Ícone do site RPGista

Multiclasse em TRPG

Novas opções de multiclasse para TRPG

Após escrever sobre os tumulares e coveiros, resolvi trabalhar com personagens multiclasse. A ideia é criar um background para a combinação de classes básicas, além de apresentar talentos que melhorem esta interação. Lembrando que este nicho foi bem explorado no D&D 3e e, para minha surpresa, pouco abordado em TRPG.

Antes que comecem as críticas, já aviso do poder elevado dos talentos multiclasse. Afinal meu povo, cada um deles exige um grau de especialização em duas classes básicas. No mais, sou do time das classes básicas, com pouco apreço pelas classes de prestígio.

Na verdade, acredito que o objetivo das classes de prestígio se perdeu com o avanço do sistema. Ao meu ver, a função delas era oferecer especializações ou opções de nicho, mas elas se tornaram poços sem fundo de poder. Ou como diriam alguns autores do RPGista, uma simples junção de dois substantivos.

Vou parar de enrolar vocês e começar com os meus devaneios:

Discípulo do Urso (Bárbaro/Monge)

Apesar do pensamento antagônico, monges e bárbaros buscam nos animais a inspiração para seu modo de lutar. Um estudioso poderia afirmar que eles são as faces opostas da mesma moeda, existindo raros indivíduos capazes de seguir estes dois caminhos. Tal estilo é conhecido como a arte do urso pelos monges, enquanto os bárbaros o associam aos herdeiros da tribo do urso.

Arte do Urso [Multiclasse]

Os discípulos do urso aprendem a sua resiliência.    

Pré-requisito: Alma Livre*, Casca Grossa, bárbaro 5º nível e monge 1º nível.

Benefício: Os seus níveis de bárbaro acumulam-se com seus níveis de monge para as habilidades de classe sexto sentido, instinto selvagem e redução de dano.

Você pode usar o seu modificador de Constituição no lugar do seu modificador de Sabedoria para a habilidade sexto sentido e nos seus testes de Vontade.

Herdeiro da tribo do Urso [Multiclasse]

Os herdeiros do urso dominam o seu estilo de combate.      

Pré-requisito: Alma Livre*, Ataque Poderoso, bárbaro 1º nível e monge 4º nível.

Benefício: Os seus níveis de bárbaro acumulam-se com seus níveis de monge para as habilidades de classe ataque de chi, dano desarmado e fúria.

Quando você está em fúria o bônus concedido por ela nas jogadas de dano corpo-a-corpo passa a ser igual aos dados da habilidade de classe dano desarmado.

*Caso alguém aí não goste de tendências fica a sugestão de ignorar este pré-requisito. Agora, antes de começarem uma guerra por conta desta opção, sugiro a leitura destes dois artigos:

Magus (Feiticeiro/Mago)

A magia arcana pode ser dominada tanto como um poder inato dos feiticeiros ou após anos de estudos pelos magos. Os magus são aqueles que unem ambos os métodos, recebendo a alcunha de arcanos cinzentos dos demais conjuradores. O seu poder provém da versatilidade e de uma reserva quase infinita de energia arcana.

Linhagem do Magus [Multiclasse]

O magus entende profundamente a sua linhagem sobrenatural, a fortalecendo e podendo modificá-la ao seu bel prazer.      

Pré-requisito: Feiticeiro 2º nível, mago 2º nível.

Benefício: Os seus níveis de mago acumulam-se com seus níveis de feiticeiro para as habilidades de classe linhagem sobrenatural.

Quando preparar as suas magias arcanas, você pode substituir a sua linhagem sobrenatural por outra a sua escolha.

Magus Arcanum [Multiclasse]

O conhecimento do magus permite que ele supere os limites individuais de seus métodos arcanos.      

Pré-requisito: 2 Talentos Metamágicos, feiticeiro 3º nível, mago 3º nível.

Benefício: Os seus níveis de mago acumulam-se com seus níveis de feiticeiro para determinar o nível máximo de magia que você é capaz de conjurar em ambas as classes.

Você pode gastar PMs de feiticeiro para adicionar efeitos de talentos metamágicos para as suas magias preparadas.

Verdugo (Ladino/Paladino)

Os verdugos são uma ordem esquecida de guerreiros santos, capazes de mesclar furtividade com uma determinação férrea. Desde a sua tenra infância, os seus membros são treinados para caçar e destruir o mal onde quer que ele se esconda. Infelizmente, o caminho de um verdugo é cheio de armadilhas e muitos deles caíram frente a corrupção.

