exatamente está, com a diferença do tema.

O tema é a cola que une cada legado, que pode ser representada tanto por uma palavra como por uma ideia. É o tema que delimita os tipo de poderes que um legado pode ter e que devem ser desenvolvidos em conjunto entre o mestre e o jogador. Para facilitar o entendimento do conceito, vou pegar um artigo meu, Companhia Mercenária – Os Castella, e desenvolver o legado deles baseado em petrificação.

Legado dos Castella

A petrificação é o tema do legado dos Castella, unindo a este conceito os basiliscos e as medusas. Apesar de estar ligado a linhagem, a vida como mercenários o transformou em uma técnica que pode ser ensinada para pessoas de fora da família. Entretanto, para alguém que não seja do sangue aprender este legado, primeiro ele precisa ser petrificado. Tal condição também se tornou o ritual de iniciação na companhia mercenária.

Pool de Pontos de Magia

A maioria das habilidades dos talentos de legado tem um custo em pontos de magia (PM). Como em TRPG só algumas classes têm acesso a este recurso, decidi conceder uma “pool” de 2 pontos de magia para cada talento de legado que o personagem possui. Tais pontos de magia usam as mesmas regras daqueles de conjuradores e podem inclusive serem usados para lançar magia.

Duro como Pedra (Legado)

Você possui a resiliência da pedra.

Pré-requisitos: Personagem de 10º nível, Duro de Matar, Sangue Pétreo.

Benefícios: Ao custo de 10 pontos de magia, como uma reação, você pode utilizar o talento duro de matar novamente no dia.

Escamas Pétreas (Legado)

A sua pele é incrivelmente resistente.

Pré-requisitos: Sangue Pétreo.

Benefícios: Você recebe redução de dano 1. Essa redução de dano aumenta em 1 para cada outro talento de legado que você possui.

Escamas Pétreas Aprimoradas (Legado)

A sua pele é adquire a consistência da rocha.

Pré-requisitos: Casca Grossa, Escamas Pétreas, Sangue Pétreo.

Benefícios: O seu bônus na CA por casca grossa aumenta em +2. Esse bônus na CA aumenta em 1 para cada outros dois talentos de legado que você possui.

Golpe Pétreo (Legado)

Você consegue petrificar temporariamente uma parte de suas vítimas.

Pré-requisitos: Sangue Pétreo, Olhar Atordoante.

Benefícios: Ao custo de 2 pontos de magia, quando tem sucesso um ataque corpo-a-corpo, você pode tentar petrificar parte do seu alvo. A vítima deve ser bem-sucedida em um teste de Fortitude (CD 10 + metade do seu nível + seu modificador de Carisma) para evitar o efeito. Se falhar, a vítima perderá a sua ação de movimento durante um número de rodadas igual ao seu total de talentos de legado. A cada rodada, a vítima pode fazer um novo teste de Fortitude para tentar se libertar deste efeito.

Olhar Atordoante (Legado)

Você consegue atordoar os outros com o seu olhar.

Pré-requisitos: Sangue Pétreo.

Benefícios: Ao custo de 2 pontos de magia, como uma ação padrão, você pode tentar atordoar todas criaturas que estejam a até 9m e que possam vê-lo. Cada vítima deve ser bem-sucedida em um teste de Fortitude (CD 10 + metade do seu nível + seu modificador de Carisma) para evitar o efeito. Se falhar, fica atordoada (incapaz de agir e desprevenida; CA–4) durante uma rodada. O alcance deste talento aumentam em 9m para cada outros dois talentos de legado que você possui.

Olhar Paralisante (Legado)

Você consegue paralisar os outros com o seu olhar.

Pré-requisitos: Personagem de 6º nível, Olhar Atordoante, Sangue Pétreo.

Benefícios: Ao custo de 4 pontos de magia, como uma ação padrão, você pode tentar imobilizar todos humanoides que estejam a até 9m e que possam vê-lo. Cada vítima deve ser bem-sucedidas em um teste de Vontade (CD 10 + metade do seu nível + seu modificador de Carisma) para evitar o efeito. Se falhar, fica imobilizada e indefesa (continua consciente e respirando normalmente, mas não pode falar ou executar qualquer ação física. Porém, ainda pode executar ações puramente mentais.) durante um rodada número de rodadas igual ao seu total de talentos de legado. A cada rodada, a vítima pode gastar uma ação completa para fazer um novo teste de Vontade para tentar se libertar.

Olhar Paralisante Maior (Legado)

Você consegue paralisar qualquer criatura com o seu olhar.

Pré-requisitos: Personagem de 12º nível, Olhar Atordoante, Olhar Paralisante, Sangue Pétreo.

Benefícios: Ao custo de 8 pontos de magias, olhar paralisante passa a afetar qualquer tipo de criatura e não apenas só humanóides.

Olhar Petrificante (Legado)

Você consegue petrificar os outros com o seu olhar.

Pré-requisitos: Personagem de 14º nível, Olhar Atordoante, Olhar Paralisante, Olhar Paralisante Maior, Sangue Pétreo.

Benefícios: Ao custo de 12 pontos de magia, como uma ação padrão, você pode tentar petrificar todas criaturas que estejam a até 9m e que possam vê-lo. Cada vítima deve ser bem-sucedidas em um teste de Fortitude (CD 10 + metade do seu nível + seu modificador de Carisma) para evitar o efeito. Se falhar, a vítima e seu equipamento é transformada em uma estátua inerte e sem consciência. Ela não está morta, mas também não pode ser percebida como um ser vivo por magias de adivinhação. Se a estátua for quebrada a vítima morrerá. O alcance deste talento aumentam em 9m para cada outros dois talentos de legado que você possui.

Rei Pétreo (Legado)

Você começou a despertar o legado dos Castella.

Pré-requisitos: Personagem de 20º nível, 6 talentos de legado quaisquer.

Benefícios: O custo em pontos de magia de todos os seus talentos de legado é reduzido a metade, arredondado para cima.

Sangue Pétreo (Legado)

Você começou a despertar o legado dos Castella.

Pré-requisitos: Linhagem dos Castella ou ter sido petrificado.

Benefícios: você recebe 2 pontos de vida adicionais. Esses pontos de vida adicionais aumentam em 2 para cada outro talento de legado que você possui.

A imagem de Hércules é de autoria de Bob6Kills.

A imagem dos Castella é de autoria de 3-X-E.

Sair da versão mobile