Executar o Mal [Multiclasse]

Os verdugos dominam como poucos a técnica de destruir o mal.

Pré-requisito: Ladino 5º nível, paladino 2º nível.

Benefício: Os seus níveis de ladino acumulam-se com seus níveis de paladino para as habilidades de classe ataque furtivo e destruir o mal.

Você pode usar destruir o mal após ter acertado o ataque corpo-a-corpo, ao invés de antes de rolar o ataque.

Luz na Escuridão [Multiclasse]

O contato próximo com a escuridão faz com o que os verdugos canalizem energia positiva com maior habilidade.

Pré-requisito: Ladino 3º nível, paladino 4º nível.

Benefício: Os seus níveis de ladino acumulam-se com seus níveis de paladino para as habilidades de classe cura pelas mãos e canalizar energia positiva.
Você adiciona os dados do seu ataque furtivo aos efeitos de cura pelas mãos e canalizar energia positiva.

Fantasma de Yamadori (Samurai/Ninja)*

Como o último representante de sua família ou clã, o Fantasma de Yamadori abraça o que tem de mais antagônico em sua natureza pela vingança. Ainda na época da antiga Tamu-ra, quando ninjas e samurais eram inimigos, o Fantasma de Yamadori surgia como uma vítima de retaliação inimiga ou mesmo por meio de golpes internos por disputas de poder, se aliando ao caminho oposto.

Shourido [Multiclasse]

Quando o samurai abraça o caminho do ninja, ele converte o bushido nas sete virtudes negras do shourido: controle, determinação, sabedoria, conhecimento, perfeição, força e vontade.

Pré-requisito: Ninja 3º nível, samurai 2º nível.

Benefícios: Os seus níveis de ninja acumulam-se com seus níveis de samurai para as habilidades estilo de combate, estilo de combate aprimorado, domínio do estilo de combate e truque ninja.

Você mantém o bônus da habilidade esquiva engenhosa mesmo quando estiver usando uma armadura média ou pesada ou tendo níveis na classe samurai.

Bushi [Multiclasse]

O caminho do bushido conecta o ninja com toda sua espiritualidade ancestral, trazendo-lhe honra.

Pré-requisito: Ninja 2º nível, samurai 3º nível.

Benefícios: Os seus níveis de ninja acumulam-se com seus níveis de samurai para as habilidades espadas ancestrais, grito de kiai, grito de kiai aprimorado, grito de kiai maior, dano desarmado e passo do ninja.

Você pode usar grito de kiai como um truque ninja com CD 5, além de adicionar o seu bônus da habilidade espadas ancestrais em todo os seus testes de truques ninja.

* A opção de multiclasse Fantasma de Yamadori é de criação de Schaffer.

Talentos de Multiclasse Abertos

Uma outra maneira de trabalhar a interação de multiclasse, seria a criação de talentos mais abertos, focados nas habilidades. O problema é que podemos criar alguma aberração em termos de regras, com habilidades que escalam acima do nível total do personagem. Para tanto, sugiro que o nível máximo alcançável por uma habilidade seja igual ao nível total do personagem.

Caminho do Magus [Multiclasse]

Você é capaz de mesclar os seus métodos arcanos.      

Pré-requisito: Capacidade de lançar magias arcanas de 3º círculo em no mínimo 2 classes.

Benefício: Você soma os níveis de todas as suas classes conjuradoras arcanas para determinar o nível máximo de magia que você é capaz de conjurar em cada uma destas classes.

Iluminar a Escuridão [Multiclasse]

Aquele que vive na escuridão é capaz de desenvolver uma maior afinidade com a energia positiva.

Pré-requisito: Habilidades de classe ataque furtivo +2d6 e canalizar energia positiva

Benefício: Você adiciona os dados do seu ataque furtivo aos efeitos de canalizar energia positiva.

A imagem da capa é de propriedade de Survival Game Fashion Snap. A imagem do discípulo do urso é de autoria de YamaOrce. A imagem do magus é de propriedade da Paizo. A imagem do verdugo é de propriedade da Wizards of the Coast. A imagem do fantasma de Yamadori é de autoria de Dinmomney.

Sair da versão mobile